segunda-feira, 19 de março de 2012

LAGOAS À VISTA.... Fim de semana caissano!; Xadrez nas Escolas?; Quintana; Alekhine; Sakita; "Daiane & Tatiene"; Força Patriarcón!; CXSP; MED-USP “Palas Atenas”; Rubem Braga; Cabo Frio....São José do Rio Preto...e lá vem Asunción!


"MEMORIAL PALAS ATENAS!"


MIs  SEGAL, MAURO E TSUBOI

C.X.S.P.!





Seja Bem-vindo!
MF Luiz Patriarca Armanini






Amados, privilegiados e magnânimos bem-amados...sofridos, castigados mas esperançosos mal-amados....
Não desista, não desita!

“ Com o tempo, você vai percebendo que, 
para ser feliz com outra pessoa você precisa, 
em primeiro lugar, não precisar dela...
Você aprende a gostar de você, 
a cuidar de você, principalmente, 
a gostar de quem também gosta de você.
O segredo é não correr atrás das borboletas....
é cuidar do jardim para que elas venham até você.
No final das contas, você vai achar 
não quem você estava procurando....
mas quem estava procurando por você!”.
(Mário Quintana)

Grande Quintana!

Amados, nesta linda semana que se irradia, ensolarada Sampa, 20º maravilhosos, teremos o prazer de recepcionar um gigante, que passa por difícil momento ....

MF Patriarcón, o Mestre de Paraguay, glória e tabuleiro olímpico Guarani, passará por delicada cirurgia.
Sampa te recepcionará com grande entusiasmo, caro Colosso (viva Cerro!)  e clamo a toda comunidade Capivaril, armada e amada turba, que torçam, rezem, orem, quizumbeiem....o que preciso for, pelo sucesso de Patriarca!

O velho Joca já prepara o sagrado e consagrado "Manto Tricolor Paulista", para vestir don Patriarcón!



(como bem disse don Ingolotti - aquele abraço!  Patriarcón está mais preocupado em “encontrar um parceiro de xadrez do que um fígado novo!”)

Asi son los verdaderos Caissanos!
  
Assim Amados, para exaltar esta maravilhosa semana, para dar as boas vindas a Patriarcón e para celebrar a Vida, um maravilhoso “regalo a ustedes"...

"Meu Ideal seria escrever...

Meu ideal seria escrever uma história tão engraçada que aquela moça que está doente naquela casa cinzenta quando lesse minha história no jornal risse, risse tanto que chegasse a chorar e dissesse – “ai meu Deus, que história mais engraçada!”. E então a contasse para a cozinheira e telefonasse para duas ou três amigas, para contar a história; e todos a quem ela contasse rissem muito e ficassem alegremente espantados de vê-la tão alegre. Ah, que minha história fosse como um raio de sol, irresistivelmente louro, quente, vivo, em sua vida de moça reclusa, enlutada, doente. Que ela mesma ficasse admirada ouvindo o próprio riso, e depois repetisse para si própria – “mas essa história é mesmo muito engraçada!”.
Que um casal que estivesse em casa mal-humorado, o marido bastante aborrecido com a mulher, a mulher bastante irritada com o marido, que esse casal também fosse atingido pela minha história. O marido a leria e começaria a rir, o que aumentaria a irritação da mulher. Mas depois que esta, apesar de sua má vontade, tomasse conhecimento da históri, ela também risse muito, e ficassem os dois rindo sem poder olhar um para o outro sem rir mais; e que um, ouvindo aquele riso do outro, se lembrasse do alegre tempo de namoro, e reencontrassem os dois a alegria perdida de estarem juntos.
Que nas cadeias, nos hospitais, em rodas as salas de espera a minha história chegasse – e tão fascinante de graça, tão irresistível, tão colorida e tão pura que todos limpassem seu coração com lágrimas de alegria; que o comissário do distrito, depois de ler minha história, mandasse soltar aqueles bêbados e também aquelas pobres mulheres colhidas na calçada .....
E quando todos me perguntasse – “mas de onde é que você tirou essa história?” – e eu responderia que ela não é minha, que eu a ouvi por acaso na rua, de um desconhecido que a contava a outro desconhecido, e que por sinal começara a contar assim: “Ontem ouvi um sujeito contar uma história...”
E eu esconderia completamente a humilde verdade: que eu inventei toda a minha história em um só segundo, quando pensei na tristeza daquela moça que está doente, que sempre está doente e sempre está de luto e sozinha naquela pequena casa cinzenta de meu bairro.”
(Rubem Braga)

Amados, sei que já falei várias vezes, vocês vão me perdoar, mas o velho Joca adora coincidências...

