segunda-feira, 15 de abril de 2013

Circuito Solidário - Indaiatuba com MF Simon Languidey campeão!; adeus Sarita Montiel; Stefan Zweig; Capivara, o bem e o mal...Chess is Beatiful!; Alekhine; Bárbara Lédo....Lagoas à Vista: Memorial Fares; Imperatriz; Brasília; Pindamonhangaba; Rio Claro.... Fortaleza!



CIRCUITO SOLIDÁRIO - INDAIATUBA!








À saudosa,

Sarita Montiel!












"A tragédia do intelectual é que se sente atraído pela plenitude da vida e tem de ficar atado à sua tarefa, ligado aos deveres que impõe a si mesmo, amarrado ao ordenado, ao prosaico."
(Stefan Zweig)




Amados, queridos e sublimes amados – privilegiados amados!
Mal-amados, tristes, confusos, inseguros mas esperançosos mal-amados...
Não desista, não desista!

"Só goza a vida aquele que viva para viver 
e se lhe entregue livre e prodigamente.
Todo aquele que fixa uma meta apenas a toca.
O artista plasma, geralmente, o que não chega a viver."
(Stefan Zweig)



Amados, num simplista resumo, data vênia, as chamadas religiões, seitas e outras assemelhadas, influenciam e aprisionam diversos,  por acá e por acolá...
Vende-se (literalmente!) a idéia de um mundo de cosmologia maniqueísta, de uma luta hipotética  entre o “bem” e o “mal”, entre o tal de “deus” e o tal de “diablo”...

Seria, vamos lá, Capivara experto, em termos caissanos, uma luta entre o “exclama duas!!” e o “interroga duas??”.... Uma análise mais detida, mostra o grande abismo que existe entre os avanços da ciência e a compreensão de um mundo cada vez mais complexo e competitivo, aliado às  aflixões inatas do ser humano: tudo isso leva ao caminho fácil e oportunista da religião e seus patrocinadores.

O xadrez, nosso amado xadrezinho, imita a vida e não é nada fácil ao desvairado, apaixonado e esforçado Capivara, saber escolher entre o “bem” e o “mal”, o “exlama duas!!” e o “interroga duas??”....(ta certo, ta certo...?? é fácil, vamos reconhecer!).
Capivaras de todos os quadrantes, uni-vos!

"...La actividad ajedrecística tiene su propia forma, sus propios procedimentos, exige una tensión emocional singular para llevarla a vias de hecho, intervienen mecaniscmos fisiológicos característicos...Pero lo más significativo de la actividade ajedrecíscita está relacionado con el objetivo específico de su actividad, el la cual se confiere una orientación determinada.
El objeto de la actividad deviene así en su motivo verdadero..."
("Ajedrez Integral II", Silvino Garcia e outros, Editorial Deportes,Cuba)

Circuito Solidário de Xadrez – Etapa de Indaiatuba” – xadrez na cidade 1ª. do ranking de qualidade de vida no país!


Xadrez feito por uma equipe de abnegados, que gostam de xadrez – show beneficientes, onde as inscrições é simbólica, 1 Kg de alimento, destinados à instituições locais.

Duas centenas de caissanos no belo Ginásio de Esportes local (a sorte é que fazia frio...) – uma festa Caissana!

Caissa ultimamente deu de proteger seus pupilos, e o favorito mais uma vez honrou a responsabilidade: o simpático “tucumanoMF Simon Languidey, hora Colosso de Itu, venceu com méritos e caminha a passos certos ao título de MI – sorte Tucumano!


Jorge Khfouri - MF Simon, campeão!


Pedro Palmeira, prata - Simon campeão!

Duelo de titãns!
Saito "Saitek" e MF Simon!

Uma boa turma dividiu as colocações posteriores, e é interessante e promissor ver bons nomes em torneios sem “jabá”, num espírito de camaradagem, mas de muita luta!
Afinal,  Capivara adora duas coisas na vida, dentre muitas: vencer e estudar abertura (a ordem, não tenho certeza!)....hehehe!

O cabeludo, o carequinha....e a deslumbrada Turba Capivaril!


Luiz Chang e prof. João Manoel de Campos,
35 anos de amizade!

Xadrez & amigos!

Adriano Dias e Paulo Donizete Leal!

Fato promissor nestes eventos, a grande participação da barulhenta criançada: futuro do xadrez!
De parabéns professores, técnicos, pais e esforçados: não é com medidas protecionistas  que se faz o progresso do xadrez (viu Fexerj!) mas com torneios de categorias menores e a presença de bons treinadores! 




Arnor, Joca, Simon, Saito, Fakhouri,
Albano e Alessandro carequinha! 

Joca e Edu Menezes, Colosso de Itajubá!



Dois colossos!
Toro Abe e Arnor Serafin

Luta nos primeiros tabuleiros, sob o atento
crivo da Turba Capivaril!


“Circuito Solidário de Xadrez” – show!


Chess is Beautiful!
(digo, Culture...)



"Tanto para el que aprende como para el que se entrena en ajedrez la motivación para alcanzar el objetivo auto propuesto ante una posición es un requerimiento mínimo.
Dar por sentado que todo indivíduo tiene la suficiente energia para lograr las sucesivas transformaciones que la partida de ajedrez reclama, es sin luga a dudas incorrecto.
Esto requiere de un entrenamiento que permita lograr u  nível tan alto de la concentración que no se pueda prestar atención a estímulos irrelevantes respecto a la reflexión que se está realizando...

El participante en una actividad competitiva deve sacar lo máximo de sus habilidades para enfrentarse al desafio al que es retado por las habilidades de sus adversários. Cada persona busca hacer activo su potencial, y esta tarea se realiza más fácilmente cuando los demás nos fuerza a hacerlo lo mejor que podamos.

La competición mejora la experiencia únicamente mientras la atención está enfocada primariamente sobre la actividad misma. Si las metas extrínsecas tales como vencer al adviersário es lo único que preocupa, entonces es posible que la competición se convierta en una distracción, el lugar de ser un incentivo para enfocar la conciencia sobre lo que sucede...."
("Ajedrez Integral II", Silvino Garcia e outros, Editorial Deportes,Cuba)






"LAGOAS À VISTA,

ao bom Capivara, ótima Lagoa!



"VI Memorial Rodolpho Fares Jr."

20 de abril






“Aberto do Brasil 

Cidade de Imperatriz – MA”

19 a 21 de abril





“IRT Pedro Nascimento”
Brasília-DF

- 19 a 21 de abril




“II Copa Princesa do Norte
Xadrez por Equipes”

Pindamonhangaba-SP

- 21 de abril





Stefan Zweig, o ilustre enxadrista e escritor que animou a cena artística da bela  Petrópolis na década de 40, terá sua obra reeditada, e é uma grande oportunidade de se conhecer seu "O Jogador de Xadrez". 






Alexander Alekhine, o genial, em interessante entrevista gravada:




E o mundo ficou mais feio, mais desinteressante...perdemos Sarita Montiel!



"E se tiver que contar
A gente conta
E esconder
A gente esconde
O que não souber dizer
Amor, a gente inventa
E mesmo ao temer
A gente tenta"

(Bárbara Lédo)


Se me perder, buscar-me nos torneios ou nos meus devaneios....




Joca
Sampa, 15.03.2013


"La vida no quiere adeptos,
quiere amantes!"








Nenhum comentário:

Postar um comentário