terça-feira, 16 de novembro de 2010

IRT da Gloriosa, Viana Campeão!; Abertos e a Chorona não levou... Nova Iguaçu, Curilinda; Popular-RJ, C.Goytacazes, UERJ; Pan Feminino....

Viana;Bráulio;Bil;Joca;Carlos;Kleber;Mano e Cháuca
Majestoso Teatro Municipal do Rio!


Joca - Angelo Bil, the kid!
(tabuleiros digitais...cafezinho, bolachinha...
e surra na cariocada!)




“....mas me preocupo pelos homens, e pelos milhões de seres humanos que, podendo ler, renunciaram a fazer isso. Não só porque desconhecem o prazer que perdem, mas porque estou convencido de que uma sociedade sem romance, ou na qual a literatura foi relegada, como certos vícios inconfessáveis, às margens da vida social e convertida mais ou menos num culto sectário, essa sociedade esta condenada a se barbarizar no plano espiritual e a pôr em risco a própria liberdade...”(M.Vargas Llosa)


Amados, amados amantes, malamados, sonhadores, esperançosos...


“....De uma maneira sub-reptícia, as palavras reverberam em todas as ações da vida, até mesmo nas que parecem muito distantes da linguagem. Isso, na medida em que , graças à literatura, evoluiu até níveis elevados de refinamento e de sutileza nas nuances, elevou as possibilidades da fruição humana e, como relação ao amor, sublimou os desejos e alçou à categoria de criação artística o ato sexual.
Sem a literatura não existiria o erotismo.
O amor e o prazer seriam mais pobres, privados de delicadeza e de distinção,da intensidade a que chegara odos aqueles que se educaram e estimularam com a sensibilidade e as fantasias literárias. Não é exagero afirmar que um casal que haja lido Garcilaso, Petrarca, Góngora e Baudelaire ama e usufrui mais do que outro, de analfabetos semi-idiotizados pelas series de televisão. Em um mundo iletrado, o amor e a fruição não poderiam ser diferenciados daqueles que satisfazem os animais, não iriam alem de mera satisfação dos instintos elementares: copular e devorar....”(M.Vargas Llosa)

Amados, mundo Caissano " fervendo”...tempos de muitos eventos, muitos acontecimentos: -lá como cá, madeira pra frente, viva a Capivarada querida!

Alekhine, sem duvia, uma das mais brilhantes, controversas e intrigante personagem da historia Caissana, a certo ponto no interessante “Legado!”, que tive o prazer de conhecer na boa biblioteca da Alex, a gloriosa, diz a certa altura, referindo-se a um certo pupilo:-

“....estas partidas ponen de relive hasta que punto se há desarollado em él la voluntad de no perder.
La voluntad de ganar, la de vencer a no importa qué adversário llegará más tarde, com el tiempo e la experiência...”



Talvez esta seja uma das principais lições que podemos extrair do  nosso xadrez: o estimulo à vitoria, à superação dos obstáculos-não há limites para a ambição da vitória!

E para o que mais serviria o xadrez?

A simples pergunta, que invariável mente faziam ao grande Borges – “Para que serve a literatura ?” irritava profundamente o grande autor de "El Jardin de Senderos que se Bifurcan"...

Parecia-lhe uma pergunta idiota, e ele respondia:

-“A ninguém ocorreria perguntar-se sobre qual é a utilidade do canto de um canário ou das cores do céu do crepúsculo!”

Pois bem, por que será que dois marmanjos passam horas e horas defronte um quadrado, mexendo figuritas de madeira? Fim de semana ensolarado, Megera irada, Grumari te esperando....e a capivarada tá lá empurrando madeira? Que paixão insana será essa...?

"En su grave rincón, los jugadores
rigen las lentas piezas. El tablero
los demora hasta el alba en su severo
ámbito en que se odian dos colores.


Adentro irradian mágicos rigores
las formas: torre homérica, ligero
caballo, armada reina, rey postrero,
oblicuo alfil y peones agresores.


Cuando los jugadores se hayan ido,
cuando el tiempo los haya consumido,
ciertamente no habrá cesado el rito.

En el Oriente se encendió esta guerra
cuyo anfiteatro es hoy toda la tierra.
Como el otro, este juego es infinito..."
(Jorge Luis Borges, "Ajedrez")


Quando nos perguntarem, Capivaras amados, para que serve o xadrez, poderíamos dizer que ele nos dá uma suposta ilusão de super-homem; talvez o gosto da vitória dos outroras conquistadores; seríamos gladiadores mentais; ou por outro lado, (terrível outro lado!) o amargo gosto da cicuta chamada derrota...

Sem falar nas viagens....com o xadrez faríamos companhia cavalgando junto ao esquálido Rocinante e a seu desregrado cavaleiro pelas terras de Mancha....de Sete Lagoas( abraco Ruy Furst); Caxias do Sul; Botucatu (grande Jacóia!);Curilinda (Acyr, me aguarda); Belô (boa sorte em Cali, galinho Crisolon!)....ou uma querida e caliente Asunción (nos vemos amigos!)/

O xadrez pode até, como o Deus Cupido, te trazer amores....o velho e apaixonado Joca é testemunha....pobre, sofrida mas privilegiada testemunha!

O que é a vida sem os amores...?

A verdadeira vida, a vida por fim esclarecida e descoberta, a única vida, pois, plenamente vivida, é a literatura” já bradou um inspirado Marcel Proust...

Permita-nos, doce e refinado finado, incluir ai nosso xadrezinho...

Afinal, os compromissos da vida, a batalha pela sobrevivencia, tudo isso e mais um pouco, podem fazê-lo abandonar as grandes, épicas e diletantes batalhas do tabuleiro.

