segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Mogi-Terao campeão!... CXSP-Martinez!.... Guadalupe; Cascavél; Itapetininga; SBento do Sul...Deusas de Caissa!.... Poker?!... Viva a Imprensa livre!

Mogi das Cruzes!


Capablanca no CXSP- 1927!




À "Imprensa livre brasileira"!



Amados e amadas, (Alicinha cada dia mais amada!), malamados, iludidos mas esperançosos, enganados mas apaixonados...o que vale é a paixão, cega, invejável, inesplicável, intensa, irracível, mas divina paixão...viva os apaixonados de todos os quadrantes, viva!


....”La partida de ajedrez se parece, en muchos aspectos, a um viaje em barco. Vamos dejando lentamente el tranqüilo puerto de la posición inicial y, durante um rato, nos deslizamos por las águas familiares de la teoria de aperturas.
Pronto nos quedamos solos, rodeados por las agitadas y desconocidas águas del médio juego. Puede suceder que nuestro viaje no tome el rumbo que esperábamos y que nos veamos em médio de uma fuerte tormenta. Renunciamos entonces a nuestra Idea inicial de alcanzar el distino planeado, y nos preocupamos por alcanzar puerto lo antes posible, por precário que pueda ser....”
(“Secretos de la Defensa em Ajedrez, M.Marin-La Casa del Ajedrez,2003)

Amados e amantes, um daqueles bons amigos que só o Joca tem, capivara do peito, freguês antigo, questionou-nos sobre o tal do Poker, chegando ao desplante de falar em “fim do xadrez”....?!

Há tempos, um certo filósofo, um tal de Fukuyama, fez um disparate parecido, ao propor o “Fim da História”....

http://mundorama.net/2010/01/21/o-fim-da-historia-de-fukuyama-vinte-anos-depois-o-que-ficou-por-paulo-roberto-de-almeida/

Isso mesmo, resumidamente, o tal de “Fuku” propunha e defendia que tudo o que tinha que acontecer, mudar,inovar, já tinha sido feito e daqui para frente, só haveria meras repetições de situações, fatos já acontecidos...

Milan Kundera, no delicioso “A Insustentável Leveza do Ser” (não morra sem ler!), trata do mesmo assunto, de forma sutil e envolvente!

Esse assunto, amados, é coisa muito complexa pro tadinho do Joca; “figuraças filosofais” como o Ed Zaneti e o Luis Paulo Rouanet é que poderiam falar melhor sobre o fascinante assunto.

E por falar no Rouanet, o agora campineiro e faixa preta de judô, sumido das lides enxadrísticas (volta rapaz!) lançou ótimo blog, prestigiem:

http://algumafilosofia.blog.terra.com.br/

Mas, voltando ao tal do Poker, caro Tiagão velho-de-guerra, e seus argumentos de melhor organização-premiação e de que vários talentos do xadrez debandaram para o “baralhinho-riquinho”, só tenho um argumento, claro, límpido e definitivo:

- Xadrez é Xadrez, ora pois!

“O mate de Phillidor”; “a posição de Lucena”; “a partida Imortal”; “a teoria das casas conjugadas”; “...pode parecer cômico, mas o peão passado tem alma...”(Nimzowitch);
“os sacrifícios de qualidade de Petrossian”; “os sacrifícios psicológicos do Tahl, mágico Tahl”; “Fuego en el Tablero, Shirov”; Mi Sistema, Nimzowitch; “Zurich 53, Bronstein”;
“Estratégia Moderna,Pachmann”; “o xadrez científico de Capablanca...
A magia de Alekhine, de Fischer, de Kasparov....os incríveis prodígios-Reshevsky, Pomar, nosso Mequinho e agora Carlsen....a sarrafada do Joca no Caldeirinha (prêmio de beleza Botucatu 2010!)....
Só para citar algumas maravilhas do reino caissano!

Dá pra comparar este universo com um punhado de cartas jogadas ao léu da sorte?

 Disparate rapaz, nem pense nisso!

A organização e melhora dos prêmios no xadrez melhorará com a melhora do jogador, do enxadrista!

Jogar “Estaduais Fexerj” com "merrécas" de premio (o último, tinha 25,00 para as categorias!)....
Ficar quietinho e aceitar como natural o GM organizador recusar participação de enxadrista num torneio porque o diretor do seu clube não mandou cartinha rogando o favor da participação?
Absurdos!

Os enxadristas precisam melhorar para que seus representantes, dirigentes, organizadores, patrocinadores melhorem!

O Eleitor brasileiro precisa melhorar! Voto facultativo já!

 Chega de “patotas-camaradas-sindicais” empestiando os órgãos públicos; chega de “candidata paraqueda” vir pousar de grande estadista! (uma lojinha que administrou faliu por incompetência!)

http://veja.abril.com.br/blog/mainardi/na-revista/dilma-199-rousseff/

Enfim, querido Tiagão velho-de-guerra, sei que as sarrafadas doeram muito (toda semana as sinto, forte e sintomáticamente!) razão, acredito, de sua debandada do querido e seleto mundo caissano....

Mas sei também que Caissa em toda sua glória e misericórdia o perdoará e o terá com prazer em seu reino quadriculado....
Volta rapaz, venha ganhar um abraço e uma sarrafada do Joca, faz tempo que não te acerto....


Capivara sempre é bem vindo!

Pior que árbitro (“enxadrista que não deu certo”; como árbitro é chato – abraço Cassião!), a meu ver, é ex-enxadrista que virou “empurrador de cartas”...faça-me o favor!

(abraço Arrudinha e nossos efusivos parabéns ao Newton Arrudão, entrando no seleto “Clube Meio-Século” – ano que vem me matriculo!)

http://www.clubedexadrez.com.br/artigo.asp?doc=3731

Mogi, terra do Caqui!
A tradicional Mogi das Cruzes, cujo Clube de Xadrez renasceu graças ao esforço do Cláudio Tamarozi, parmeirense sofredor, pai da talentosa Isabelle, foi palco de forte torneio aberto, nas dependências do Colégio Policursos, uma referência no ensino na cidade....até GM apanhou por lá....he...he!

Tamarozi, presidente do CX Mogi das Cruzes




GM, Mis, senhoras, senhores, patos y capivaras, claro, fizeram a festa, cultuando Caissa – bendita!

http://www.clubedexadrez.com.br/download/cxmc_25agosto2010.htm

Saudades de outrora...do Sr. Carlos; do Milan;  do Mikomios; do Junior; do Bira; do Luiz Chang;  do Sr. Rubens; Sr.Nicolau; Sérgio Yamada; do Ijiri; Kuritinha...Sr.Bonilha...por onde estarão vocês?

Venceu e convenceu o Rodrigo Terao, suzanense mais apaixonado do que nunca, anda rindo sozinho o japinha....sucesso!


Parabéns e sorte também ao verdadeiro talento da casa do seu Ruy, a Ju Terao, arrebentando nas Olimpíadas de  Kanthy Masinski – sucesso!

http://chess-results.com/tnr36796.aspx?art=20&fed=BRA&lan=1&flag=30&m=-1&wi=1000

o Joca, pobre, abandonado e apaixonado Joca foi sarrafado – 4 em 7...dura a vida grande Castor!

http://www.youtube.com/watch?v=3CcoBGvLTRU

http://www.youtube.com/watch?v=hYCtHAWo02I

http://www.youtube.com/watch?v=pkpcfEgxbZs

http://www.youtube.com/watch?v=Mp17G-VhIAc


Mas chegou o domingo e após aquela maravilhosa macarronada no “Montechiaro” no Bexiga (grato pela dica Arrudão!), pisamos no solo sagrado do CX São Paulo para mais uma etapa do Circuito 21m da FPX.

http://www.montechiaro.com.br/ (não morra sem conhecê-la, sem deliciar-se...não morra!)

Aliás, esta FPX anda muito quietinha....precisamos de uma “Convergência” em São Paulo – que grande idéia... me ocorreu agora....voltaremos ao assunto!

Apesar da "premiação merréca", quase uma centena de capivaras e mestres apareceram no domingão choroso de Sampa...(até o site FPX tá imitando negativamente o Fexerj: - não publicou ainda os resultados....)

Dizem que o xadrez é dos jovens...Carlsen e Cia...!
Nada mais correto, mas neste domingo, os quatro primeiros fazem parte do “clube meio século”...1º/2º Martinez e Paulo Haro; 3º Joca; 4. Nelson Ashcar...etc...parabéns a el loco Martinez, o papa-torneios mais atuante do país!
E olha que foram 7 rodadas a 21m K.O., entre 15h00 e 21h00....


Carlito Martinez, campeón!




