terça-feira, 4 de agosto de 2009

Continental; Guadalupe;SJ Campos;Cananéia;Itaúna; Caxambú.....




Amigos, amantes, amados e mal amados de todos os tabuleiros...
Parafraseando Don Dedi no seu delicioso “Caissa, 64 Crônicas de Xadrez” (grato Mestre!)

“Capivaras de todo o Brasil, uni-vos!”

Terminou o ótimo Continental das Américas, que na semana paulistana chuvosa movimentou os andares do surrado Clube de Xadrez São Paulo.
Capivaras camaradas precisamos estudar mais....a coisa foi feia, especialmente no 2º.andar do Clube, no chamado “inferninho” (o 4º.era o “purgatório” e o terceiro o céu e seu “aquário de santidades”, onde só os líderes, eleitos por Caissa adentravam).
Lá no inferninho, até o ar era pesado, sem falar no aperto das mesas; a sorte é que foi uma semana de tempo frio.
E as capivaras figuraças? Tinha mascarado; sujeito com bolinha de papel no ouvido; e capivara de 1500 com medo de perder rating...
Mas no final tudo dá certo. Como já te disse, meu distante amor, no final vamos todos pro céu, nem que seja pelo capenga elevador do CXSP...
O velho Joca fez 5,0 suados pontinhos, sem nunca ter chegado ao céu; ta certo que desperdicei talvez 1,5 mas como sempre digo, o que vale é a festa!
E a festa teve boa organização com ressalvas apenas nas placas de identificação dos jogadores no “aquário”, que só existiram em poucas rodadas e a falta de água mineral para os participantes (cá entre nós, com uma inscrição a 400 pratas, até champanhe cairia bem!).
Decisivo foi o desperdício de deixar o bom e eficiente árbitro Carlos Carvalho digitando partidas o torneio todo. A seu comando, estes detalhes seriam um capricho só; quem já jogou seus torneios lá no C.X.Guanabara sabe bem disso - abraço ao velho Cacá!
O que não faltou foi muita luta nas 11 rodadas. Dos seguidores de Caissa brasileiros, esperávamos mais. Lamentável o abandono da lenda, o Mequinho, que correu após dois empates lá no purgatório; até o super Vescovi sentou entre os mortais.
Nossas jovens estrelas não chegaram lá. Diamant, Krikor, Berardino, Matsuura, Tsuba, dentre outros, fizeram bom torneio.
Destaque mesmo, verdadeiras estrelas do evento foram os irmãos Cori. Vindo lá do Peru, a terra do mestre Cháuca, impressionaram pela juventude, seriedade e grande xadrez: muito marmanjo, até GMs, deitaram o rei para a dupla andina - sucesso!
Ao final, dois dos favoritos venceram, o russo-ianque Shabalov e o galã cubano Corrales (xará “del viejo”) levaram merecidamente o caneco e dividiram muitas verdinhas.
Mas lá no purgatório, quem roubou a cena foi o bom representante da esquadra carioca, e da simpática "ALEX", o gambiteiro Kleber Victor.
O sujeito boa praça é digno herdeiro de um, Speelman;Alekhine;Tahl;Stein e Shirov (talvez seja mais louco ainda...). Adora jogar gambitos, posições perigosas e seu elemento é navegar em posições turbulentas...
Como a organização não previa um prêmio de beleza, Caissa foi providencial e reservou para o “colosso Nova Friburgo” o merecido premio de “melhor sub 2.100” ao vencer brilhante partida na última rodada. E olha que ele venceu nada mais nada menos que nosso amigo MF Roberto Andrade, da linda Natal, um dos mais fortes jogadores do norte-nordeste.


Roberto Andrade,MF (2251) - Kleber Victor (2094) [C47]
Continental 2009 (11), 02.08.2009

1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Cc3 Cf6 4.d4 Ab4 5.Cxe5 0–0 6.Dd3 Te8 7.Ad2 Cxe5 8.dxe5 Cg4 9.f4 Ac5 10.Cd1 d6 11.h3 Ch6 12.Ac3 b5 13.b4 Ab6 14.Dg3 dxe5 15.Axb5 c6 16.Axc6 Ad7 17.Ab7 Cf5 18.Df3 exf4 19.Dxf4 Tc8 20.Axc8 Axc8 21.g4 Ch4 22.Th2 Ac7 23.e5 Ab7 24.Ce3 g5 25.Dg3 Cf3+ 26.Rf2 Axe5 27.Axe5 Dd2+ 28.Rf1 Aa6+ 29.c4 Dxe3 30.b5 Txe5 31.Td1 [31.bxa6 Dd3+] 31...Ab7 32.Tg2 Ae4 [32...Ch2+] 33.Te2 [33.Td8+ Rg7] 33...Cd2+ [33...Cd2+] 34.Tdxd2 Dxg3 0–1





