quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Campeonato Mineiro Rápido e Blitz...São Sebastião do Paraiso, com MI Raposinha e MI Evandro campeões!; "Gersinho Presidente!"....adeus Pedro Rocha...Vinícius de Moraes...surpreendente Andrew Paulson!....Lagoas à Vista; torneio do Cassião; Circuito Solidário Mogi Mirim; Memorial Cajalito; Fóz do Iguaçu....Batatais e "Popular da Cidade Maravilhosa".....




"CAMPEONATO MINEIRO 
RÁPIDO E BLITZ...
SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO!"







Ao saudoso,
“caudilho” Pedro Rocha!




Muito interessante, chegando até a ser surpreendente o artigo “Xadrez para as massas”(Matt Richtel), publicado na versão nacional do “The New York Times”, em encarte na indispensável “Folha de São Paulo” ("não dá pra não ler!").



Incrível, mais existe um empreendedor, visionário e tremendamente “Caissano” chamado Andrew Paulson (isso, quase “Paulsen”...).
Sua empresa de marketing, a “Agon” foi contratada pela FIDE na esperança de fazer nosso amado xadrezinho um esporte lucrativo, atraindo o patrocínio de grandes empresas.

“...Na versão de Paulson, o xadrez pode ser transmitido na televisão ou por “feeds” digitais, ser consumido em massa, ser patrocinado pelas maiores empresas do mundo e ser comentado ao vivo”..

Interessante de se ver também na matéria, que Paulsen, digo, Paulson,  salienta da necessidade dos grandes enxadristas abraçarem a causa da "promoção do xadrez", estando comprometidos com esse ideal.
(durante a cobertura do último mundial, o inigualável comentarista Leontxo Garcia, no site da chessbase.com, criticou Anand e outros campeões que pouco fizeram para promoção do xadrez!)

Muito positivo, na visão de Paulson, foi a esperada vitória do incrível Carlsen:

“..Carlsen nos traz a oportunidade de revelar o individual dos enxadristas, em vez de sua inescrutabilidade introvertida..”

Paulson chama sua estratégia de “casting chess” – essa é sua grande idéia, o xadrez televisivo, espetáculo, impulsionado pelas maravilhas de internet.



Grande Andrew Paulson, que Caissa te proteja!

Ah! Como seria bom se tivéssemos mais meia dúzias de Paulson por aí a fora...

Ah! Como precisamos de “Paulson´s” por aqui....a situação é gravíssima...!

Os bons torneios são cada vez mais raros e a participação, o quórum é decepcionante...

Reflexos evidente de nossos maus dirigentes,  “líderes”... Não há qualquer sinal de trabalho de marketing no xadrez nacional e os organizadores querem que os jogadores “paguem a conta, paguem os torneios”...
Fracasso na certa!

Inscrições caríssimas, logísticas amadoras, eventos “papa-níqueis”, "explora-papais" são a tônica da realidade nacional.
Grandes centros de xadrez, estão capengas...SP,RJ,MG,PR,SC,RS...remam contra a maré de poucos, desinteressantes e caros eventos, com raríssimas e aplaudidas exceções!

O que se vê são poucas iniciativas particulares, de Caissanos comprometidos, sob o olhar das Federações oficiais e suas “taxas disso, taxas daquilo”....

Vamos lá: tem cabimento você pagar para ser um “Organizador de Eventos”..tem cabimento?

Com todo o respeito aos religiosos, mas o “organizador de evento”, hoje, deveria até ter uma “missa solene” patrocinada pelo órgão oficial....
Mas o que querem os “órgãos oficiais”?

“Torneio de menores” é o filão preferido...”pan-disso”, “sul-americano daquilo”; "mundial engana que gosto".....com suas “taxas e condições”proibitivas; “papa-níqueis”; “explora-papais”....

São Paulo é decepcionante e muitos clubes já se questionam se vale a pena pagar “anuidade” a uma Federaçâo que praticamente só faz o Interclubes...

Quem diria, e pensar que apesar do sabido “xadrez maracutaia” paulista de tempos recentes, “éramos felizes e não sabíamos”....

E na querida Cidade Maravilhosa....decepção com o alardeado "novos tempos"...

À nova Fexerj  falta marketing e independência da “má liderança”....
O que se vê de concreto? 
Premiações de torneios reduzidas à metade e inscrições triplicadas. 
Vive-se da espera de “grandes eventos trazidos para o RJ...”

Recentemente, um de seus tradicionais torneios (pomposamente denominado "Mestres"), com premiação razoável, teve até apelo no Facebook para que houvessem participantes....conseguiu-se 21 (!!).

E com essa realidade quase moribunda, sabe qual foi uma das primeiras medidas implantadas pela recém nova-Federação, meu caro Paulson?

Proibir a participação de jogadores cadastrados por outros estados!
Exclui-se ao invés de promover, integrar!

"He,he,he...." como sempre diz o sumido Santinha Cruz (abraço no Sapo!) precisamos de um Paulson carioca; Paulson paulista; paulistano; mineirinho; paranaense; catarina;gaúcho....

A coisa ta feia; o xadrez se distancia do glamour olímpico e se balisa às  palavras cruzadas, sodoku...
Amada Turba Capivaril....
A esperança vem e  é sempre dela: da amada Turba Capivaril!

Há uma verdade irrefutável, inalienável e incontestável, que nem os maus dirigentes, os soberbos e os alienados irão destruir: o xadrez jamais será abandonado por ela, pela magnífica, desvairada e idolatrada “Turba Capivaril”...
Fé em Caissa e Peão pra frente!

Campeonato Mineiro Rápido e Blitz”, na bela e querida, muito querida São Sebastião do Paraiso...



O grande, “unanimidade” professor Gerson Péres Batista, o “Mr.clubedexadrezonline”, foi o exímio e atencioso organizador, responsável pela “Festa de Paraiso”....o xadrez em Paraiso é uma Festa!






Se faltou quórum, sobrou entusiasmo e a presença dos locais “fora de série” MI Roberto “raposinha” Molina e MI Evandro Barbosa, deram brilho especial ao torneio.




Gersinho Presidente!
( Minas merece e voltaremos ao assunto, com certeza!)

Parabéns aos colossos, mestres  Molina & Evandro, que passearam sua classe no torneio, e já estão na Colômbia, onde jogarão um grande torneio...





A propósito, é mais do que pertinente a pergunta: por que temos este grande evento na Colômbia, e não no “Copacabana Palace”; no “Centro de Convenções Anhembi”; na “Pampulha”; em Curilinda....?

A bela Colômbia tem mais “tradição” no xadrez do que nós ou melhores e mais interessados dirigentes...? 
“Fé em Caissa e Peão pra frente!”

São Sebastião do Paraiso já deixa saudades...
Saudades...







“Te contaré deseos en tus labios,
el placer será mi arma para soñar, 
recorreré tu alma 
y secuestraré tu amor. 
No habrá rescate: 
sólo la pasión.”


LAGOAS À VISTA...
ao bom Capivara, ótima Lagoa!


“I Open Sorocaba Cassião & Cardi”
sábado, 07 dezembro



(torneio do Cassião e do Cardi....hehehe, imperdível!)


”Memorial André Cajal”
domingo, 08 dezembro



(justa homenagem ao figuraça Cajalito, que Caissa o tenha!)

”Circuito Solidário- Mogi Mirim”
8 de dezembro




“Open Fóz do Iguaçu-PR
12 a 15 dezembro




 “III Open Cidade de Batatais”
20 a 22 dezembro



“Campeonato Estadual Popular do RJ”
20 a 22 de dezembro




“Sentir,
sentir que tu mano es mi caricia,
sentir que tu sueño es mi deseo,
sentir que tu mirada es mi descanso,
sentir que tu nombre es mi canción,
sentir que tu boca es mi refugio,
sentir que tu alma es mi regalo.
Sentir que existes...
sentir que vivo para amarte....” 



A vida é dura,muito dura...





Se me perder, buscar-me nos torneios ou nos meus devaneios...





Joca,
Ribeirão Preto, 02.12.2013

...quantas emoções eu vivi!


"La vida no quiere adeptos,
quiere amantes!"

(Federico G. Lorca)

Nenhum comentário:

Postar um comentário