Parabéns ao presidente Celso Villares e ao incansável Edu “rasputim” Passos pela dedicação, e ao árbitro Cassião, que não encheu tanto o saco desta vez (como premio, apesar de árbitro, dado sua figura ímpar, afamada, entrará com méritos no nosso “Parque dos Figuraças”!).

http://www.youtube.com/watch?v=VDKmByeXMsE

http://www.youtube.com/watch?v=SKi8KmnN5zU

http://www.youtube.com/watch?v=0RY74iFsyT0


MI Segalito, lenda viva do xadrez brasileiro premiou como melhor associado!

(o flagrante do CX Guanabara mostra outros dois monstros sagrados,
Caro Castor, a vida é dura! e o grande seu Mário!)


O santista Fábio Prado, gente boa, petroleiro, esforçado, louco pra subir o rantinzinho, livraço na bolsa,  ia fazendo grande torneio...até que sentou na frente do Joca....

Joaquim de Deus F - Fábio Prado [B10]
CXSP 21m 26.09.2010

1.e4 c6 2.d3 d5 3.Nd2 dxe4 4.dxe4 Nf6 5.Ngf3 Bg4 6.Be2 e6 7.h3 Bh5 8.Ne5 Bxe2 9.Qxe2 Qa5 10.Nec4 Qa6 11.e5 Nd5 12.Ne4 Be7 13.Ned6+ Kd7 14.Qf3 f6 15.0–0 Rf8 16.Qg3 g6 17.exf6 Bxf6 18.Ne4 Qxc4 19.Qd6+ Kc8 ( se Ke8, De6,Rd8,Cf6,Tf6,Bg5...) 20.Qxf8+ 1–0

Fica triste não rapaz....na próxima tem mais surra, jogaste com adversário muito forte!

E vamos que vamos.....Convergétis e Baratétis prometem muitos eventos na Cidade maravilhosa...

Como é bom bater na cariocada....!

(Amada.....o que será do Joca. O que será longe de você....?)



DEUSAS DE CAISSA!!
(exclama duas)
Pryscilla Polansky!


Amados, como ninguém agüenta mais falar em xadrez, resolvemos brindar à Nação Caissana com uma nova sessão:
“Deusas de Caissa”!!

Verdadeiras beldades, maravilhosas, estas Deusas ainda jogam xadrez! (nem precisava)

E para inaugurar, uma Deusa 2974 FIDE!

" Pry" é enxadrista curitibana;  joga pela nossa querida Botucatu (abraço Jacóinha!);  enfermeira como minha amada Alicinha, a Deusa é linda por dentro e por fora, uma graça que apaixona a todos.
Sucesso e alegrias princesa...que saudades!



LAGOAS À VISTA!



- 02 outubro, Guadalupe Shopping, o torneio Convergente do Waguinho!

http://wagnerovsky-wagnerpeixoto.blogspot.com/


-02 outubro, Cascavél-PR!

http://www.fexpar.com.br/

-09 a 12- "Aberto do Brasil de Itapetininga" (terra do grande Paulinho Forever, aquele abraço!)

http://www.fpx.com.br/2010/itapetininga/2010_abe.htm

- 09 a 12 - "Aberto do Brasil de São Bento do Sul" (saudades grande Gerd Giebel!)


http://www.fcx.org.br/

- 11 a 22 - Buenos Aires! - Centenário Martelli! Vamos que vamos!






....”El ajedrez solo es um reflejo abstracto del mundo real, y las nociones de ataque y defensa no implican matices morales. No son outra cosa que dos métodos opuestos de lucha, que deben emplearse de acuerdo a las necesidades.
Sin  embargo, el ajedrez es jugado por seres humanos, lo que explica la evaluación subjetiva de estos aspectos complementarios del juego....”
( “Secretos de la Defensa”, M.Marin).


Próximo domingo as Eleições Presidenciais!


Serra Presidente!



...." Pois foi a imprensa quem revelou ao país que uma agência da Receita Federal plantada no berço político do PT, no ABC paulista, fora convertida em órgão de espionagem clandestina contra adversários.
Foi a imprensa quem mostrou que o principal gabinete do governo, a assessoria imediata de Lula e de sua candidata Dilma Rousseff, estava minado por espantosa infiltração de interesses particulares...
Lula e a candidata oficial têm-se limitado até aqui a vituperar a imprensa, exercendo seu próprio direito à livre expressão, embora em termos incompatíveis com a serenidade requerida no exercício do cargo que pretendem intercambiar.
Fiquem ambos advertidos, porém, de que tais bravatas somente redobram a confiança na utilidade pública do jornalismo livre.
Fiquem advertidos de que tentativas de controle da imprensa serão repudiadas - e qualquer governo terá de violar cláusulas pétreas da Constituição na aventura temerária de implantá-lo"
("Todo poder tem Limite", Editorial Folha de São Paulo ("não dá pra não ler!") 26.09.2010)

Viva a Imprensa Livre!