Há anos procurava, pobre e mísero-entusiasta “rato de sebos”, o velho Joca, e eis que encontrei a obra que há muito procurava (glória Caissana!): 
Xeque-Mate no Estorial – A Morte de Alekhine”, Dagoberto L.Markl, Campo das Letras, 2001.



E qual a coincidência? 
Coincidência é que nesta citada, festejada e radiante semana, comemora-se,  dia 24, o 66º. Aniversário do desaparecimento nebuloso do grande Alexander Aliejin, o Alekhine dos franceses! 
(franceses estes que recusaram-se a pagar seu funeral!)

Александр Александрович Але́хин


Controverso, incompreendido, difamado, mas amado por muitos, Alekhine viveu intensamente e amou o xadrez como poucos!
Essa é a definição de Alekhine: aquele que amou verdadeiramente o xadrez!
A citada obra é obrigatória, instigante e conclusiva.
Não deixe de ler, não morra sem ler!

Amados, este pobre empurrador de madeira, longe da Amada...só um verdadeiro e genuíno “fim de semana caissano” para alegrar o espírito!

Sofre, como sofre o tal do Joca...

Sexta-feira, dia do "happy-hour" cervejeiro; dia de Mini-Open, de pisar o tapete vermelho do CXSPaulo...glória paulistana!

C.X.S.P.



(tudo bem que a sarrafada sempre come solta....mas o que importa é a Festa, sempre há Festa!)
Amados, chega sábadão, Metrô sempre lotado até “Clínicas”, ao ADC-MED-USP, um paraíso verde próximo à Paulista, uma das mais valorizadas regiões da Paulicéia...

Memorial “Palas Atenas Veloso”, uma grata homenagem à saudosa jogadora carioca, que, então radicada no Sul, foi levada prematuramente por Caissa.
Tive o grato prazer de conhecê-la. 
Que esteja no tabuleiro eterno!


Parabéns ao samurai Edson Tsuboy, grande campeão:


Tsuba campeão acerta o Joca careca....







Aladic e a visita ilustre do
MI Hélder Câmara!

Interessante partida do velho Joca com a lenda Cajal, o pai da famosa "cajalada"...grande Cajalito - escapou!

Joca Dedeus - André Cajal
Memorial "Palas Atenas" 17.03.2012

1.e4 d5 2.exd5 Qxd5 3.Nc3 Qd8 4.Bc4 e6 5.d4 Nf6 6.Nf3 Bd6 7.0–0 0–0 8.Qe2 h6 9.Ne4 Nbd7 10.Bd3 b6 11.g4 Bb7 12.g5 Nxe4 13.Bxe4 Bxe4 14.Qxe4 hxg5 15.Bxg5 Nf6 16.Qh4 Be7 17.c4 Re8 18.Kh1 Qd7 19.Rg1 Nh7 20.Rg3 Nxg5 21.Nxg5 Bxg5 22.Rxg5 Qc6+ 23.d5 exd5 24.cxd5 Qf6 25.f4 Qd4 26.Rxg7+ Kxg7 27.Rg1+ Kf8 28.Qh6+ Ke7 29.Re1+ Kd8 30.Rxe8+ Kxe8 31.Qc6+ Ke7 32.Qxa8 Qxf4 33.Kg2 Qg4+ 34.Kf2 Qf4+ 35.Kg2 Qg4+  1/2-1/2

A Capivarada, turba amada, apareceu mas não como deveria....
Que se pasa con los torneos de ajedrez?

Há 30 anos, testemunho, um torneio deste porte, sem nenhuma premiação (o que não foi o caso), sem relógios suficientes, reuniria, fácil, 150 jogadores!
Hoje, e com premiação,não apareceram 3 dúzias....

Que se pasa, hermano?

Estarão os enxadristas mais exigentes?
Querem ótimo local; mesinhas com toalhinhas; boa  e escalonada premiação; horários pontuais?

Que se pasa?

Amados, e chega o “domingão do macarrão” e novamente o prazer de pisar no tapete vermelho do CXSPaulo....!

Circuito FPX de Xadrez Rápido....





MI Maurinho e Joca....1-0






Desta vez, o velho Joca dobrou a resistência de arguto adversário....
(como tá duro ganhar uma partidinha...aiaiai!)

Joca Dedeus - Nelson Archar
CXSP 18.03.2012

 1.e4 Nf6 2.e5 Nd5 3.c4 Nb6 4.a4 a5 5.Ra3 d6 6.exd6 cxd6 7.d4 g6 8.h4 h5 9.Bg5 Nc6 10.Re3 Bh6 11.Bxh6 Rxh6 12.Qd2 Rh8 13.Nf3 Bf5 14.Na3 Kf8 15.Ng5 Qd7 16.d5 Ne5 17.Qd4 Kg8 18.Qxb6 f6 19.Ne6 Rc8 20.b3 Kh7 21.Be2 Qe8 22.Nb5 Rg8 23.0–0 g5 24.hxg5 fxg5 25.Qd4 b6 26.Rxe5 dxe5 27.Qxe5 Bxe6 28.Bd3+ Kh6 29.Qxe6+ Kg7 30.Nd4 1-0

Mas lá, CXSP, verdadeiro templo sagrado, onde até "deuses" pisaram, o prestígio foi ainda menor: pouco mais de duas dúzias de jogadores....

Seria culpa da Internet, do "Facebook", que faz lunáticos passarem o domingão ensolarado na frente do computador? Quando não dizer,  quase toda noite....

Jacóia, Jacóia...como tem loco!

Ou estarão os torneios defasados, antiquados, desprestigiados, ultrapassados.....quase aniquilados?

Onde estão nossas “estrelas”?
Nossos GMs, com raras exceções no campo didático, nada contribuem para a popularização, para o marketing positivo do nosso esporte!

O xadrez precisa ganhar a mídia, daí os mecenas....!


O jovem talento Bernardo não
pode com a experiência do MI Segal,
grande torneio do Segalito!



Grande este tal de MI Segalito!

Torneios de Surf; Polo; Poker.."bolinha de gude"....etc...conseguem milhares em prêmios....e o xadrez?

Precisamos dar condições para que os GMs apareçam!
Para a televisão falar de xadrez (e falar de forma positiva!).
Ou cada vez mais veremos torneios sem graça, repetitivos, capengassem glamour.....

Lembro-me do meu primeiro torneio na Argentina, no fabuloso Clube Argentino de Ajedrez....fecharam a rua!, movimentada rua, para a cerimônia de abertura, com a presença do prefeito, governador e outras autoridades correspondentes.




Tudo bem que são outras realidades, mas comparem o site acima com o site do C.X.São Paulo....(nem o resultado do torneio de domingo está publicado....ave Caissa!)


Dá ou não dá vontade de chorar....?

Torneios tupiniquins: -  é mesinha coca-cola; 30 minutos de praxe de atraso; impressora sempre quebrada; árbitro mau humorado e seu “podem começar”...merrecas entre os 5 primeiros; inscrições caras....penúria!

Onde estão nossos dirigentes que só pensam em taxas disso, taxa daquilo..... quando não em vendas-casadas....!


Amados, neste último fim de semana caissano, tivemos o “Paulista de Menores” (sub 18 e sub 14 anos)  na linda e revigorada Santos, cidade turística, para ser mais animado....
(abraço grande Horácio Prol!)

Amados, vejam o vexame: num universo populacional paulista de 27 milhões de habitantes!(salvo engano para menos!), não tivemos nem 100 garotos e garotas na prova....

Cadê o tão falado “xadrez nas escolas”? 
Onde estão os “milhares de jogadores praticantes”, segundo a propaganda oficial?

“Xadrez nas Escolas”, amados, na maioria dos casos, talvez 90% deles, não passa de matéria promocional, marketing puro!
Ou revertemos esta tendência, ou doravante só teremos “jogos na net”.....
E isso se o tal “Facebook” deixar....

