sexta-feira, 21 de agosto de 2009

S.J.Campos,Mendes,Cananéia,Ostras,Fandango....


Amantes, amados, e mau amados de todos os tabuleiros, as últimas semanas foram de muitas histórias, muitas derrotas e muitas figuraças...

Começamos com o ótimo torneio de São José dos Campos, uma das mais ricas etapas do circuito paulista de 21m., com a distribuição de 5 milhas. Venceu o já conhecido hermano com nome sugestivo de Mareco, ganhando no desempate do figuraça do Krikor. Mas convenhamos, com toda aquela grana cairia bem era um Aberto do Brasil, o que traria muito mais benefícios ao querido Vale do Paraíba (Hércules; Leandro; Flávio...fugriam por que?).
Destaque para a ilustre participação do devoto do Galo mineiro, o figuraça do Cris, o Crisolon da querida Rai, e hospitaleiro mestre Kurita com suas princesas Marisa e Lalá, beijos.

De São José partimos, como sempre, para o Rio maravilha, para a Copa querida encontrar o Santa Cruz, pertinho do Carlinhos, o Drumond e seus sempre surrupiados óculos....


Mas antes passamos por Mendes, a cidade do Élcio Bigode (diz que é árbitro, mas o bichinho é fera mesmo no blitz e está se destacando na organização de ótimos eventos -vida longa Bigode!)



O Panamericano de Equipes, onde e Cuba e Brasil eram as maiores forças e lutavam por uma classificação ao Mundial.


Os pupilos "del viejo", vieram com força máxima, destaque para o superstar Lenier Dominguez e nosso kamikaze Fier e seu estilo destemido.

Toda a cobertura está em:


Curioso foi ver o co-campeão do Continental, o simpático Corrales, que quando não jogava ficava abaixo de uma árvore gritando no notbook em animada conversa com a namorada lá na distante Ilha...figuraça.

Mas a grata surpresa do evento foi a palestra que tivemos o prazer de participar, do professor Uvencio Blanco, uma das maiores autoridades no xadrez escolar. Incrível foi a pouca procura e até professores da região (professor Silvio, aquele abraço) ignoraram e interrogaram ao não prestigiarem tamanha oportunidade.
Discorreu sobre vários apéctos do ensino do xadrez nas escolas e frisou a necessidade de se formar professores realmente capacitados a ensinar xadrez. E ensinar primordialmente na escola primária e secundária. Ensinar nem sempre para formar campeões, mas alunos que leem melhor; que resolvam problemas praticos; que melhorem a auto-estima.....excelente!
Oportunamente disponibilizaremos suas anotações completas, aguardem!
E depois do sagrado mergulho com o Santa, pegamos estrada para o paraiso de Cananéia, com o filósofo Márcio, agora cidadão da bela Sorocaba.
O sempre diligente Nilton Hirota surpreendeu mais uma vez com um dos mais interessantes torneios dos últimos tempos./
Vizinha à Ilha Comprida, Cananéia é habitada por Botos, Golfinhos, Cantadores de Fandango, colonia japonesa, caiçaras descendentes dos Tupis......e desta vez contou com a visita da pataiada de 4 estados.....

http://www.cananet.com.br/aereas-p-tela/morro-de-sao-joao.jpg


Tivemos de tudo, de banquete de ostras, procissão de barcos a apresentação de conjunto de Fandango.Meus amigos, com todo o respeito que a música local merece, o velho Joca descobriu que existe música mais horrível que o funk carioca...
Um carismático conjunto de senhores e seus instrumentos típicos......mas quando começaram a cantar....deus do céu.....nunca queiram escutar este tal de Fandango....nunca!
Segundo me disseram, o motivo de tamanha tristeza era a tradição antiga, onde se cantava a tristeza das saudades...
Ah! também morro de saudades de minha ingrata gordinha...

http://www.youtube.com/watch?v=iDwBp8nA2Tk&feature=related


Moçada, vou parando por aqui pois o pessoal está louco pra chegar em Itaúna (a noite foi ótima lá no Bar do Foca e a galaiada do Atlético sofrendo.....).
Prossigo amanhã!

Nos vemos em Itaúna!

Ô,Ô,Ô
O Campeão voltou!


(o tricolor já é vice - abraço ao Jacóia e Márius, tricolores ilustres!)

Joca
Santa Tereza de Belô, 20.8.09









Nenhum comentário:

Postar um comentário