Se me perder, buscar-me nos torneios ou em meus devaneios....





Joca
Sampa chorosa, 27.09.2010
(Saudadinha da Alicinha...)

5 comentários:

  1. O Joca não tem jeito... qual colibri a beijar as flores e recorrer que Caissa o perdoe!!!

    Distrai-se mais do que tudo nos torneios : Agora então que vive a observar as "deusas do xadrez!!!" . Tenha a certeza de que Caissa está te filmando camarada!!! e eu idem !!!(exclama-se também).

    Mas se é para pedir: Peço aos deuses que ilumine as mentes brasilenas e que no pleito do dia 3 , a população tema o TEMER , e deixe-o fora juntamente com Margarth Tacher tupiniquim
    fora das decisões políticas desta pobre nação que ninguém leva a sério, como dizia Mitterand.

    Apesar de você confessar em off que não gosta dos cariocas ( nem sei porque diz que tens amigos por cá, mas o Rio continua de braços abertos - por enquanto ...)

    Saudades Tricolores , vencendo vitoriosamente!!!

    besos ... Cavaleiro errante!

    ResponderExcluir
  2. Alicinhaaa,

    O Joca tá é morrendo de saudades...
    Que fria...quase entrando no "clube meio século" e não aprendo...
    Que Caissa me ajude.

    bjs, sempre!

    Joca

    ResponderExcluir
  3. Joca,
    Gostaria de sua ajuda para a divulgação de um torneio que irá ocorrer em Niterói. Desde já, agradeço:
    http://cxhn.webnode.com.br/
    I torneio de xadrez da hebraica de niterói

    ResponderExcluir
  4. Grande camarada Joca! Não sei se me expressei mal, mas o "fim do xadrez" em relação ao poker é único e exclusivamente no âmbito profissional. Não é que o poker não se compara com o xadrez, na minha humilde visão, NADA se compara ao xadrez. Em termos de jogos. Você acredita que os jogadores precisam melhorar? Mas o que fazem para incentivar essa melhora ? Temos 3 maravilhosos talentos recem formados, digamos assim. Krikor, Diamant e Fier. Que tipo de apoio do governo e das federações eles tem ? Ou nem eles são bons o suficiente ? Isso para não ficar citando o Felipe, Evandro, Diego e mais uma galerinha ai que vem descendo a lenha no pessoal.
    Eu nem vou citar o Rafael e o Giovanni para não ter a desculpa de serem "antigos", apesar de serem bem novos também, mas os mencionados não são dignos da honraria? E quando Giovanni e Rafael apareceram, não foram suficientes para que houvesse um incentivo ?

    O xadrez no Brasil é igual polítia, muito se promete, muito se ouve e na prática, NADA muda.

    Acredito que não terei o prazer de ver melhoria nas premiações de xadrez, o que é uma pena. Pois embora não se compare com o poker (e eu nem gosto de poker, só para constar) com certeza entre a possibilidade de ganhar dinheiro real e a esperança de algum dia as coisas mudem, vão continuar a debandar e MUITO para lá.

    Só teremos torneios com pessoas para jogar por gosto e não mais profissionais.

    infelizmente é o que o cenário mostra a longo prazo.

    Eu sempre leio seu blog porque admiro o fato de vc exaltar e criticar as organizações que vê por ai. Só que eu parei de jogar (não por poker ! rsrs) porque precisava de um futuro descente e rentavel, algo que o xadrez NUNCA vai dar a ninguém sem grande investimento.

    Mas fica tranquilo que vou aparecer para lhe refrescar a cuca, pois nunca tiveste o prazer de sarrafar este caissano andreense!

    abração meu caro amigo e obrigado por atender o pedido.

    THS

    ResponderExcluir
  5. Grande Joca,

    Desejaria que vc comentasse sobre mais essa vergonha do xadrez brasileiro e do grupo do ministério do esporte, que não ajuda o xadrez brasileiro.
    http://www.oliberalnet.com.br/cadernos/cidades_ver.asp?c=3AB48DC6211

    http://blogdocruz.blog.uol.com.br/

    ResponderExcluir