quinta-feira, 7 de julho de 2011

Sr. presidente Pablyto e a regra dos 800 Km....Beccaria....Nijinski..."Casadinha do Mundial de Jovens"...."Insensato Coração"......Jacóia; Castor....o "dia do Juízo Final"; Marchinha 1937... e lá vem o "Memorial do Ruy"......

Mogi das Cruzes e treinamento preferido: bater no Benitez!






Amados, mal-amados, pobres e bem nascidos...nada como ser “amigo do Rei”...

“Enquanto houver política,
ela dividirá a coletividade
em amigos e inimigos”.
(Julien Freund)

Amados, o Sr. Presidente de nossa afamada CBX exigiu e aqui estamos nós...
Uma postagem alusiva sobre o assunto dos “800 Km da CBX” (penitencio-me pelos 200Km olvidados – sempre fui mau aluno de matemática, aliás, mau aluno em tudo...).

Antes de qualquer coisa e com todo respeito, Sr. Presidente, permita-me dizer:  - que cara-de-pau Senhor Presidente!

Tergiversa o nobre Presidente, colosso de Vitória, linda Vitória!, Sr. Pablyto (para quem não sabe, não é nenhum “Menudo” como o simpático nome possa sugerir, mas o atual Presidente CBX!) que a regra dos “800 Km” só se refere a Abertos do Brasil...(sic)

Amados, muitos de vocês também não conhecem o tal do “Cesão, mas acho que já ouviram falar dele: desde Cesare Beccaria se conhece uma máxima, hoje universal:

- “Para os amigos, tudo. 
Para os inimigos, os rigores da Lei!”

Sr. Presidente Pablyto, a resposta a seu comentário, na postagem anterior,  pelo próprio Jacóia, o “quase organizador do então evento” foi clara: 

- a CBX, presidida por V.Sa.,  impediu que o evento fosse válido para rating FIDE e em nenhum momento sugeriu ou argumentou a possibilidade de se fazer um IRT.

O objetivo, com a negativa da CBX,  era não causar qualquer obstáculo aos “amigos do Rei” (se é que causariam?!) que organizavam o tal do “Zonal Anti-chulé”, distante a exatos 775Km da linda Botucatu...

Perdeu o xadrez paulista com a impossibilidade de um bom torneio FIDE em detrimento ao tal “Zonal”, que conforme bradou um árbitro no seu site “Sucesso total” (sic)...

O “Sucesso”teve  menos que 60 participantes, sem falar no feminino que não conseguiu reunir 10 jogadoras...além do curioso “Dólar Araruama(isso ficará nos anais da história) com cotações que variavam, dependendo da sala de inscrição, a R$ 1,70 e R$ 2,00....
Sem falar em inscrições nababescas de quase 1 salário mínimo.
Mas isso são águas passada Sr. Presidente. 
Vamos ao futuro...

Quero deixar aqui expresso, além da praxe “estima e consideração”, meu encantamento como o prestígio de sua visita como leitor e comentarista do “xadreztorneios”! Volte sempre.
Sentimo-nos honrados!

E permita-me, no bojo do momento, aproveitar a insigne oportunidade para cumprimentá-lo pelo zelo demonstrado ao nosso xadrez escolar (afinal, fui professor de xadrez escolar por 5 anos), pois consta que um de seus diretores-assessores fez importante viagem a um  “Congresso de Xadrez Escolar” nos USA! (claro, com o nosso dim-dim...), salvo, é claro, algum engano, Sr. Presidente.
Engano, Sr. Presidente?
 Não vimos nada noticiado a respeito no site CBX...tratando-se de tão importante feito...

Sr. Presidente, caríssimo causídico, ainda aproveitando o ensejo e oportunidade ímpar, gostaríamos de seu parecer jurídico (breve, claro, dada sua grande ocupação profissional-presidencial) sobre o tal “Mundial  da Juventude”, anunciado a todas as trombetas para o final do ano,  no paraíso aquático de Caldas Novas!

Não morra, caro Capivara, sem conhecer Caldas Novas!
(abraços aos goianos ilustres, Guilhermito & Marceley daria até dupla caipira! - e beijos na doce Lorena!)

Sr. Presidente, temos no “Regulamento” do evento, com chancela CBX,  pérolas a saber:

- “casadinha”: inscrição + hotel obrigatório (sic);

- “hospedagem” obrigatória (isso mesmo!!) a técnicos; pais e, pasmem, a qualquer ser humano que deseje adentrar ao salão de jogos! 
(claro, ululante, que o "Hotel Oficial" oferece os "melhores preços" do mercado.....hehehe!).


Que que é isso Sr.Presidente?

Será por isso que há tempos pais, assemelhados e simpatizantes lutam pela criação de uma Associação de Pais de Enxadristas”, visando combater tais descalabros?

Verdade que os mesmos sofrem pressões de todos os sentidos e formas dos membros da CBX? 
Acreditamos (você também?) que não, claro que não...

