Interclubes 2010 - show!
Ao Reynaldo Veloso,
grande animador do Interclubes 2010!
Caros amados, apaixonados, malamados,esperançosos, melancólicos, ludibriados....mas esperançosos!
Fé em Caissa e peão pra frente!
...O mito do eterno retorno nos diz, por negação, que a vida, que vai desaparecer de uma vez por todas, e que não mais voltará, é semelhante a uma sombra, que ela é sem peso, que está morta desde hoje, e que por mais atroz, mais bela, mais esplêndida que seja, essa beleza, esse horror, esse esplendor não tem o menor sentido....”
(“A Insustentável leveza do Ser", M.Kundera,
Círculo do Libro, 1984)
Que sentido haverá em tudo isso, ou nada disso?
Muito complexo....dura esta vida, certo Castor?
Muito dura!
Interclubes carioca....que animação!
Mestres, ilustres visitantes (abraço mestre Lincoln Lucena, campeão brasileiro seniors!), afamados, belas e feras....e lógico, protagonistas principais – a querida Pataiada, a sensacional “turba capivaril”em todo seu explendor...como aparece Capivara no Interclubes...
O belíssimo Tijuca Tênis Clube, sede perfeita, um verdadeiro patrimônio carioca, ali pertinho da praça Saenz Peña (o nome é homenagem a um certo presidente argentino(!) que visitou a terrinha no início do século) foi palco mais uma vez de um dos principais, senão o maior, evento da Fexerj.
(Convergentes, ai a sugestão e desafio – fazerem o "Interclubes da Convergencia”, mas abertão para todas as equipes interessadas! E, importante, não esqueçam do “dim-dim”...).
Apesar da motivação observada por este empurrador de madeira (os anos vão lhe ensinado a olhar os detalhes, as entrelinhas, os senderos...), notamos que muitas feras e boas equipes não apareceram à festa do Interclubes...
Alguns claramente dissidentes-”Convergentes radicais” (o radicalismo é uma praga que infesta tudo!), alguns ausentes, sobretudo e muitos desanimados com a premiação oferecida.....
Esse negócio de passar sábado e domingo “por amor ao esporte”é coisa de nostálgicos e saudosistas (é a mesma coisa?)......
O pessoal hoje quer “dim-dim”, Baratinha!
O dinâmico Rey Veloso (nosso candidato à Fexerj, empatado com o Masca Convergente!), uma espécie de mananger tijucano (privilegiado Tijuca!) inovou ao trazer um patrocinador estampado na gloriosa camisa do Clube, nas diversas equipes representativas.
Parabéns Walmart pelo apoio ao xadrez!
http://www.walmart.com.br/Vitrine/Home/Home.aspx
Pois ai está!
O “Presidente Fexerj desde 1977” (daqui pra frente o chamaremos da forma simplificada, “Presidente 1977”), afamado publicitário, com “quartel general”na famosa e esnobe Leblon, não demonstra interesse em obter patrocinadores para o combalido xadrez carioca...
Por que, eventos Fexerj, não tem patrocinadores?
É claro que é muito difícil “vender” um esporte que não atrai a televisão, não é nada popular....
Mas daí a ter tido um “Estadual Relâmpago” pagando 50 merrecas de prêmio ao terceiro colocado (grande Joca!) que, descontados os 20 da inscriçao...resultou em 30 merrecas pro bolso....é mole ou querem mais?
Por que o “Interclubes”não premia com dim-dim as 5 melhores equipes de cada naipe? (a cariocada divide os jogadores em A,B,C....)
Troféus e medalhas não encorajam ninguém...
(não se iludam, as feras presentes receberam cachezinho, merecidamente claro!).
Ninguém quer perder a praia; levar bronca (e até surras, saibam!) da Megera; perder a sova do Tricolor no palmeirinha, nem aquela pelada urubu-fluzinho......pra ganhar troféus e medalhas....
Os eventos devem ser repensados, com certeza!, ou tenderão à extinção!
Mas festa é festa, otimistas!
E onde tem xadrez e capivarada...tem festa! E se não tiver festa, faremos festa...e teve festa!
E como aparece Capivara nestes Interclubes.....he...he....
