segunda-feira, 22 de outubro de 2012

"II Memorial Ottile Grohmann - MI Herbert campeão!; Manuel Pina!; Lemoine y Bosshardt; Seirawan e a Velhinha das botas!; "Tabuleiro da Vida"; MF Adalberto Araújo e Nilton Hirota eleitos!; Artistas de Rua; Lagoas à Vista...Regional Sudeste na Cidade Maravilhosa; Rio Claro e Paulista do Interior em itapetininga!



"II-Memorial Ottile Grohmann"

MI Cicero;MF Haro;J.Batista;Joca;
MI Murinho; MI Herbert campeão e Julio Cezar








À memória do poeta
Manuel Pina!




"Ser poeta es muy fácil
hace falta una distancia...

y el silencio desnudo

Hace falta muchos besos
en la boca solitaria...."

(Jorge Lemoine y Bosshardt)



Amados, um dos maiores centros do xadrez, Cuba, a querida “Pérola do Caribe!”, anunciou, pelas garras de seus ditadores, que alguns de seus cidadãos poderão, enfim, viajar ao exterior , sem as condições absurdas que impediam o cidadão cubano de “ganhar a liberdade”.
Anunciados a todos os clarins, os “gorilas” do regime ditatorial  castrista, que assombra a Ilha de Capablanca, a decisão ainda não contempla os esportistas; cientistas...e  até, pasmem, os dissidentes!

Chegará o dia que, enfim, poderemos realmente comemorar:
Viva cuba livre!

Amados, no seu delicioso e altamente recomendável “Duelos de Xadrez” o simpático GM Seirawan, com seu característico estilo, descreve uma antiga cena vivida em “tempos de comunismo”, envolvente e comovente!
É de se lamentar que em pleno século 21, tenhamos ainda e diariamente , “olhares soturnos”, sob beneplácito de adoradores de ditadores e outros aloprados afins...

 “...Houve uma história muito engraçada que, de certa forma, foi tão estranha que conseguiu captar adequadamente a rivalidade comunista/capitalista muito peculiar que existia então e ainda muito mais depois...

O GM Edmar Mednis tinha um parente em Riga, uma tia-avó que visitamos. Ela era bem pequeninha e as tristezas da vida pareciam tê-la oprimido muito. Edmar queria dar-lhe um presente e perguntou-lhe o que ela mais queria. O rosto dela se iluminou. Ela gostaria de ir a uma “loja especial”, só para clientes estrangeiros – aquelas em que se paga com dólares americanos. Ela queria ter um par de botas grossas. Botas para homens. Aquelas que têm isolamento térmico e mantém os pés aquecidos nos dias mais frios do inverno. Poderíamos fazer isso?
Fazer compras dentro da loja era algo que ela só podia imaginar. Olhamos um para o outro. Por que não?


Edmar, Jim, “nossa” tia-avó e eu fomos à loja. Os três americanos foram recebidos calorosamente pelos vendedores, mas olharam soturnamente para nossa tia-avó, que pareceu encolher diante de seus olhares.


Nossa presença lhe dava coragem. Superando seus medos, ela perseverou e foi ao setor de calçados masculinos onde experimentou uma bota trás de outra. Ela levou várias horas para ter absoluta certeza de que tinha escolhido o tamanho certo e o melhor modelo. Nesse meio tempo, Edmar pensou: quanto dinheiro dispúnhamos em conjunto? Somando nossos recurso, descobrimos que tínhamos, notavelmente, um total de exatamente 100 dólares e nada mais. Edmar perguntou sobre a taxa de câmbio, e, como o rublo estava mais alto do que o dólar americano, nosso “poder de compra” era de aproximadamente, 96 rublos.


Tínhamos vários rublos, mas não tínhamos permissão para usá-los.
Edmar perguntou quanto custava o par de botas mais caro. A boa nova era que na loja toda, o par mais caro custava um pouco mais do que 95 rublos e alguns copeques. Poderíamos pagar.


A tia-avó de Edmar passou mais tempo experimentando várias botas quando, por fim, declarou-se satisfeita. Havia encontrado o par de votas perfeito, Fomos pagar. Para nosso espanto, disseram-nos que o rublo tinha se valorizado nas horas que passaram. Nossos 100 dólares nos deixaram com 25 centavos de dólar a menos do que o preço da compra. Não poderíamos compra as botas. Nossos corações murcharam e logo começamos a pensar se tínhamos algum trocado no hotel. Mas bem naquele momento outro turista americano, que nada tinha a ver com o torneio de xadrez, entrou na loja. Pedimos-lhe uma moeda. “Sem problemas!”. Com satisfação ele nos deu aquele pouquinho que faltava, e a compra foi feita.

Uma vez em posse das botas,nossa tia-avó calçou-as imediatamente, ainda na loja, colocando seus sapatos velhos na caixa das botas. Por fim, saímos da loja. A estranheza de toda a tarde continuou. Nossa pequenina tia-avó começou a procurar poças d´ água. Assim que via uma delas, ela ia e pisava e pulava em cima dela, como uma criança, para assegurar-se de que suas novas botas eram mesmo “à prova d´ água”. Ficou exultante porque elas desempenhavam como garantido e mostrou um dos sorrisos mais doces que já vi em uma senhora de idade. Lembre-se de que estas eram botas de couro grossas com sola pesada, para militares, amarradas acima dos calcanhares, sendo usadas por uma idosa pulando dentro de uma poça d´água.

