terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Copacabana! Patativa do Assaré; Zuenir Ventura; Barraca do Sapo; "ginástica da inteligência" e a "violência lúdica"....Rogério Cruz; Nara Leão; Bomboniere Pathé - Capivaras, tortas & bom-bom...."Escravos da Mauá"....Lagoas à Vista: Recife, Curilinda!...




Copacabana, princesinha do mar!






Ao saudoso 
Antonio Gonçalves da Silva,
Patativa do Assaré!






“Poeta, cantô de rua,
Que na cidade nasceu,
Cante a cidade que é sua,
Que eu canto o sertão que é meu.
....Por favo, não mêxa aqui,
Que eu também não mexo aí,
Cante lá, que eu canto cá....”



Amados, queridos, privilegiados, elegidos, soberbos amados...
Mal-amados, sofridos, trôpegos, sensíveis,  sempre esperançosos mal-amados...
Não desista, não desista!

“Olhe longe,
Fala francamente
E aja com firmeza!”
(Pierre de Coubertin)

Amados, o mundo não acabou – que bom!
Feliz 2013!

"Muita madeirinha vai rolar,
muita Capivara vai piar...!"


Mas Amados, uma coisa parece certa: estamos a caminho do fim do mundo...
Ah! estamos!

Senão vejamos e vamos aos fatos...

A mesma praia (claro, Copa!); a mesma tarde – e como são lindas e quentes as tardes de Copacabana...








     1.     “Barraca do Sapo” –  afamada, a mais "sapolóide" barraca da
divina orla, ali, pertinho da imagem do Poeta....
Seu ex-funcionário mais famoso, se é que já não sabem, foi o  tal do Santinha Cruz, ora sumido, como vez ou outra....
Que Caissa olhe pelo deslumbrado rapaz!


"Escravos da Mauá" embala Copacabana!


Foi lá que por obra do festejado acaso, que o contundente artigo do ótimo Zuemir Ventura, “A violência como diversão” (O Globo, 05/01) chegou com toda sua impactante coerência...

“ uma violência lúdica praticada como entretenimento e esporte...”





Resumindo, uma selvageria que cresce em popularidade  na razão proporcional  à insanidade  generalizada!

     2. Tenda do Posto 6 – após a divina praia e a inigualável “caipirinha de cachaça do Sapo” (afinal, ninguém é de ferro!) e a leitura do Zuenir, uma passada na “Tenda do Posto 6”....
    Um espaço caprichado, onde a querida Turba Capivaril,  entre jogadores de cartas e o cheirinho do saboroso “bolo de laranja”, empurra a madeirinha, nas tardes copacabanenses!


Castor, sumido Castor, a vida é dura....muito dura!

E eis que encontro o simpático médico paulistano, num animado “ping”...

“Cheguei ontem e já vou hoje”, lamenta o doutor. E pior de tudo: não pisou e não pisará na escaldante areia de Copacabana...
Nunca entenderei como  alguém chega em Copacabana e não pega uma onda - santo sacrilégio!

Jacóia, Jacóia...como tem loco!

Conversa vai, conversa vem e ele declara com todas as letras: 
- o MI.... (conhecido e simpático MI!) disse que “o xadrez está morrendo!”...(sic)

Amados, depois desta, confesso, a melhor saída foi pegar novamente o calçadão mais famoso do mundo rumo à R.Siqueira Campos, “Praça Serzedelo”, afamada, querida e mal-cuidada  praça Serzedelo Correia!

Amados, caro médico apressado-linguarudo, amados e mal-amados, tenham absoluta certeza:

Na Praça Serzedelo o xadrez nunca morre, nunca morrerá!

...portentoso Luiz, o "Guia" e sua paixão!



... presença ilustre:
Marcelo "volverine" Santos
(de informática ele entende muito...!)


Assim, no mesmo sábado, na mesma tarde, na única Copacabana, descobriu-se que a “violência travestida de esporte lúdico” é cada vez mais popular e que “a ginástica da inteligência!”(Goethe), o “jogo-ciência”, que por séculos apaixonou Gregos y Troianos, está em baixa, moribundo...

Amados, estamos ou não estamos no fim do mundo!

“Quando o poeta terminou o
Poema,
Sentindo-se insatisfeito,
Tomou dois goles de absinto,
E pôs a cuica no peito;
Molhou o pano
E disparou, agudo,
O seu desfecho poético:
Há coisas que as palavras não falam....”
(Rogério Cruz)



Amados, que me perdoe a  talentosa Jujuba Dias (a bela discorda de chamar os trebelhos de “madeirinha sagrada”...?!), mas a “Madeirinha Sagrada” já se anuncia no Ano Novo!

"Muita madeirinha vai rolar,
muita Capivara vai piar...!"


Vamos que vamos:

Fé em Caissa e Peão pra frente!

Feliz Ano Novo!

LAGOAS À VISTA...
...ao bom Capivara, ótima lagoa!


“Dokmus Internacional de Xadrez”
Recife-PE
17 a 20 janeiro




“IRT – 75º Aniversário do
Clube de Xadrez de Curitiba”
18 a 20 janeiro



E o xadrez e amigos sempre te surpreendem....
Eis um novo espaço para a animada Turba Capivaril!

Bomboniere Pathé, no coração da Cinelândia!

Capivaras, tortas & bom-bom!






Botafoguense; Paulão e Rochinha, o gentleman!



....abraço especial ao tricolor
Heitor "guerreiro" Usai!

... ao professor Tarcísio, 
o afamado "Tarchess!"


...e ao querido Roberto Pacheco!


“Podem me prender, podem me bater
Podem até deixar-me sem comer
Que eu não mudo de opinião.
Daqui do morro eu não saio não, daqui do morro eu não
Saio não.
Se não tem água, eu furo um poço
Se não tem carne, eu compro um osso e ponho na sopa
E deixo andar, deixo andar...
(Nara Leão)



Se me perder, buscar-me nos torneios ou nos meus devaneios....


Joca, 
Sampa 27º...
08.01.2013




"La vida no quiere adeptos,
quiere amantes!

(Federico G. Lorca)


Nenhum comentário:

Postar um comentário