Amados, mas viver é se surpreender!
E sempre nos deparamos prazerosamente com os artistas de rua, Artistas da Vida ....promovem a alegria, e com seu entusiasmo leva-nos surpresas, recusam-se à monotonia. Surpresas: um belo afrontar à mesmice do dia-a-dia....

(reparem que até o "Messi" apareceu...)


A "Liberdade" e os esporte mentais....
Prazerosa visita ao bairro mais oriental do Brasil, a Liberdade, visitando um reduto de "esportes mentais"!
Bem pertinho do Metrô Liberdade, mestre Sakita comanda um dos mais antigos clubes de Shogui, o xadrez japonês. 
E tem GO e xadrez, lógico - vale uma visita!
E Mestre Sakita anuncia para breve, Torneios Abertos!

Bairro da Liberdade

Edy Sakita





 LAGOAS À VISTA....
pro bom Capivara, ótima lagoa!


CABO FRIO - RJ
Xadrez no Paraíso....!


http://www.cabofrioxadrezclube.blogspot.com.br/




SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP

"ABERTO DO BRASIL"





"ABIERTO SEMANA SANTA"


ASUNCIÓN DE PARAGUAY!








Avante Grande Tricolor!




Tunel do tempo.....!

Torneio Borba Gato de Natal...
(alguém lembra o ano?)

( Seman;  Mikha; Monalisa; Joca; Jairo e Amada;.....
Palaikis; ...prof.Demilson; Melo; Dias;Desidére; João;
Baraldi; Simone; don Cordioli e Vila Nova)


Bons tempos...saudades de vocês!



"Si supieras,
Que aún dentro de mi alma,
Conservo aquel cariño
Que tuve para ti...
Quién sabe si supieras
Que nunca te he olvidado,
Volviendo a tu pasado
Te acordarás de mí..."
("La Cumparsita",
Enrique Maroni)



Se me perder, buscar-me nos torneios ou nos meus devaneios.....


Joca
Sampa, 19.03.2012
Viva São José...
Viva meu amor!




"La vida (poesia) 
no quiere adeptos,
quiere amantes!"
(Federico Garcia Lorca)

3 comentários:

  1. Que grata surpresa !!

    Não sabia que o amigo : Zé Almir - lá de Cabo Frio reproduziria minha face!!!

    O caminhante Joca : Faz seu caminho ... alhures e algures...

    Como bem ensinava Castañeda: É caminhando que se faz o caminho; prossiga pois - Dom Quixote!! E o mundo se descortinará a sus pés discalços...

    besos .......

    Força e Saúde ao Nobre Patriarca de La Mancha !!

    Cremos e confiamos na sua recuperaçã.

    E prestigiem meu blog.

    Fazendo propaganda nesse espaço de Caissa... a deusa é mulher e perdoará sempre às mulheres por que somos indefesas...

    kikiki..(é o que deixamos transparecer) - mas não apostem nisso!!!

    Alicinha. lendasdecaissa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Querido Joca, já lhe disse em outra oportunidade mas você não quis acreditar neste pobre mortal.

    O xadrez é lindo e pode ser jogado na internet, não tem nem 1/100 do glamour de jogar ao vivo, mas não tem 1 centavo de gasto a mais para empurrar a maravilhosa madeira.

    O pessoal está em casa ou jogando poker que dá muito, mas muito mais dinheiro que xadrez.

    Podem fazer os dois de maneira agradável.

    É isso que está acontecendo.

    Não sei se vc tem contato com o VMarques,mas se tiver converse com ele e ateste, até comentarista da ESPN ele já é... quantos anos dedicou ao xadrez e quantas entrevistas se quer deu?

    Quantos canais esportivos se fala sobre xadrez?

    Xadrez no Brasil é um lindo esporte, completamente falido. Como você bem ressaltou à alguns posts atrás sobre a relação de torneios de categoria de base e o xadrez escolar.

    Triste, mas diga que estou mentindo.

    Cordialmente.

    Tiago

    ResponderExcluir
  3. Alô Joca!
    Que saudades dos torneios. Que alegria sarrafar o velho e bom Joca! Meu pato predileto.
    Estamos te aguardando para uma boa pizza no Jarbas.
    Então, quando vem para Jundiaí? O Valente também o espera, e talvez até o Toshi. Mande notícias.
    Edu 27.03.2012

    ResponderExcluir