Por falar em “colosso”....por onde andará o figuraça do “Colosso de Niterói”?
Mas a emoção rolou solta mesmo foi no desempate, ao final do torneio, onde 6 jogadores disputaram 4 vagas ao mundial. O aquário do CXSP foi cercado pela galera; muitos empuleirados em cadeiras acompanharam o nervoso torneio, um verdadeiro drama para aqueles guerreiros de Caissa, madrugada de segunda à dentro.
A maioria “secava” o argentino e o americano, torcendo mesmo pelo quase veterano Milos, que como sempre, não decepcionou e carimbou o passaporte, juntando-se ao Fier e Leitão (que haviam conseguido a vaga no Zonal do Rio).

http://www.chess-results.com/tnr24070.aspx?art=2&rd=11&lan=1&fed=BRA&m=-1&wi=1000

Destaque especial ao árbitro Élcio Mourão (fera no blitz!) que disponibilizou a melhor cobertura do evento, destacando-se suas ótimas fotos – um primor!

http://cxmendes.blogspot.com/2009/08/campeonato-continental-absoluto-de_349.html

Na sua Mendes, um grande evento espera a nossa visita, prestigiem!

http://cxmendes.blogspot.com/2009/08/campeonato-panamericano-de-xadrez-por.html

Aproveitem a viagem e não deixem de “esticar” até Vassouras, do querido professor Silvio-aquele abraço e até “Vassouras-2009”:

http://www.vassourasrj.com.br/fotos.html

A festa acabou, mas o show continua já no próximo fim de semana.
Sob organização do figuraça e principal tabuleiro da baixada fluminense, o mestre Wagner Peixoto (“atirador” contumaz, tem 2.600 de gandaia e, segundo as más línguas, andou se enganando nas análises com as “meninas” na praça da República....) organiza um abertão no Shopping de Gaudalupe:

http://xadrezvencedor.blogspot.com/2009/08/572-vi-festival-de-xadrez-no-guadalupe.html

No domingo, dia dos pais, a dinâmica e bela S.josé dos Campos, do sumido dr.Celestino ("a lenda do Vale"), organiza um grande torneio rápido, distribuindo nada mais que 5 milhas em prêmios.
Que grande oportunidade perdida, com toda esta grana, em fazer um belo Aberto do Brasil no querido Vale do Paraíba....

http://www.fpx.com.br/2009/folders/sj.asp

No fim de semana seguinte, o dinâmico Nilton Hirota anuncia mais uma das suas ótimas promoções, desta vez na paradisíaca Cananéia:

http://xadrezdovale.blogspot.com/2009/07/irt-i-aberto-de-xadrez-da-festa-de.html

Em seguida, a Federação Mineira no melhor momento de sua história- parabéns!- anuncia outro grande Aberto do Brasil, na Itauna do prof.Waltinho (força rapaz!)

http://www.fmx.org.br/cariboost_files/aberto_itauna.jpg

E, em primeira mão, na mesma e querida Minas Gerais, o simpático Gilmar Machado anuncia um Aberto do Brasil na bela Caxambú, no final do mês (28 A 30) aguardem detalhes e não percam!
Caros Juvenal, Tarcísio, Otávio, Beto,Nelson,Marcos Diaz, Jorge Vanetti, Ed Benitez...preparem-se, vamos pegar estrada e a capivarada que se cuide... Agosto promete.
Santa Cruz mergulhador, vamos pegar uma onda sim rapaz, atrás do Poeta, como sempre.

Querida, meus parabéns antecipados, com o carinho e as saudades de sempre!

"...Entre sonho e lucidez, as incertezas.
Entre delírio e dever, as tempestades.
Ai, para sempre serei teu prisioneiro
Neste patíbulo amargo de saudades...
(J.P.Paes)


Boa semana a todos.

Joca
SP, 04.8.2009

Um comentário: