quarta-feira, 9 de março de 2011

Amador -Nery Campeão!; Líria Campeã!; Amadas mulheres; Nietzche; gorila Alsina...Torneio do Caldeirinha; Nova Petrópolis; Alfa Barra; Torneio Milionário: CXSP...grande Braguinha!

Julius "Caratinga", Joca, Rêda "Itaúna" 
e Joãozinho "Guaxupé..."
....amigos mineiros no CXSP!





A todas as mulheres,
amamos vocês!





“O verdadeiro sábio não lamenta nem o que vive, nem o que morre.”
(Bhagavard)






Amados, amantes, mal-amados, inconformados, esperançosos...

Permitam-me, com imperdoável atraso, fazer minhas as sábias palavras do mestre e professor Miguéis, honorável e colosso nova-iguaçuano:

“O carnaval acabou ! Muita coisa já se foi ! Persiste, no entanto, a profunda admiração que, nós homens, temos por vocês , mulheres. Vocês tem o dom da eternidade, são vozes aquelas responsáveis pela continuação da raça humana. Se não fosse por isso, a beleza, a atençao, a graça, a serenidade, o companheirismo, o empenho, que só vocês são capazes de dosar na medida certa que nós precisamos. Saibam que vocês são as nossas eternas: -portas-bandeiras, baianas, passistas, primeiras-damas, puxadoras, [que mais, me ajudem]. Enfim, tudo!!!"

Amados, nesta época de Carnaval (=alegria!) lembrei-me de um brincalhão,  brilhante e icompreendido Nietzche:

“Eu poderia crer somente num deus que dançasse...!”

Grande Nietzche, sem dúvida, como bem lembrou Rubem Alves (“Folha”, não dá pra não ler!)  “um discípulo de Dionísio, deus do vinho, das festas, orgias, prazeres...

“Quanto a mim (Nietzche) gosto da vida: - borboletas e bolinhas de sabão e todas as coisas que, entre os homens, se assemelham a elas...”

Xadrez é brincar, nada mais!

Que história é essa de ciência? (arte sem dúvida!).....
Xadrez é como bolinhas de sabão – diversão. Que prazer empurrar a madeirinha...hora aqui, hora acolá....ora em Nova Iguaçu, ora em Fóz do Iguaçu....!

Brincadeiras, viagens, amigos, surras e surras, alguma vitória (não importa!)...até amores. Amores eu vivi!

Num homem real esconde uma criança que deseja brincar.”

“O deleite do artista naquilo que é passageiro, a alegria do artista que desafia todo sofrimento, é meramente uma imagem brilhante de nuvens e céu espelhada no lago negro da tristeza” (Rubem Alves).

Amados, esta é boa, muito boa...

Já havíamos falado com sabedoria inconteste da “Alegria Capivaril”....

Fala a verdade, como Capivara é alegre, jovial, destemido...Capivara!

Agora, noticiam recentes pesquisas, estudos conclusivos da comunidade científica: -

Pesquisas sugerem que a autocompaixão, aceitar as próprias imperfeições é o primeiro passo para uma saúde melhor”. (Folha, não dá pra não ler!)

He...he...além de feliz, descobre-se agora que “Capivara é saudável!” com suas imperfeições, penduradas.....e penduradas!

Capivaras, somos alegres e saudáveis!

Capivaras de todos os quadrantes, uni-vos!

E por falar em Capivara....eis que terminou um grande evento feito especialmente para eles – “Brasileiro Capivara, digo, Amador”...

Que lindo ver o solo sagrado do Clube de Xadrez São Paulo forrado por mais de uma centena de capivaras...muitos deles só aparecem nesse torneio. Que prazer foi reencontrá-los.

Venceu e convenceu, invicto, convicto o colosso de Nova Resende, nas Alterosas, o simpático e determinado professor Nery, figuraça daquelas – parabéns e sucesso rapaz!




Brito, Alceu, Joca, NERY,Vilela,Suzana e Gattas -  Posadas 2010!


http://www.youtube.com/watch?v=VDcghrSYvCQ
Surpresa, bela surpresa, na Semana Internacional da Mulher, a bela Líria Garcia (sortudo este tal de Gattass....) dá um tático ....Be5! no rapaz na última rodada e fica em belo 5ºlugar-parabéns!
Como foi a melhor feminino, por que não há o título de "Campeã Brasileira Amadora?"


Líria "lindinha" Garcia, Campeã Brasileira Amadora 2011!


(até de samba a Musa entende....!)


A lamentar-se, somente, a taxa de inscrição nada “amadora” de 80 pratas!
Percebe-se, salta à vista,  que estes “torneios oficiais” são verdadeiros “caça-níqueis” com chancela CBX.
Desde "Amadores" a torneios de categorias...(quando não se tem os famosos "convênios com hotéis" ou a casadinha "inscrição mais hotel obrigatório"....)

Por que não se busca patrocinadores, parceiros?
É mais fácil contar com o bolso dos inscritos, verdade? Verdade!

E os tais de árbitros? (como árbitro é chato!)

Eis que este pobre Capivara chega no solo sagrado do CXSPaulo e vê uma fileira de árbitros, a tomar lugar dos jogadores...em pleno salão principal do Clube.....sacrilégio!

No meu tempo, você nem sabia quem era o árbitro...hoje são mais de uma dúzia deles nos torneios ......que coisa!

Daqui a pouco...sabe o que vão fazer?
Vão tomar conta do “Aquário” do CXSP, lugar sagrado dos primeiros tabuleiros, das féras!

É um privilégio, uma honra jogar dentro do “aquário” do CXSP.....
Capivara paga promessa quando entra no "aquário do CXSP"....

Se não fizerem nada, teremos, daqui a  próximos torneios,  o seguinte diálogo.....

“Chega o Capivara e encontra o Pato olhando o “Aquário”...

Cadê os tabuleiros? O que aquele Cara com cara de mau está fazendo no “computador no.1”?

Pato responde: -“você não conhece? É o “Árbitro Internacional” n. 1, Chefe da Equipe de Árbitragem.....ohhhh!

Capivara não se contém, abre a bolsa e saca sua máquina fotográfica e clica o poderoso árbitro.....

Hummm....pra que....
Encolerizado, sua santidade arbitral levanta-se intempestivamente e corre ao encontro do Capivara incauto.....
Dedo em riste, brada –
“o Senhor está advertido! Fotos só nos 5 primeiros minutos.....”

Jacóia, Jacóia...como tem loco! E como Capivara sofre, como sofre...
A vida é dura caro Castor, muito dura!

Mas uma coisa devemos reconhecer - bravíssimo! - o "Campeonato Brasileiro Amador 2011" foi muito bem organizado, com rodadas pontuais, partidas publicadas....um esmero. Parabéns presidente Pablyto e equipe (nunca se esquecendo, Presidente, que ainda me deve uma revanche...) - sucesso!

Amados, a coisa agora é séria...

Vivemos tempos de mudanças....ditadores caem como peças de dominós no tabuleiro mundial.
Países oprimidos respiram tempos de esperanças – Cuba, amada Cuba, não tardará e livrar-se-á  de 52 anos de jugo, travestidos de “grande revolução”...oxalá!

E justo agora, pertinentemente, me deparo com interessante artigo publicado em já desaparecida revista argentina, por Luis Miguel Baronetto, hoje ativista de direitos humanos em Córdoba (abraços Soppé!).

Pelo surpreendente, surreal, brutal e comovente relato, resolvi transcrever-lhes (perdoem-me a tradução literal)

“Não vou relatar aqui a importância que tem o xadrez quando se está privado da liverdade, senão tão só uma experiencia pessoal que me permitiu acercar-me ao “mundo” do xadrez e com isso estender a tantos e tantas que se “acomodam com paciência” ante o tabuleiro, cravando seu olhar ao mesmo tempo que o cérebro funciona “a mil” diagramando o movimento próprio e imaginando as jogadas futuras, próprias e alheias.
Não me somei ao “clube de xadrez” emquanto o regime carcerário possibilitava outras atividades, fundamentalmente a leitura e atividades manuais.

Porém, depois de março de 1976, quando os militares se apoderaram do cárcere do bairro de San Martín, o general Sasiain aplicou o regulamento especialmente criado para os presos políticos, que proibia todo tipo de atividade.

A política era aniquinar-nos fisicamente, porém se não podiam fazer porque se tratava de presos detidos antes da ditadura, baixo a responsabilidade legal de tribunais judiciais, ao menos havia de se produzir o maior dano psicológico possível.

Por isso, nos tiraram tudo: -livros, canetas, lápis, cigarros, mate, ferramentas, rádio, jornais, revistas, jogos...etc.

E ai começa nossa imaginação de como resistir da melhor forma possível para sobreviver.

Com miolos de pão, “talhávamos” pacientemente cada uma das peças de xadrez.

As “pretas” foram feitas sujando a massa de pão com a própria sugeira do piso (nunca nos davam instrumentos e produtos de limpeza).

O tabuleiro era mais imaginário: -apenas marcado com algum resto de ladrilho, algo de pintura descascada da parede.

