terça-feira, 24 de setembro de 2013

"Paulistão de Americana!" MF Luiz Guilherme Abdalla e Tatiane Coelho, Campeões!....Lasker...do vendaval à Panelinha de Americana, a Assembléia!; Hermann Hesse; Jornadas de Junho!; Liga Brasileira de Xadrez....Lagoas à Vista, a caminho de Mogi, "o Cemitério de GMs!"



by hermanclaudius

"PAULISTÃO DE AMERICANA"


by hermanclaudius




Ao grande,
Emanuel Lasker!








"Há três coisas que o homem 
não pode fugir (na ordem):
- a sublime morte;
- o encanto de uma mulher;
- o progresso!" 

Amados, queridos e privilegiados amados...
Mal-amados, sofridos, tristes mas sempre esperançosos mal-amados...
Não desista, não desista!


Amados, deu no jornal.
Talvez tenha sido a melhor notícia do ano, ou da década com um pouco de exagero otimista: nosso desacreditado Senado enfim aprovou a chamada “MP 620” que, no todo, veta aos “cartolas” mais de uma reeleição e exige transparência das entidades desportivas beneficiadas com verbas públicas, além de exigir a ampliação do colégio eleitoral na entidades.



Era uma reinvidicação antiga dos esportistas de várias modalidades, que tem  como “líderes” verdadeiros ditadores, que se perpetuam no poder, valendo-se de todos os expedientes possíveis.
Tudo bem que muitos deles usam os chamados “testas-de-ferro”, mero fantoches a serviço daqueles...mas ai é outra história!

Amados, parece irônico, mas na mesma semana, durante o vibrante “Paulistão de Americana”, nas suas versões masculino e feminino, aconteceu a sorrateira “Panelinha de Americana – a Assembléia!”
Amados, ninguém estava sabendo?
Não sabia, ele sabia, você sabia?

Nada, nadinha, nem uma linha no site oficial da entidade. Nenhuma menção na solene “Abertura do Paulistão”, com autoridades entusiasmadas, discursos inflamados...

Amados, o último domingão de inverno em Americana parecia antever.
Um vendaval na madrugada provocou uma chuvarada ao amanhecer: uma revolta de Caissa, diriam os religiosos de plantão...

Com a devida “participação” de meia dúzia de “gatos pingados” vistos por poucos no  "café-da-manhã do Hotel Nacional", sede do torneio, (onde se descobriu o "segredo") a “Assembléia FPX” foi realizada sob a representação dos Clubes filiados...

Num passado recente, as chamadas “Jornadas de Junho”, o povo foi às ruas pedindo eficiência e transparência!


Onde estão os enxadristas, os dirigentes dos Clubes (e como tem “Clube” filiado, sabiam? ) que não apareceram à “Assembléia de Americana”?

Amados, que os bons ventos provoquem uma “Jornada Caissana” e velhos fantasmas que assombram (agora escondidos, sorrateiros, sem a truculência e empáfia de outros tempos!)o  nosso xadrez desapareçam, para o bem do nosso sofrido esporte!

“Paulistão de Americana” esse sim teve verdades, e nada mais apropriado que relembrar uma das grandes sentenças do grande ex-campeão mundial Emanuel Lasker:

“ Diante do tabuleiro, a mentira e a hipocrisia não sobrevivem por muito tempo. A combinação criadora desmascara a presunção da mentira, os impiedosos fatos, que culminam no mate, contradizem o hipócrita!”




Amados, dois nomes subiram ao Olimpo neste fim de semana calorento de Americana: dois jovens Campeões que escrevem seu nome no panteão dos vencedores do Campeonato Paulista, o mais forte e disputado da Federação:

MF Luiz Guilheme Abdalla e Tatiane Coelho!
Tati, campeoníssima, comemorou muito seu “Bi-campeonato” – parabéns!








"In Memorian" -

 Cajal, Name,Fusco, Terzian...























É digno de nota o bom senso dos organizadores, fazendo do evento um “Abertão”, como tem que ser os torneios de xadrez: torneios não se limitam, se ampliam!

Que Federações provincianas, como a Fexerj carioca, mirem-se no exemplo, repudiando medidas protencionistas-caducas, que apenas atrasam o desenvolvimento, a difusão e a participação geral.

Parece óbvio, como disse o grande Lasker!





















E para tornar esta primavera ainda mais esperançosa, a “Liga de Xadrez” foi inaugurada na capital da República, buscando não o confronto com velhas e más lideranças, que como dissemos, perpetuam-se no poder, mas para ser mais uma opção de organização e promoção de eventos.




Xadrez se faz com bons torneios, bons amigos, boas viagens, “boas sarrafadas”....o resto se parece com o vendaval da madrugada de Americana: faz muito barulho, incomoda, mas logo se desfaz para o esquecimento!

Xadrez & amigos!

Glórias de Americana!
- don Hector e
Rodrigo Fernandez!


Amados, lá vem a primavera e muito bem renovada a temporada de “Caça à Capivara”....

Nesta semana, veremos se a “Maldição dos GMs” termina: em Mogi das Cruzes,o cemitério de GMs”, nunca um GM venceu...vencerá?



LAGOAS À VISTA...
ao bom Capivara, ótima Lagoa!


“Aberto do Brasil de Mogi das Cruzes”
26 a 29 setembro





"Da árvore da vida
cai folha em folha sobre mim
Oh! Vertiginoso mundo colorido
como você cansa e entedia
Como é forte esta embriaguez!"
(Hermann Hesse)



 Se me perder, buscar-me nos torneios ou nos meus devaneios....





Joca, 
Rio Maravilha,
24.09.2013


"La vida no quiere adeptos, quiere amantes!"

(Federico G.Lorca)




Um comentário:

  1. Começo e termino com as imagens que dizem do sucesso de todos vocês. Que maravilha, parabéns. Clube de Xadrez Marabá - Francisco Arnilson de Assis (arnilson@uol.com.br).

    ResponderExcluir