segunda-feira, 30 de março de 2009

Curitiba 316º anos!

Amigos de todos os tabuleiros, desta vez empurramos madeira na terra da Araucária.
Terminou nesta tarde de domingo ensolarado em Curitiba, comemorando 316 anos, a I Copa do Clube de Xadrez Curitiba, no "calçadão da cidade" (a Rua XV de novembro, também conhecida como rua das flôres, foi o primeiro "calçadão" do Brasil, iniciativa do então prefeito Jaime Lerner).
Curitiba impressiona pelo verde (muitos parques e ruas arborizadas), limpeza, organização no trânsito e uma flora maravilhosa de loiras...não deixem de conhecer!
Eu me pergunto por que a querida e abandonada Serzedelo Correia em Copa não tem o capricho das praças curitibanas?
Dêem uma olhada (futuramente "in loco") uma delas, no centro da cidade:
http://www.curitiba-parana.net/tiradentes.htm
Tá certo que lá não tem as mesinhas pra "pataiada" jogar blitz (abraço Luis Carlos, o Guia!)
mas é um capricho só!
Após 6 rodadas, para surpresa geral (sem marmelada), venceu com 5 pontos o presidente do Clube, o diligente Acyr Calçado empatado com o jovem Anderson Santana.
Logo em seguida:3.Fred Matsuura; 4. Paulo Palozi; 5. Anderson Dias etc... com 45 participantes.
O velho Joca fez 4 pontos e terminou em 10º. lugar no desempate, após perder incrível partida no blitz para o forte Andersons Dias na última rodada (claro, esta derrota será analisada mais tarde....).
Mas minha grande partida foi a vitória de negras na rodada anterior contra uma lenda viva do xadrez paranaense, o tri-campeão estadual Vitório Chemim.
Parafraseando meu bom amigo Rafael Duje (até breve Fóz!) foi uma verdadeira "surraça"...he...he

Vitório Chemin - Joaquim Deus Fº
I Copa do Clube de Xadrez de Curitiba, 29/03/09

1.d4,d5
2.Cf3,c6
3.c4,e6
4.Cc3,f5 (resolvi jogar bem seguro, pois conheço o ímpeto matador do meu adversário)
5.Bg5, Db6
6.Dc2, Cd7
7.cd5,cd5
8.e4 ?! (não teve jeito...lá vem o homem...), fe5
9.Cb5, Bd6
10.Cd2, Ce7
11.a4,a5 (forçado, o tempo já começa a subir...)
12.f3, ef3 (aqui estava prevendo o pior com o reizinho ainda no centro)
13.Cf3, Bb4
14.Rf2 ?! (não analisei com os programas, mas acho que este lance me deu contrajogo, a conferir)
14....0-0 (me senti um pouco aliviado, pois crava o cavalo)
15.Bd3, h6
16.Bh4!? (sacrifica uma peça, mas não quis expor o rei com 16......g5), e5! (me corrijam se não foi bom!)
17.Db3 (começa uma série de cravadas de lado a lado, e a seta subindo moçada....), g5
18.Bg3, Rh8 ("profilaxis")
19.Rg1, e4! (bonitinho, fala a verdade...)
20.Cc7, ef3! (agora é o velho Joca que vai pra cima...!)
21.Ca8, Dd4
22.Bf2,Dg4
23.g3, Cc5
24.Dc2, Ce4 (ganhava e eu vi e não joguei -não perguntem o por quê - 24.....Cd3 25.Dd3, Dh3 26.Df1, Df1 27.Rf1,Bh6 etc...)
25.h3, De6
26.Cc7 (Chemin comentou no "post morten" que esse foi um erro), De5
27.Cb5, Cf2
28.Rf2, Cf5
29.Thg1,De3
30.Rf1, Bc5 (aqui, ambos tinham 2 min. mais ou menos)
31.Tg2, Cg3
32.Tg3, Bh3
33.Tg2, Dg1 mate!!

Deus, meu Deus, como joga xadrez esse tal de Joaquim de Deus!

Curitiba deixará saudades, mas voltaremos em breve e um abraço especial
ao gentleman, o anfitrião Faustinho Mesquita e sua encantadora Celinha!

Nos vemos na próxima com a sofrida derrota na última rodada em posição ganhadora.

Nos vemos em Botuca no fim de semana:
http://www.clubedexadrez.com.br/download/2etapa_centrooeste09.doc

E no final do mês, no querido Paraguay, ai, ai, ai...!

http://www.winner.com.py/feparaj/PaginaNueva/Invitaciones/2009/20090325%20LANZAMIENTO%20%20SEMANA%20CIUDAD%20DEL%20ESTE.htm

Boa semana a todos.

Joca
p.s.- ainda aqui, amanhã tem corridinha matinal do esplendoroso Parque Barigui:
http://www.curitiba-parana.net/parques/barigui.htm
não morram sem conhecê-lo.
E pra "Você", saudades...

2 comentários:

  1. Grande Joaquim de Deus, ja morei por 4 anos na bela Curitiba e sei bem o quanto é maravilhosa essa terra sulista, apesar de o povo daí ser meio fechadão, mas não tenho o que reclamar, tenho muitos amigos por aí, inclusive estou para voltar novamente se possivel agora em Abril. Parabens pelo desempenho. Abraço fraternal.

    ResponderExcluir
  2. Caro Joaquim,

    Parabéns pelo blog!

    Gosto muito do seu estilo, seu jeito divertido de escrever... parabéns, mesmo!

    ResponderExcluir