E sem esperar direito que se secassem as “peças”, já se organizavam as partidas, ao mesmo tempo que alguns “faziam guarda”, com o ouvido grudado na porta,evitando sermos surpreendidos pela patrulha militar que entrava para torturarmos a qualquer hora e sem motivo algum.

Se com sorte acabávamos o jogo sem estas interrupções, as peças eram cuidadosamente escondidas, até a próxima partida, que aconteceria preferencialmente nos horários onde, depois de tanto estar preso, já conhecíamos os prováveis horários das incursões militares.

Porém várias vezes fomos surpreendidos “em flagrante”. Recordo uma destas vezes, quando o então tenente Gustavo Adolfo Alsina, com toda prepotência militar, nos surpreendeu em plena partida.

Foi uma verdadeira desordem...

“Todos contra a parede; mãos para cima; pernas abertas; abaixem as cabeças”, bradava o militar com a certeza que nos aterrorizava.

E o xadrez no chão, mudo e solitário, negras contra brancas, damas, reis custodiados por bispos, cavalos e peões estrategicamente perfilados cem sua defesa....

Nem torres resistiram ao pisotear colérico aplicado pelo gorila de “verde” Alsina, que para demonstrar seu poder se regozijava destruindo aquelas “peças de migalhas” de pão endurecidas, esveltamente esculpidas para ajudar-nos a passar as tediosas horas de prisão.

Não houve discriminação racial. Peças brancas e pretas quedaram igualmente trituradas.

E depois de violentos golpes e “carinhos” em nosso lombo, pela transgressão de jogar xadrez com miolos de pão, e já satisfeito, o poderoso militar pelo castigo imposto, ficávamos a espera do próximo pão para que com seu miolo, outra vez, pacientemente econtrariamos com reis, rainhas, bispos, cavalos e peões, brancos e negros, que haveriam de se salvar dos ataques das torres inimigas, mas sempre mais benévolas que os pisotear do tenente Alsina.”
http://www.agenciacta.org.ar/auteur165.html






Bem amados, esta cativante história real, eu dedico a todos que lutam pela liberdade, por países com povos livres e soberanos, democráticos –

Viva Cuba libre!

Dedico também, com mais propriedade, a alguns Capivaras que encontro no tabuleiro da vida...
Entendiados, dizem que não vão jogar determinado torneio porque “é muito longe ir de Copa à Barra”....ou “de Sampa à Santo Amaro...”.

Infiéis caissanos....vocês deveriam ter conhecido o gorila Alsina....deveriam!

Jacóia, como tem loco!
Amados, amadas, mal-amados, iludidos, esperançosos....

"NÃO MORRA SEM LER"....
(não necessáriamente na ordem!)

1. A Insustentável leveza do Ser, M.Kundera.
2.  Quinta Coluna, Contardo Calligaris
3.  Os Sertões, Euclides da Cunha
4. A Tragédia da Rua das Flores, Eça de Queiroz
5. Nunca Mais e Poemas dos Poemas, Cecília Meirelles
6. Capitães de Areia, Jorge Amado
7. Ajedrez de Torneo, Bronstein
8. Estratégias Vitoriosas, Seirawan
9. Estratégia Moderna no Xadrez, Pachman
10. Los Siete Pecados Capitales en Ajedrez, Rowson.

NÃO MORRA SEM VER!

1. Vertigo, um corpo que cai.
2. Os Sete Samurais
3. Luzes da Cidade
4. A ponte do Rio Kwai
5. Perdas e Danos
6. Aconteceu naquela noite
7. Rio Bravo
8. O Falcão Maltez
9. Perfume de Mulher
10. Onde os Fracos não tem vez.




LAGOAS À VISTA!
....pro bom Capivara, ótima lagoa!



-Nova Petrópolis! Xadrez no Paraíso...não morra sem conhecer as Serras Gaúchas, no muerras....!
http://www.pousadabinashaus.com.br/eventos/images/stories/download/1o_Torneio_Aberto_Nova_Petrpolis_2011.pdf


- "Torneio do Caldeira"- inaugurando interessante "Circuito SISTREL de Xadrez Rápido", imperdível!


http://www.clubedexadrez.com.br/artigo.asp?doc=9221




E vem ai no Cube de Xadrez São Paulo o "Festival professor João Braga", afamado Braguinha... com a bela "bufunfa" de R$ 23 mil pratas em prêmios, sendo 10 milhas pro Campeão!...(poderia e deveria ser mais escalonado, professor!)  e organização do grande tricolor Carlos Carvalhinho - certeza de sucesso!


http://www.xadrezsemmisterio.com.br/abbrasil/jbragareg.htm

E no querido Paraguay, parabéns à fera Gaby Vargas e seu figuraça "papá Miguelito" pelo ótimo evento...força Britinho; Chang; Perdomito....

http://kaissapy.weebly.com/5/post/2011/03/inicio-el-magistral-copa-diesa.html

(não deixem de conhecer Luque e os amigos do "Chiquito"....saudades amigos!)