O sujeito levas os filhos, a Patroa, veste a gloriosa camiseta da Equipe e posa de “jogador de xadrez”....
Como são felizes os Capivaras....!
Vocês mestres e feras nos invejam, tenho certeza! Reparem como fera é ranzinza; brococho; monosilábico (exceção do Sadi, esse fala como a Dina, lá de Mendes!).
Capivara aparece de sorriso no rosto, transborda de alegria a qualquer pontinho....peão de graça então....Capivara não resite a um peãozinho “de graça...”!
Mas e as Baratétis e dança do ventre, a aposta para o Interclubes...?
Nadinha...nao adiantou campanha, orações à Caissa, e-mails...nada! Decepção....
Soube que teve um coral (ainda bem que cheguei atrasado - “se esconder” em Nova Iguaçu tem seu lado bom....)- como é chato coral....
Salgadinhos e cervejinha como no ano anterior? Acho que não...
Figuraças? Ah...essas nunca faltam, marcam presença sempre!
O mais afamado, “Barraqueiro do Tijuca” esteve mais contido....acho que a fama adquirida encabulou um pouco o moço?!
O Colosso de quase 1,90 fez das suas – a marca registrada é o indicador em riste bradando ferozmente contra o pobre interlocutor (quase sempre o árbitro in Chefe do Interclubes, um elegante Marcelinho Einhorn, elegantíssimo num costume de palitó cáqui e calca bege, show! ).
Nada como um Interclubes pro Marcelinho mostrar a elegancia de seu guarda-roupa...!
Célio Antunes, flamante IBCano...mas "tricolor errado"...!
E por falar em "elegância", por diversas vezes vimos a barulhenta turba caissana ser expulsa do salão de jogos....”pra fora!”, ...”vão conversar lá fora...!” bradava o “Presidente 1977”...quanto trabalho deu o Interclubes, até o Baratinha suou a camisa!
Josimar Barroso, guerreiro IBCano!
E eles não poderiam faltar...claro que não...
Pela tardinha, quietinhos, lá estavam os “Espiões Convergentes”, claro....!
Dr. Bráulio e sua simpatia (é verdade, existe sim Convergente simpático!); e o Mainha tava bonitão....nada como um “vinho do Porto às margens do Tejo” para uma boa revigorada!
Ed Zaneti, o filósofo, debutou em grande estilo no
querido IBC!
Ao final do Interclubes Fexerj, o esperado “Grande Roque” levou o caneco com sobras.
Para quem não sabe, o tal de “Roque Grande”é uma espécie de “clube fantasma”, sem sede, mas com um mérito especial – é o clube do Presidente 1977....!
Isso mesmo, o Clube Campeão, bi ou tri, não tenho certeza, a cada ano surge, como um fantasma, com uma equipe daquelas, formada por “bam-bam-bans” e leva o caneco.
MI Martinez; MI Limp e MF Sady foram os principais animadores do Grande Roque – parabéns aos colossos!
Mas por falar em Colosso....eis que tivemos o prazer de rever em plena forma e com a mesma simpatia (e a lábia de sempre!)...o Colosso de Niterói!
De brancas, o famoso "Colosso de Niteói!"
Figuraça daquelas, já tem seu lugar privilegiado no “Parque dos Figuraças”!
...”Quase empatei com o Berardino...tinha Bxh7 ganhando peão...”sou ou não sou um Colosso, o verdadeiro Colosso?” (sic)
Claro que é meu amigo! E espero revê-lo mais vezes nos torneios...afinal, os torneios são mais animados com o grande Colosso!
O único senão, portentoso e reconchuchudo Colosso, é sua mania de comparar Tricolores....
Rapaz, o único hexa-campeão brasileiro e tri-mundial é o Tricolor do Morumbi, Colosso!
“Em breve”(jargão preferido da Fexerj) vocês terão todos os detalhes do Interclubes 2010 no site da Federação...
Mas, reconhecemos, foi um grande trabalho do Bartinha e quipe - parabéns a todos pelo
Interclubes 2010!
http://www.fexerj.com.br/
José Jorge; Lebredo;Teixeira e Berardino - principal equipe dos
donos da casa!
....”el juego de ajedrez consiste em três componentes: Material, tiempo y calidad de la posicion...
