quarta-feira, 4 de julho de 2012

"Pan-Americano sub 20"....Mini-Open do CXSP!....Elliot....Edu Pereira....Virgilio Ribeiro....Dráuzio Varella....Ditador não gosta de Capivara....Lira Neto....Viva Botuca......Dale Boca!!





"Pan-americano sub 20" - Clube de Xadrez São Paulo!






Ao Virgílio Agostinho Ribeiro!,
patrimônio e glória do CXSP!




Amados, deslumbrados, privilegiados e elegidos amados...
Mal-amados, incompreendidos, desiludidos, mas sempre esperançosos mal-amados....

Não desista, não desista!

"Eu disse à minha alma:
fica tranquila e espera, até 
que as trevas sejam luz e
a quietude seja dança!"
(T.S.Elliot)




Amados, em recente artigo, o ótimo e midiático dr.Dráuzio Varella abordou o fato dos seres humanos serem gregários, tribais, dividindo o mundo em dois grupos, o “nosso” e o “deles”...(brancas e pretas?) 

“...Esse é o início de um artigo sobre racismo publicado na revista “Science”, como parte de uma seção sobre conflitos humanos...
“Tensões e suspeições inter-grupais são responsáveis pela violência entre muçulmanos e hindus, católicos e protestantes, palestinos e judeus, brancos e negros, hetero e homossexuais....”
(As Raízes do Racismo, Dráuzio Varella, Folha 30.6.2012)

Amados, nada mais gregário, nada mais “tribal” que Capivara....tenham certeza!

Isso mesmo,  ele, afamado Capivara, compenetrado, dedicado e destemido, é gregário, tribal...não chega ao absurdo do racista, mas ...como Capivara adora jogar “de brancas”....hehehe!

Quer ver Capivara feliz -  observe quando ele chega no “aperto” pra ver a lista do emparceiramento e descobre que “está de brancas”...!

“Estou de brancas!....o adversário é forte, mas se encaixar minha preparação, devo ganhar com certeza...!”
Capivara sofre, sofre mas se diverte!

Amados, além de gregário e tribal, soubemos também, intrigante revelação, que “ditador não gosta de Capivara...”

Senão vejamos interessante artigo do repórter Lira Neto, que num bom artigo (claro, na Folha!) contou que nosso saudoso ditador mor, o ex-presidente Getulio Vargas, bom de garfo como ele só!, tinha o saboroso costume de recepcionar seus convivas, autoridades estrangeiras, com banquetes de especiarias nacionais, muitas delas exóticas e curiosas....figuraça era o tal do Vargas!

“....no Palácio Itamarati, na rua Mal.Floriano, próximo à estação Central do Brasil, Rio de Janeiro....o menu primava por apresentar ao visitante estrangeiro, os sabores exóticos da cozinha brasileira: caldo de tartaruga; filé de robalo; carneiro ao forno; assado de macuco....” 

Amados, quanta injustiça; tantos e refinados pratos exóticos, tanta diversidade,  e nada, nadinha do delicioso “Capivara!”
Por que Vargas desprezava Capivara.....ditadores não gostam de Capivara? Ele, é certo, desconhecia: como é bom comer Capivara!
Capivaras de todos os quadrantes, uni-vos!

Amados, o fim de semana caissano trouxe à Sampa, neste inverno delicioso e ensolarado, vários jovens para o sagrado tapete vermelho do CXSP – o “Pan-americano sub 20 anos”.











Que imenso prazer encontrar o CXSP lotado de adoradores da Deusa, como tem que ser!
Muitos jovens inebriados pelo fascínio e encanto dos trebelhos, em busca da vitória, da glória, do Olimpo....ou quem sabe, mais acertadamente, do simples participar!

Assim é o xadrez e que muitos eventos possam celebrar a juventude, despertando este fascínio que o xadrez proporciona a seus praticantes, em qualquer idade ou nível de jogo.

E o Joca, o bom e velho Joca (ainda mais velho nesta semana....), como não pode participar  deste “sub20” – (injusto preconceito!) foi empurrar sua madeirinha junto à amada Turba Capivaril, desta vez acrescidas de  professores e técnicos gringos,  no disputado “mini-open” do 4º. Andar, sob comando do diligente  Edu Passos, patrimônio do CXSP!


(por falar em Patrimonio do CXSP, nossas vivas ao querido Virgilio Agostinho Ribeiro –saúde! e lembranças ao figuraça e "bon vivant" Emílio Malbrán!)

Imagens do concorrido "Mini-Open do CXSP!"



Que prazer jogar no templo sagrado do xadrez nacional!
Não morra, caro e nem sempre prestigiado Capivara, sem jogar no CXSP, não morra!






Amados, despedida rápida.....pegar estrada aos “Jogos Regionais de Lins!”
Como é longe esta tal de Lins – “lugar incerto e não sabido”...com certeza!

Torçam por Botucatu...torçam pelo velho, bom e apaixonado Joca!

Viva Botuca!


Dale Boca!



Se me perder, buscar-me nos torneios ou nos meus devaneios.....



Joca
Sampa, 04.07.2012


"La vida no quiere adeptos,
quiere amantes!"

(Federico G. Llorca)

Um comentário:

  1. Aqui me junto ao Joca na homenagem ao "figuraça", Eduardo Passos Pereira, assim com o nome completo como ele prefere!!
    Um grande abraço, Edu!!

    ResponderExcluir