sexta-feira, 1 de novembro de 2013

"VIII Inter-equipes das Liga de Xadrez...."Jogos Abertos do Interior - SP"-festa do esporte e que voltem os "Gringos!"....Regional de Rio das Ostras, xadrez no Paraíso!; 100 anos do Poeta!; Kasparov; saudades do Fusketa; "Masquinha"; Lagoas à Vista: Iracemápolis, Blumenau....Fóz do Iguaçu!





  MONTE LÍBANO....JOGOS ABERTOS....RIO DAS OSTRAS!









Ao poeta e seu centenário,

Carlos Drummond de Andrade!








“O amor é grande e 
cabe nesta janela sobre o mar. 
O mar é grande e 
cabe na cama e 
no colchão de amar. 
O amor é grande e 
cabe no breve espaço de beijar...”



Amados, a animada “Liga de Xadrez Paulista”, entidade criada há anos como opção-oposição à Federação oficial, segue firme no seu ideal de promover o xadrez e comemorou aniversário da melhor forma possível, com um belo torneio Inter-equipes.





O tradicional “VIII - Aberto Inter-equipes do Clube Monte Líbano”, o portentoso e belíssimo Monte Líbano tem longa tradição enxadrística e professores de xadrez no seu quadro de funcionários!





Um palco digno de grande espetáculo recepcionou os jogadores, com direito a cafezinho, aguinha mineral servidos por garçons uniformizados – um luxo só!







Família Hurba-Nunes, campeã!




Não é exagero afirmar que o Monte Líbano tem um dos melhores salões do Sampa, show!
Após 6 disputadíssimas rodadas, levou o caneco principal a jovem equipe formada pelos Colossos MI Luiz Abdalla, Francisco Medeiros e Allan Hurba – parabéns!



O grande número de equipes inscritas, todas elas informais, demonstra que este formato cai no gosto popular e deveria ser mais explorado.



Destaque especial para o entusiasmo de sempre do árbitro-organizador, don Sérgio Melo, o Mr.Borba Gato, auxiliado pelos MF Adriano Caldeira e MI Cícero Braga – belíssimo!

E já no dia seguinte ao VIII Inter-equipes da Liga,  prosseguiu o fim de semana Caissano, com a abertura da competição de xadrez dos afamados “Jogos Abertos de São Paulo” – a maior festa do esporte nacional!

“Jogos Abertos”, uma “peneira” final entre várias modalidades dos Jogos Regionais,  da curiosa “malha” aos esportes olímpicos, movimenta os principais atletas do país e no xadrez é muito representativo, estando a maioria dos principais jogadores ali presentes – Abertos é uma festa do xadrez!






Mogi das Cruzes, a terra do caqui, mais uma vez sediou a prova nas ótimas dependências do Clube de Campo e, infelizmente ou não, segundo o ponto de vista, o velho mantra de  que “quem pode mais chora menos” vale para o xadrez, onde cidades contratam Feras para defender suas cores, segundo o interesse de cada uma. 






La pasión del ajedrez!




MF Andallão, é carregado em triunfo por Caraguá!
(Monstro 6,5 em 7!)







(alojamento e a organização de sempre....hehehe!)


Cidades tradicionais no esporte ou nem tanto, formam boas equipes e a cada ano o equilíbrio e a competitividade aumentam, fazendo o nível técnico crescer, divididos em 3 categorias, segundo rating médio e classificações anteriores nos Jogos Regionais, nas respectivas regiões: Especial, a 1ª.  e 2ª. categorias.

Na “Especial”, verdadeiro "Covil de Feras", praticamente nossa totalidade de GMs desfilam sua técnica para deleite da sempre divertida, assanhada e deslumbrada Turba Capivaril...





Ano após ano, “a Lenda” Mequinho atrai os holofotes e é sempre a atração principal. De se lamentar, que não tenha usado todo este seu carisma para um maior crescimento do xadrez nacional.




(preciosidade garimpada pelo Paulão, da Pathé Doceria,
na "Feira do Rolo" da Praça XV carioca!)


....A Gata & o Gato!


Família Cubitas!



Ping no "Buxixo" mogiano...



Joca & as Deusas...!



De se lamentar, a medida “xenofóbica” da direção dos Jogos, que praticamente excluiu os estrangeiros, ao exigir “permanência” para participação – um grande retrocesso!

Este “protencionismo” caduco, que visa preservar uma pretensa identidade nacional esportiva, priva o esporte de um importante intercâmbio.

O xadrez, como todo esporte no geral, não deve ter regulamentos excludentes, sob nenhum argumento, deve sim incluir sempre !
Esperamos que o bom senso prevaleça e nos próximos anos tenhamos os bons “gringos” de volta!

Outro fato a se lamentar, o horroroso "W.O." da jovem e fortíssima equipe de  Catanduva na última rodada, na mesa 3, prejudicando várias equipes que lutavam por "medalha".

E para lembrar com carinho, impiedosa Caissa, não podemos deixar de homenagear o querido gringo-figuraça, saudoso MI Leonardo Fusco, afamado Fusketa, que se foi prematuramente, mas sempre será lembrado pela alegria, garra e amizade...
Fusketa, quantas saudades!





E mal acabou os Jogos Abertos, onde o velho Joca, privilegiado Joca, garfou mais uma prata com a surpreendente Caraguatatuba, pegamos a velha Dutra de guerra, com o figuraça MF Eduardo Arruda, afamado Arrudinha, radiante com seus 6 em 7 nos “Abertos”e  performance 2600!...grande Arrudinha!

E dia seguinte, já no paraíso da Região dos Lagos carioca, a belíssima “Rio das Ostras” foi palco do “Regional” – xadrez feito por quem gosta de xadrez...que prazer ter estado em Rio das Ostras!





Liderados pelo dinâmicos professor Anderson Morgado e professora Gláucia Vieria, o “Regional de Rio das Ostras” já deixa saudades e nunca é demais afirmar:
Não morra, animado Capivara, sem conhecer e jogar em Rio das Ostras, não morra...!  









(Não morra, glutão Capivara, sem comer o "Escondidinho"
do "Macaxeira", de Rio das Ostras...não morra!)


"...Eu sou um apaixonado pelo xadrez; esta paixão já dura muitos anos e é para sempre. Eu estou sempre estudando xadrez, e estudando minuciosamente. Mesmo quando eu analiso aquilo que já fiz e traço planos para o futuro, não consigo deixar de me impressionar diante da inesgotabilidade do xadrez e de me tornar cada vez mais convencido de sua imprevisibilidade..." 
(Garry Kasparov)


LAGOAS À VISTA...
ao bom Capivara, ótima Lagoa!



"4º IRT DE IRACEMÁPOLIS" 
08 a 10 novembro







"TAÇA  SANTA CATARINA - 2013"
14 a 17 de novembro 







12 a 15 dezembro





E o mundo do xadrez tem seus talentos variados...

E  o destaque de hoje é o filho do MF Alberto "masca" Mascarenhas, show do "Masquinha"!

(ele é o animado baxista de camisa rubro negra)...


E de saideira, uma homenagem aos "Espaços Caissanos Cariocas", com bom xadrez, muitos figuraças e grandes amigos...!

"Pathé Doceria"; "Posto 6" e "Praça Serzedelo Correia"...

(com o grande Paulão, da "Pathé Doceria",
coração da Cinelândia)




("Posto 6" Copa, tenda quase defronte ao Forte)


(amada e mal-cuidada, afamada 
Praça Serzedelo Correira, 
metrô Siqueria Campos, Copa)





Se me perder, buscar-me nos torneios ou nos meus devaneios....




Joca,
Cidade Maravilhosa, 
01.11.2013



" La vida no quiere adeptos, quiere amantes!"
(Federico G.Lorca)





Nenhum comentário:

Postar um comentário