“Todo dia, ao amanhecer,
quanto mais tento te esquecer,
mais me lembro,
não tem jeito.

Desde quando eu te conheci,
nunca mais te tirei daqui,
do meu peito.
De que jeito?....”
(Roberto e Erasmo Carlos)



Se me perder, buscar-me nos torneios ou em meus devaneios!




Joca
Mulheres, felicidades!
09.03.2011
(Amore, saudades, muitas saudades...)







5 comentários:

  1. Joca, não é que não se busca patrocínio, é que não se consegue... Você, como um cara com muita estrada no xadrez, sabe bem que não é tarefa das mais fáceis... A única proposta que recebemos para o Amador deste ano, dava aos jogadores a metade da premiação e a inscrição era praticamente a mesma e o torneio nem seria no centenário CXSP, onde é mais fácil aglomerar a turma. E, na boa, para quem gasta para ir jogar IRTs no Paraguay e na Argentina, sem qualquer premiação em jogo, apenas pelo prazer do passeio, reclamar de 80,00 chega a ser irônico. Até porque, como vimos, o seu problema não era ir até o Clube, pois lá esteve todos os dias. E, sobre a fileira de árbitros, não sei se notou, mas era a turma que passava o PGN e entregava tudo completo até o fim da rodada. Como não podemos nos dar ao luxo de contratar apenas digitadores, eles são árbitros também e precisam ficar dentro do salão, para também ter os jogadores no campo de visão e estarem disponíveis caso sejam requisitados pelos jogadores. Quanto ao Aquário, concordo que é local apenas para as primeiras mesas e garanto que não trocarei os jogadores por árbitros lá dentro, em torneios que eu estiver participando da organização.

    ResponderExcluir
  2. E, complementando o meu comentário, gostaria de agradecer a sua presença entre os espectadores, compondo o coro daqueles que nos prestigiaram com visitas, o que demonstrou quão grande foi verdadeiramente o torneio. Críticas são direito de opinião e sei que de você sempre as receberei, em detrimento de qualquer elogio que pudesse ser feito. Mas, é um direito seu, eu sempre vou respeitar. Opiniões divergentes fazem parte da vida em sociedade, o que não pode haver é ofensa pessoal e má-fé. Um dia, quem sabe, eu conseguirei realizar um evento à altura dos seus elogios aqui neste espaço. Att,

    Pablyto Robert
    Capivara, antes mesmo de ser Presidente ou AI e até mesmo advogado, pai de família, etc...

    ResponderExcluir
  3. Capivara Presidente!

    (E o duro de tudo isso, é que ainda me deve uma revanche....perder pra árbitro e Presidente CBX é castigo demais, Caissa amada!).

    Presidente, devo sim me penitenciar....o evento foi muito bem organizado, com rodadas pontuais, partidas publicadas - parabéns!
    Vou acrescentar isso na postagem, questão de Justiça!
    E veja a sugestão de dar um título à melhor feminino, questão de justiça.

    Boa administração e se um dia voltar a jogar me avisa, não quero ir desta pra melhor com score negativo contra árbitro....não merecerei o Paraiso Caissano!

    sucesso e parabéns pelo evento!

    Joca

    ResponderExcluir
  4. Sugestão acolhida e falha reconhecida. Quando percebemos a data de término do evento, eu rodei as cercanias do torneio em busca de algum brinde digno para as representantes do sexo feminino, mas, pelo feriado, só tinha o mercado aberto e, convenhamos, aquele ali é só quebra galho... Devo voltar aos tabuleiros, só não sei quando. Parece que quanto mais tento marcar uma data, mais difícil se torna o retorno.

    Att,

    Pablyto Robert

    ResponderExcluir
  5. Parabéns aos organizadores desta edição Campeonato Brasileiro Amador, e também ao amigo Joca pela confecção e concessão deste espaço para manifestações diversas.
    Faltou apenas algumas palavras de elogio e reconhecimento e até um premio para os competidores do sexo feminino, ainda mais que o término do evento coincidiu com o Dia Internacional da Mulher. Parabéns para todas. Eduardo Oliveira

    ResponderExcluir