Essa é uma imagem que jamais esquecerei. Fiquei muito feliz por Edmar ter-me permitido contribuir para um presente tão especial. Foi o dinheiro mais bem empregado na minha vida....”
("Duelos de Xadrez", Y. Seirawan, Ed.Penso)



“....A existência é uma parceria, uma dança, 
é bom a gente não se esquecer disso.
Uma vez dá certo, outra não dá, na outra vamos tentar definir o que é realmente esse “certo” para nós.
Aceitemos o inesperado, o imprevisível...”
(Andréa Naccache, Vida Simples, abril 2012)


“II- Memorial Ottile  Grohmann“, mas uma etapa da Liga de Xadrez, uma associação que, em tempos de eleiçõa, poderemos chamar de “oposição” à FPX .
Em tempos da festejada “internet”, cujas maravilhas são cantadas e exageradas, vemos clube s definharem e Federações cada vez mais inoperantes – um  fenômeno mundial.

Torneios já não reúnem os “fanáticos caissanos” de dantes, mas a amada madeirinha ainda é empurrada por iniciantes, iniciados e feras!
Fé em Caissa e peão pra frente!
Apenas metade de meia centena de Caissanos compareceram no belo Clube da Medicina USP, no coração de uma Sampa chuvosa...


  



Se faltaram  números, sobraram talentos: 4 Mestres Internacionais levaram sua classe ao grêmio da Medicina!
Ao fim e ao cabo, o talentoso MI Herbert Carvalho levou, merecidamente, o caneco – parabéns.






MI Herbert, além de forte enxadrista “da velha guarda”, é atuante jornalista, foi colunista de xadrez da “Folha de São Paulo” e autor, dentre outros, do interessante “Tabuleiro da Vida”, edições Senac.

Talentoso Bernardo cai ante MI Herbert Campeão! 


O campeão derruba o velho Joca!


Colossos!
MI Maurinho de Souza - MI Cícero Braga


Visita ilustre, como tem sido tradição nos torneios da Liga de Xadrez, a presença marcante do MI Hélder Câmara - seja sempre bem-vindo!

Arbitragem e organização do impecável Sérgio "borba gato" Melo - show!


Visita ilustre, como tem sido tradição nos torneios da Liga de Xadrez, a presença marcante do MI Hélder Câmara - seja sempre bem-vindo!

Amados, não é segredo, todo mundo sabe e todo mundo anda surrando o bom, velho e apaixonado Joca...
Mas todo caissano fiel  deve perseverar, confiar e, claro, estuda muito....


Todo Capivara tem seu dia de ....

 MI Cícero Braga – GC Joca Dedeus
“II Otilie Grohmann”20.10.2012 

1.c4 e5 2.g3 f5 3.Lg2 Sf6 4.Sc3 Sc6 5.e3 Lb4 6.Sge2 Lxc3 7.Sxc3 0–0 8.0–0 d6 9.d3 g5 10.f4 gxf4 11.gxf4 Kh8 12.Kh1 Sg4 13.h3 Dh4 14.De2 Le6 15.Ld2 Se7 16.Le1 Dh6 17.Kg1 Tg8 18.hxg4 Txg4 19.Tf2 Tag8 20.Sd5 Th4 (0-1)



Deus, meu deus...como joga este tal de Joca Dedeus!

“....Hostíguese al adversário ; oblíguesele a emplear sus pezas mayores em defensa de los peones.
Si tiene algun punto débil, tratese  por todos los médios de delibertarlo  aún más, o de crear una nova debilidad em outro punto  del tablero, y asi su posicion  se derrumbará, sufriendo  um colapso , tarde o temprano. Si La configuracion  de  las fuerzas  enemigas  presenta alguna debilidad  que há podido ser eliminada  em el transcurso  de las acciones, debe hacerse lo posible  por crear em su campo  alguna outra...”
(“Fundamentos del Ajedrez”, José Raul Capablanca)


LAGOAS À VISTA 
ao bom Capivara, ótima Lagoa!

“REGIONAL SUDESTE –RJ”
26 a 28





“IRT DO INTERIOR”
Rio Claro-SP
02 a 04 novembro




Itapetininga....abraço ao "Paulinho Forever!"

“CAMPEONATO PAULISTA DO INTERIOR"
Itapetininga - SP
”02 a 04 novembro





“A meu favor tenho o teu olhar
testemunhando por mim
perante juízes terríveis:
a morte, os amigos, os inimigos.

E aqueles que me assaltam
à noite na solidão do quarto
refugiam-se em fundos sítios dentro de mim
quando de manhã o teu olhar ilumina o quarto.

Protege-me com ele, com o teu olhar, 
dos demônios da noite e das aflições do dia,
fala em voz alta, não deixes que adormeça,
afasta de mim o pecado da infelicidade. “

(Manuel Antonio Pina)

Amados, Caissa existe, ah! existe....uma boa nova...ou melhor, duas! 

Dois caissanos são as queridas novidades na malfadada política:
- o portentoso Mf Adalberto Araújo, Colosso de Paranaguá-PR, foi eleito Vereador - parabéns Excelência!




E o enxadrista, organizador dos bons e ex-vereador, agora será Vice-prefeito da caissana e paulista Registro - parabéns Nilton Hirota!


Amados, e para terminar o sabático caissano, nada como encontrar um "artista de rua"...verdadeiros "poetas da vida",  fazendo  a mesmice e rotina tomarem um brilho novo, surpreendente....

Thiago o violonista do metrô Clínicas!



Steve Aruni
O gringo do metrô Barra Funda!






Se me perder, buscar-me nos torneios ou nos meus devaneios....





Joca
Cantina do Jarbas, Jundiaí!
21.10.2012




 "La vida no quiere adeptos,
quiere amantes!"

(Federico G. Lorca)



(Edu Oliveira;Joca;Valente e Jacóia!)

Um comentário: