segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Borba-Viny faturou; Carioca - Santinha e Marcelinho; Interior - Dani Rangel; Taubate -Tiago; e o último torneio da década - Trovão da Gloriosa!

Papai Noel surrado pela princesa...


Fé em Caissa e Peão pra frente!







Ao Sérgio Melo,
flamante dirigente da
Galeria de Xadrez Borba Gato,
a Gloriosa!



Amados, queridos amados, inspirados, esperançosos...e os malamados, iludidos, embriagados...mas confiantes, sempre confiantes!

“O que saberás de mim é a sombra da flecha que atinge o alvo!”
(Clarice Lispector).


Amados, vivemos tempos interessantes...

Já na adiantada, prazerosa e aguardada “leituras natalinas”(como assim se refere o nobre e causídico setelagoano Mestre Ruy Furst – aquele abraço!) eis que o velho, bom e apaixonado Joca descobre que somos, nós, eu, você amado Capivara....somos feitos de estrelas...!

(Não vejo a hora, grande Jacóia, de contar esta história pro seu Estevam...ja pensou o bichinho, la no Rio Bonito, mamado que só....não vejo a hora!).

Capivara amado, por esta você não esperava. Fique mais animado a brilhar daqui pra frente!

Não vamos, claro, entrar nos mínimos detalhes, mas em síntese, a ciência acredita firmemente que somos uma combinação (olha ai, combinação à Morphy, Tahl,Shirov quem sabe?!) entre restos de estrelas (depois de gigante explosão) + hidrogênio + gravidade!

Para fixar bem e não restar duvidas....

Restos de estrelas + Hidrogenio + gravidade = feras (e o que é pior, Capivaras!)

He...he...colossos, capivaras de todos os gêneros, feras, barraqueiros, apaixonados e mamados...todos estelares!

E pensei que já tinha visto de tudo nesta vida....

Intigrante e interessante esta vida....o velho, bom e apaixonado Joca, depois de ter empurrado tanta madeira, surrado e ser surrado em dobro, irá desta pra a melhor...voltará a ser estrela!

(Eu já sabia...vivia dizendo pra "Ingrata da Tijuca" que no fim, ia todo mundo pro céu...nunca me acreditou!)

Mas amados, (como tem loco Jacóia!), e  isto não é lá o principal...saibam que o que intriga os cientistas, o que “faz subir as setas” dos malucos é a duvida –

- somos um “produto”de toda aquele “acidente” ou simplesmente, apenas "um acidente"?
Mas vamos deixar este papo brabo pra 2011...Ano Novo, Vida Nova!

“...Uma das mais importantes qualidade que você pode desenvolver para jogar xadrez é uma mentalidade que chamo de consciência do alvo. Quando você adquire esta mentalidade, estará sempre procurando formas de explorar as debilidades do seu adversário. Você se apaixonara tanto por essa idéia que, quando jogar, ficara obcecado pela criação de alvos (pontos débeis) na posição do adversário.

Uma vez que o alvo se materialize, você deve sistematicamente procurar formas de ataca-lo e não deve sossegar enquanto cada devilidade do su adversário não se transforamr em uma vantagem para você!...” (Y.Seirawan, Estratégias Vitoriosas no Xadrez)

Galeria de Xadrez Borba Gato, a Fabulosa!

Sabadao natalino e o tradicional "Torneio Papai Noel" levou meia centena de capivaras para a terra de Santo Amaro (uma curiosidade boba, alguém ai já conheceu algum Amaro?)

Uma preciosidade, digo melhor, uma prova da santidade Caissana, de toda sua gloria e sabedoria,da beaticidade da deusa Caissa é a Galeria de Xadrez Borba Gato...
(outro verdadeiro milagre, logo saberão, foi o Marcelo Santos no “Carioca”...e bota milagre nisso!).

Saibam, amados, que por ocasião das obras de ampliação do metro (He...he..a cariocada chama ônibus integrado de metro de superfície”..hahahuahahua!) toda a Galeria onde se encontra o Clube e todas as lojinhas vizinhas...iriam pro beleléu....!

Capivaras de todos os quadrantes, alegrai-vos!

Não só a Gloriosa está de pé, como em muito em breve iremos lá empurrar madeira com metro na porta – Caissa bendita e gloriosa!

Com imensa alegria o velho Joca retornou ao Borba. Reviu os amigos, tomou o cafézinho do Melo (não morra sem tomar o cafezinho do Melo!), foi bronze e levou champagne pra casa!

Campeão foi o figuraça talentoso, o Colosso da paulicéia, Viny Catozzo, são-paulino dos bons, claro!

Um certo rapaz, alegre rapaz, cujo “nic”é um pretencioso “Jovem Fischer”...he...he...foi sarrafado e ficou la pra trás...a vida é dura jovem Fischer, dura caro e danado Castor!

http://www.gxbg.com.br/

Destaque para a talentosa Julia Alboredo com seu brilhante 5º. Lugar, tendo sarrafado o velho Joca – parabéns!

(só não brilhou mais, deduzimos,  a encantadora jovem devido a horrenda camiseta que ostentava a princesa, daquele timinho sem-ter-nada 2010....judiação, certamente a culpa é do pai, certamente!)

E querido Zakowics...freguezão dos bons...quem sabe em 2011 você ganha uminha do Joquinha...hehe!

Bem caro Melo-velho-de-guerra, muito sucesso e grandes eventos em 2011 – uma marca registrada do Borba Gato, o clube mais ativo do Brasil!

Talvez esteja sendo injusto com o Clube de Xadrez de Curitiba, o Majestoso...acredito que sim!
http://www.cxc.org.br/

E eis que no meio do caminho tinha um torneio...tinha um torneio no meio do caminho...

I Relampado Aniversario de Taubaté...e lá foi o Joca, velho e apaixonado Joca.

Entre Sampa e a Cidade Maravilhosa (Alicinha amada!) eis que o velho Joca foi empurrar sua madeirinha na cidade do Mequinho! Ora cidade do Mequinho.
E por falar nele, logo-logo vocês terão o prazer de adquirir seu novo livro, contendo 40 de suas melhores partidas, com analises dele, o que é o melhor.

Venceu e convenceu (ta certo que escapou do Joca) o analista do homem, o figuraca do Tiago Pereira. O Joca foi 4º com muita luta.

Grato ao grande Zé Cavalcanti pela hospitalidade e Flavinho Magal, to virando freguez, mas aguarda o velho Joca, aguarda! E Luciano Lima, desculpa a sarrafada rapaz!

Amados, há tempos, ( nenhuma queixa, apenas um desabafo ) que com o Joca é a mesma rotina, rotina de quase meio século –

- bolso vazio, coração apaixonado e amigos pra todo lado!

(com relação ao “bolso vazio”, por favor, guardem segredo, a amada sabe é claro, mas por enquanto, faz de conta que não sabe de nada....)

Vou querer mais o que? Vamos que vamos, Fé em Caissa e Peão pra frente!

E a ótima noticia, amados, é que o ultimo torneio do século ainda está por vir....Trovão da Alex, a Gloriosa!, nesta quinta!





Quer coisa melhor – surrar a cariocada no ultimo torneio da década! Não perca, quinta la atrás do Amarelinho e para não dar azar, recomenda-se tomar um choppinho antes e depois!
(se tudo der certo, o choppinho ajudou; do contrario, faltou mais choppinho!)
(mas mandem e-mail para o Blanquinho...o rapaz tá meio rigoroso com o tal valor da inscrição...rapaz nervoso este tal de Blanquinho....(joseblanco@uol.com.br).

E como prometemos anteriormente, eis que Caissa com toda a sua sabedoria, fez o que muitos já glorificam como o milagre da década – Marcelo Santos foi vice no "Carioca"!

http://www.fexerj.com.br/novo/

Pra dizer a verdade e por justiça, o simpático Marcelinho, o apaixonado de Araruama,  pode, com muitos méritos,  se considerar campeão do Carioca!
Afinal, Santinha nadador fez 6 em 6...faria 9 em 9...enfim, ta batendo forte o colosso da Barraca do Sapo, em Copacabana.

Os cientistas deveriam estudar este rapaz, e saber como ele aprende xadrez...nadando em Copa; vendendo cadeirinha na barraca do simpático Sapo e ainda azarando as menininhas....grande Santinha. (e nem vou falar nada das escapadas naquela Vila famosa, não vou não....!)

Parabéns Marcelinho Santos! Não perca quinta na Alex- leva aquele pontinho certo pro Joca!

E paralelamente ao "Carioca, o Campeonato do Interior marcou nova vitoria daquele que já dissemos, deve ser o maior talento jovem carioca no momento, o figuraça do Dani Rangel, o colosso de Vila da Penha.

Rapaz, também te espero na Alex, pra sua revanche....hehehe!

“...e o controle das casas centrais passa gradativamente para as pretas. Aos poucos se torna claro que as brancas não tem nenhum plano de jgo e esta meramente preocupadas com o “desenvolvimento”.
Talvez alguém pudesse safarse jogando assim na virada do século, mas hoje todos os mestres começam a estabelecer planos para o meio-jogo, a partir do 6º ou 8º lance.
Não há forma melhor de acabar em uma osicao restringida do que buscar apenas o desenvolvimento...”"
(M.Botwinnik, comentando sua partida contra Sokolsky, 1938)


Amados, fim de ano, fim de década, tempo de reflexão, de balanços...

Vamos recordar daquela linda partida....e aquela que “estava ganha”, capivarada, e a vaca foi pro brejo...daquela pendurada estelar....culpa da seta, claro!
Vamos recordar as vitorias, os bons momentos (nada se compara a surrar a cariocada!), as viagens, os amigos...a amada!

Eu acho que já falei, sou fã de carteirinha do tal do Baudelaire –

"O homem  é filho do prazer, não da necessidade!"


Ate quinta no Trovão da Alex....levem panetone, pois a champagne o Joca vai levar. (aquela mesma, aquela do Borba!)



JOCA DEDEUS

Que importa o rating, se tens tua arte!
Como a dos mestres, na tua grandeza,
Ganhando torneios, prêmios de beleza
Um amante da Caissa como Bonaparte.
(José Maria Cavalcanti)



Grato grande Cava!
http://bollog.wordpress.com/

Prestigiem a bela coluna do ótimo cronista Leandro Salles!
http://www.parana-online.com.br/colunistas/326/82477/?postagem=O+JOGADOR+WIKILEAKS



Se me perder, buscar-me nos torneios ou em meus devaneios...



Joca
Rio fervendo..38º! (21.12.2010)

2 comentários:

  1. Fala grande patinho, saudades hein
    Fica com Deus e que neste Natal lhe traga mais alegria e saúde que tanto esbanjas!
    Fé nela (Caissa) pois ela não abandona ninguém, nem o pobre do seu amigo aqui (kkk)
    Abraços e sucesso !!
    Raul

    ResponderExcluir
  2. Rauzito, grande árbitro e professor...

    Saudades também professor!
    Cria coragem, negocia com a Megera amada e aparece nos torneios em 2011!
    Mas aparece pra apanhar, esse negocio de árbitro é para chatos....!

    Feliz 2011 a você e todos os seus!

    Joca

    ResponderExcluir