Será verdade Sr. Presidente?

Senhor Presidente, antes de me despedir (“Sensato Coração” está pegando fogo!), faço-lhe pública mais uma promessa:
- quando tiver o prazer de revê-lo aqui no Rio maravilha, além de admirar seus bens cortados costumes (gostei muito daquele “cáqui” que o amigo desfilou no CXSP!) vou lhe apresentar o Castor, afamado e danado Castor!
O figuraça costuma dizer, sempre com aquele sorriso maroto:

“A vida é dura, muito dura!”

Vida longa, caro presidente Pablyto!

“Gens una Sumus!”

E como prova final de alta estima e consideração, com a providencial sugestão do grande Jacóia, uma homenagem especial a todos ai da afamada CBX e demais "simpatizantes"....


Amados, como as maldades televisivas ainda não começaram, permitam-me divulgar uma foto que achei na net...
Ela é reveladora e assustadora! 
(não tanto, acredito, como os torneios de menores CBX!...)

Vocês já perceberam como se multiplicam templos, igrejas, e assemelhados por ai? (nas minhas ruas, paulista e carioca, tem 3 cada!)
(o grande Tamarozzi deve estar sorrindo a toa...!)

Tudo deve ter uma razão sombria: - a coisa deve estar mesmo perigosa...o fim, o "dia do juízo final"; o Armagedon deve mesmo estar próximo....afinal, caros amigos, quando até o “Superman” tem que rezar é que a coisa está mesmo feia...!

Reparem que ele tem até o topetinho 
encaracolado do Superman....hahaha!


SETE LAGOAS!

Amados, e não é que o famoso e consagrado causídico Ruy Furst anuncia um mega evento, em sua Sete Lagoas, comemorando   o centenário de seu saudoso pai......



Não morra, caríssimo Capivara, sem conhecer e jogar na bela e lacustre Sete Lagoas...não morra!
Nos veremos por lá!




Parabéns à USEM  do grande Tamarozzi - 20 anos!





"Devemos continuar humanos" 

(Vittorio Arrigoni)




Da vida eu quero a vida! 
(Nijinski)



Se me perder, buscar-me nos torneios ou em meus devaneios....



Joca
Sampa, garoa e 8 graus caindo...
(Saudades da Amada...!)

6 comentários:

  1. Joca,

    Pelo visto eu superestimei você, dei mais crédito do que aparentemente merecia. Leia o comunicado CBX nº 02, logo do início da gestão do Sérgio, em 2005, e verá que está errado. Eu não criei a regra, então não me venha com ilações a respeito da minha conduta. Você acha que Pinda não queria fazer um Aberto do Brasil? Queria sim. Você acha que tenho inimizade com o pessoal de lá? Não tenho não, muito pelo contrário! Eu apliquei a regra até mesmo a eles, que decidiram então fazer um aberto simples, um IRT, com a mesma premiação destinada ao Aberto do Brasil.

    O Jacóia eu já respondi nos comentários. Foi o próprio Vice-Presidente da FPX quem me ligou para consultar sobre a possibilidade de fazer um paulista valendo FIDE na mesma data, em Botucatu. Eu respondi afirmativamente, pois a regra permite. Não tenho culpa se não houve comunicação entre eles.

    Sobre o Mundial, por gentileza, dirija o seu questionamento ao organizador e à FIDE. O torneio não é da CBX e não é regulado pela CBX. Agora, só para constar, mundiais em outros países funcionam da mesma forma. Só um exemplo, o mundial juvenil 2009, na Argentina (salvo engano na Patagônia), exigia a compra do pacote do hotel oficial, até para quem morava na cidade do torneio. E o valor? Ah, sim, singelos 1000 EUROS. Não vi nenhum brasileiro reclamando ou postando em blogs. Nem mesmo você...

    Eu realmente não entendo essa sua birra comigo. Até quando eu não era presidente da CBX, você já me tratava com um desprezo incrível, mesmo eu sendo educado e até tentando brincar contigo, como foi em Campos/2003, ao que ouvi uma resposta extremamente desagradável... Na boa, com sua experiência de vida, deveria saber viver melhor e dedicar o seu tempo livre a coisas mais úteis e saudáveis, ao invés de perturbar os outros... Pense nisto... Você está brigando com alguém que não está nem um pouco interassado em brigar com você... Se ainda te respondo, é por mera educação e respeito aos demais leitores, que poderiam ficar enganados com as informações errôneas (mesmo que sejam de boa-fé, o que está cada vez mais difícil de acreditar) que coloca em seu blog. Talvez seja só para aumentar a audiência...

    Att,

    Pablyto Robert

    ResponderExcluir
  2. Estimado don Pablyto,

    "Na boa", Presidente, estamos aqui tratando de assuntos do nosso amado xadrezinho!

    Em nenhum momento houve conotação pessoal, pelo contrário, sempre me simpatizei com o bem- vestido e simpático Pablyto; deixei isso bem claro nas postagens!

    Campos 2003....(abraço ao "português" Biazi e ao Xandão sumido!) só me lembro do mate que levei...do amigo (e que nunca me permitiu "la revancha"....) .
    Sobre "resposta desagradável" só pode ter sido mal entendido, o Joca, tenha certeza, é gente boa e adora todo mundo.
    Adoro gente, mesmo árbitros-presidentes!
    (imagina a provação terrível de levar mate de árbitro-presidente...Caissa amada!)

    Com relação ao que interessa, não resta dúvida amigo, sua CBX não permitiu que o torneio do Jacóia valesse rating e agora permite em condições análogas - "dois pesos e duas medidas", o resto é retórica desnecessária.
    Assunto encerrado!
    Perdeu o xadrez.

    Mas as Eleições estão por vir e "as vozes das urnas" falarão por si mesmas e esperamos que um grande nome (saudades do grande Sérgio..por on de andas amigo?)comande a afamada CBX.

    E que o caro Pablyto volte a fazer o que fazia de forma soberba: bons torneios na linda Vitória, como aquele de 2003!

    Vamos que vamos....

    Fé em Caissa e Peão pra Frente!

    Joca
    ...pegando a Dutra:
    encontrar a Amada e bater na cariocada!

    ResponderExcluir
  3. Joca,

    Você está mentindo. Desculpe-me, mas isto é óbvio. Eu permiti que o torneio Paulista do Interior valesse FIDE sim, o torneio não foi realizado por outros motivos, não este. Só não permiti que valesse como Aberto do Brasil, assim como não permiti que o de Pinda valesse. O torneio seria organizado pelo Jacóia, mas pertence à FPX. O Vice-Presidente me ligou e eu disse que nem precisava pedir autorização, porque era um torneio que não valia vaga para a Semifinal do Brasileiro e não entrava nas restrições. Se tiver dúvida, por gentileza, envie um e-mail ao vpfpx@fpx.com.br e questione a respeito.

    Att,

    Pablyto Robert

    ResponderExcluir
  4. Caro Sr. Pablyto,


    Não fui eu, a princípio, que o desmenti, mas o próprio organizador Jacóia no comentário à postagem anterior.

    Como ele mesmo disse, tem seus e-mails arquivados e vou ver com ele se é apropriado publicá-los ?!

    Chamar alguém de mentiroso à distância é fácil, faça-o pessoalmente se tiver coragem.
    O desafio a fazê-lo!

    Eu o farei assim que encontrá-lo pessoalmente, tenha certeza disso!

    Com o Joca não tem essa de "disse-me-disse" não!
    Se quiser baixar o nível, faça-o como homem, rapaz, pessoalmente!

    Mas fico feliz, e a comunidade toda, que o suportaremos e à sua administração de "2 pesos e 2 medidas" e outros absurdos, só até a próxima eleição.
    Oxalá!

    Passar muito bem!

    Joca

    ResponderExcluir
  5. Joca,

    Você tem os e-mails, você os recebia em cópia. Se não os tiver, eu os encaminho, também tenho todos. O Jacóia disse que eu não lhe disse que poderia fazer o Paulista do Interior valendo FIDE, mas em nenhum momento ele me perguntou. A discussão ficou única e exclusivamente no Aberto do Brasil. O contato dele, sobre esse paulista do interior foi apenas com a FPX. O Vice Presidente me ligou e perguntou se poderia valer FIDE e eu confirmei que sim.

    Chamo pessoalmente sim, se insistir nessa baboseira. Não sou de baixar o nível, sou de lutar pela justiça. Não tenho medo das consequências por essa luta, mesmo que a mesma me force a me defender fisicamente de alguém que perde nos argumentos e apela para a agressão, como sua postagem faz parecer. Espero que eu tenha entendido errado o seu post... E, para que fique claro, caso o seu português não seja tão elevado quanto o seu xadrez (capaz de acertar MIs da força do Diego): eu disse que você está mentindo neste caso, não te chamei de mentiroso. Mentiroso é aquele que mente de forma contumaz. O que eu disse ali em cima eu repito quantas vezes você quiser, na tua frente, a um centímetro de distância, porque é a mais pura verdade. Você leu o comunicado de Janeiro de 2005? Não leu, né? Prefere ficar soltando ilações a meu respeito e agora partiu para a ameaça... Que fase, hein...

    ResponderExcluir
  6. Acho engraçado como os anos passam e os problemas seguem sendo os mesmos. Cansei de jogar torneios "válidos" para rating FIDE e no final... bom o final é o mesmo, independente do motivo, não valiam e ponto final. Impressionante como o xadrez nesse país não muda. E faço questão de salientar que não estou do lado de nenhum dos dois, afinal não conheço os fatos a fundo para opinar, mas o resultado final eu conheço bem. É o mesmo de anos e anos atrás quando você pagava por picanha e no fim te serviam um coxão bem duro de descer.
    THS

    ResponderExcluir