...el tercero, calidad de la posicion, es el factor estrategico menos obvio: estructura de peones, puntos fuertes y debiles, piezas activas y pasivas, par de alfiles, Rey abierto.....
La calidad de la posicion no puede ser medida matematicamente, en este momento puede ser este el factor estratégico mas importante; mas dentro de um par de lances puede ser outro. Aqui la evaluacion es una cuestion intuitiva, y la comprension de este factor es ya uma señal de gran maestria.
Em todo caso vuela alto quien consigue sutilmente apreciar los três factores”.
(“Mis Geniales Predecessores”, Kasparov).
Alicinha querida defendeu as cores Tijucanas!
Participante ilustre, que abrilhantou o Interclubes vestindo a camisa vermelha do Tijuca, o MI cubano Gerardo Lebredo passará uma temporada na Cidade Maravilhosa, onde ministrará aulas, simultâneas, palestras....Contatos diretos com o mestre pelo: "Gerardo Lebredo" lebredo2001@yahoo.es,
Deixou por hora e pra traz a querida Ilha, cujo ditador mór, um verdadeiro matusalém (nem os céus o querem!), brindou o povo cubano, nesta semana, com um belo conselho, espelhando a desesperança de um governo opressor e incompetente:
– vão criar coelhos!
É...(vão dizer os puxa-sacos de plantão), pelo menos ele não mandou plantar batatas.....
Já a “Candidata-Insosa-Inventada” viu sua “braço direito” cair devido à corrupção (grande revista Veja!), cujo mentor de todo este engodo, claro, também não sabia de nada...
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/erenice-nao-existe-erenice-e-dilma/
O segundo turno virá, com certeza, e quem sabe o bom senso, o mais competente triunfará contra a patotinha de camaradas do partidinho....oxalá!
Serra Presidente!
E amados, pra quebrar o clima, a fofóca da vez (como é feio fofóca, não cultivem este hábito!) diz respeito a um flamenguista (tinha que ser) marrento, sumido e querido marrento das lides enxadrísticas Alexianas...
Soube-se que seu afastamento foi recomendação de seu guru espiritual (ou algo parecido) por 4 meses...!
Isso mesmo, 4 meses sem mover um único peãozinho...sem levar um duplo...sem “pendurar”....!
A vida seria muito sem graça sem uma “pendurada”de vez em quando...? Pobre rapaz....
Jacóia, meu querido, como tem loco....!
Bem, vamos que vamos...o Joca, louco como ele só, também filho de Caissa, ta indo lá na Serzedelo surrar a Capivarada......como é bom surrar a cariocada!
(Tadeuzinho....5 a 0 pro Joca!....he...he...he!)
Dr.Renato de brancas, glória do IBC!
LAGOAS À VISTA!
- 25 proximo, sábado, Mogi das Cruzes do figuraça Cláudio Tama, pai da talentosa Isabelle
(já perceberam a "Lei Cassiana de Talentos"?
Fera tem pai Capivara e pai fera, filho Capivara...por que será?)
http://www.clubedexadrez.com.br/artigo.asp?doc=8277
- 26 de setembro, domingão, da macarronada no Bixiga, solo sagrado do CXSP...Edu, inscreva o Joca!
http://www.cxsp.com.br/
(Não morra sem deliciar-se com a macarronada do Bixiga!)
- 02 outubro, Guadalupe Shopping, o torneio do Wagner!
http://wagnerovsky-wagnerpeixoto.blogspot.com/
- 11 a 22, Buenos Aires, o Centenário Martelli!
E boa sorte às equipes brasileiras na "Olimpíada de Xadrez" na Rússia!
http://www.ugra-chess.com/
Debutando em grande estilo, o figuraça do Krikor!
Boa sorte rapaz! Acompanhem a cobertura do evento no seu presigiado blog...
http://krikorsm.blogspot.com/
E um abraço especial às equipes do glorioso Paraguay - forza Paraguay!
http://www.chess-results.com/tnr36795.aspx?art=20&fed=PAR&lan=1&flag=30&m=-1&wi=1000
.....“¡No le puedo gritar, no le puedo seguir!
Su barca empuja un negro viento de tempestad.
Retórnalo a mis brazos o le siegas en flor”.... (Gabriela Mistrall)
Se me perder, buscar-me nos torneios ou em meus devaneios....
Joca
Copacabana, Princesinha do Mar...21.09.2010
O interclubes e diferente,qto a premiacao.E nao é so o classe A...Tanto que seria injusto nao citarmos os Campeoes gerais,o JTC do grande Vadinho... Quanto a A "fantasma"...MI Martinez,Mi Limp, MF Sadi Dumont e...o colosso das praias de Copa, Arthur Santa Cruz, o "santinha"!
ResponderExcluirFala Joca, beleza meu velho?
ResponderExcluirSeguinte, queria que falasse sua opinião sobre uma "tese" que tenho.
O poker é o principio do fim do xadrez.
Xadrez COMPETITIVO. O amor pela arte com certeza não, mas em termos de prêmios e organização é até piada comparar.
O que acha disso e dessa migração, muitas vezes definitivas, de grandes talentos do xadrez ?
abraço
Tiago - Santo André.
Tiagão!
ResponderExcluirBom ter notícias suas rapaz!
Fim do xadrez....?
Ora, ora...já se falou até em "fim da história"...?!
Belela rapaz, estes que abandonam o xadrezinho pra jogar baralho são infiéis de Caissa, apenas!
Certamente as premiações e organização do poker são bem melhores...mas Xadrez é Xadrez...e ponto final!
Apareça nos torneios rapaz, Caissa te perdoará!
abraços do Joca
(domingo, CXSP.....)
O TTC é um marco histórico do xadrez... Para lá convergem aqueles que apreciam a beleza e a leveza de se empurrar madeira , e driblar os problemas e os fatos desagradáveis da jornada de cada... Assim as tarde são prazeirosas e divertidas e sempre é possível rever pessoas de bem .. Byee..
ResponderExcluirParabéns pela escrita... besos.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMestre Joca, passei a acompanhar o seu blog a uns dois meses atrás e, através dele, tive conhecimento do embate Convergentes x Fexerj (Baratinha). Pela leitura e análise dos posts (talvez errada igual as das posições em que termino por entregar as partidas rsrsrs) conclui que você fosse simpatizante da causa convergente. Porém nesse post fiquei com a dúvida. Perdoe o atrevimento e a ignorância deste indigno discípulo de caissa mas a curiosidade (que algumas vezes é pior que a fofoca rsrsrs) ficou agora e eu pergunto: você é convergente, fexerjiano ou (pra escapar da pendurada rsrsrsrs) caissano acima de tudo e de todos???
ResponderExcluirObrigado e saudações tricolores!!!
OBS.: Aprendi a gostar de Benito di Paula aqui!!!
Caro Landerine,
ResponderExcluirPermita-me, antes, uma curiosidade...algum parentesco com o Volverine?
Rapaz, muito bom você ter ficado com esta dúvida, sinal que estou sendo "neutro".
Mas vou te confessar, sou anti-Fexerjiano e anti-Convergente! Ora aliso um, ora sarrafo outro...
Na verdade (e ninguém precisa ficar sabendo) não gosto de carioca - adoro surrá-los, se for flamenguista, melhor ainda!.
Viva o xadrez Volverine, digo, Landerine:
- Convergentes x Fexerjianos = Torneios!
Destes sim, os torneios, acho que gosto um pouquinho...!
Espero contar sempre com a honra de sua leitura amigo. Seja sempre critico e não generoso com o Joca!
Saudações Tricolores, sempre!
Joca
Agora eu sei que não há como esconder nada do Mestre.
ResponderExcluirAnálises, variantes e possíveis lances que o adversário tem em mente na hora da peleja enxadrística, nada escapa da observação do Mestre.
Muito menos a origem deste nick.
Sim Mestre Joca, Landerine é uma fusão dos nomes de dois grandes personagens que, ao meu ver, possuem características que combinam perfeitamente com o propósito de vencer.
Seja na vida ou em uma partida de xadrez (embora às vezes o score final da partida não nos seja favorável rsrsrs... mas com certeza lutamos até o último peão).
Highlander e Wolverine.
Imortais, guerreiros... muitas vezes solitários em suas jornadas mas sempre determinados a vencer.
Obrigado pelo esclarecimento. Viva aos toneios, viva à Caissa!!!