O velho Joca tem, lastimavelmente, perdido muitos amigos, feras e capivaras, durante os anos...
Chego a sentir certa comiseração por eles. Muitos estão ricos (torço por eles!) e bem vestidos, mas certamente menos competitivos, efusivos...digo até felizes, afinal, como são alegres os Capivaras!

Capivaras de todos os quadrantes, uni-vos!


“....A literatura não diz nada aos seres humanos satisfeitos com o seu destino, de todo contentes com o modo como vivem a vida. A literatura é alimento de espíritos indóceis e propagadora da inconformidade, um refugio para quem tem muito ou muito pouco na vida, onde é possível não ser infeliz, não se sentir incompleto, não ser frustado nas próprias aspirações....é um modo astuto que inventamos para nos mitigar pelas ofensas e imposições desta vida injusta que nos obriga a sermos sempre os mesmos, enquanto gostaríamos de ser muitos, tantos quantos fossem necessários para satisfazer os desejos incandescentes de que somos possuídos....”(M.Vargas Llosa).



E eis que, nos Jogos Abertos de São Paulo, na bem cuidada e querida Santos, “a vaca foi pro brejo, de vez!”...

Um regulamento esdrúxulo, comum para todas as modalidades, fazem um anacronismo caduco, que perdura ano após anos.
A principal competição poli-esportiva do Brasil precisa de mudanças!
Valendo-se dele, do regulamento,  eis que a outróra flamante e pujante Sorocaba, de tantas glórias, com um clube sede própria no centro da cidade, após ser sarrafada no tabuleiro por Botuca, entra no tapetão e mesmo contra as robustas provas apresentadas, ganha “na marra”manchando o brilho dos Jogos...
Jacóia, como tem loco!

Coisa feia: -montaram uma equipe de aluguel, entraram no tapetão....e no final, providente Caissa, lamberam sabão....He...he...he! nem bronze a equipe chorona levou...
Caissa coroa certo por casas erradas...!

Perdomito, Eugenito.... e Cia, no chores por mi Argentina, digo Sorocaba..!

Tudo bem que foram prejudicadas pelo surpreendente placar de 4 a 0 sofrido, estranhamente....por Botucatu (que teria acontecido, alguém desconfia?) essa sim, a campeã moral dos Jogos.Sem tirar os méritos da campeã de direito, Mogi das Cruzes- parabéns!
Mogi do grande Benitez, figuraça Benitez, abraço rapaz!

Sorocaba nos aguarde....nos próximos anos faremos questão de aplicar-lhes um novo correctivo à altura de suas apelações. Dura esta vida caro Castor, muito dura!

Quem viver verá!

Quanto aos Jogos, faz-se necessário mais empenho dos dirigentes para que cada modalidade tenha seu regulamento próprio, considezente com a categoria. É o óbvio.
O próximo presidente FPX, o grande (a cada dia mais grande!) Ramón (aquele abraço!) poderá tentar reverter esta questão, que atrapalha e tolhe o insipiente xadrez profissional tupiniquim.

http://www.santos.sp.gov.br/jai2010/page.php?36

E eis que este privilegiado caissano, já na Cidade Maravilhosa, honrosamente participou do "IRT Desafio Clássico da Alex", entre 12 e 15, um fechado com 8 jogadores.

http://www.alex.org.br/alexonline.htm

Cháuca, Viana e Joca

Com a organização perfeita dos Convergentes e a dinâmica direção do José Blanco, o mister Alex, e arbitragem do gentleman Leo Mano, o Joca fez o que mais gosta: -bateu na cariocada!
(como sempre, a maioria de flamenguistas, he...he!)

http://www.chess-results.com/tnr40241.aspx?art=4&lan=10&m=-1&wi=1000

He...he...e olha que as duas derrotas, gambiteiro de Friburgo, o Kleber Victor e o campeão, Dirceu Viana, estávamos melhor! "Capivara não tem seguro", não mesmo!

Como é bom bater na cariocada....


Cariocada - amados y freguezes...
(almoço delicioso no Amarelinho da Cinelândia)
(não morra sem tomar um choppinho no Amarelinho!)

Parabéns a Alex e Convergência pelo primoroso torneio, talvez o mais organizado já visto nesta terra de São Sebastião do Rio de Janeiro: - mesas com tabuleiros censores (coisa de primeiro mundo!);transmissão ao vivo na net; horários pontuais; cafezinho; bolachinha (carioca vive chamando bolacha de biscoito!?)...enfim, belíssimo!
Amados cariocas, sempre me convidem para ganhar um ratinzinho....
Sinto-me, repito, lisongeado!

Santinha;Joca;Alicinha e o grande Masca!


Algum público prestigiou a prova, nos dias chuvosos de feriado. Exceção do domingão....Santinha;Marcos Diaz;professor Carlos Henrique "não puderam, estranhamente ir"....
Certamente uma festiva comemoração na orla de Copacabana atraiu os animados rapazes...

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/fotos/2010/11/veja-fotos-da-15-parada-gay-de-copacabana.html

(dizem, as más linguas, claro, sempre elas, que o Santinha veio correndo de S.Paulo para estar aqui no domingo....)

E na velha e boa formula....

Convergentes x Fexerj = Torneios!

Muita coisa vai rolar neste fim de ano...ja negociem com a Megera e vamos que vamos....nem que seja pra jogar 1.d4! sem preparar muito....

A Cariocada amada doou ratinzinho pro Joca...!



"Dia Internacional do Xadrez" no próximo dia 19, nascimento do  mito Capablanca y Graupera, ótima iniciativa do dinâmico Clube de Xadrez de Três Rios, trazendo o simpático MI Dragão pra simultânea. Parabéns a todos!



El gran Cháuca segurou o campeão Dirceu Viana!




LAGOAS À VISTA!

...pro bom capivara, boa lagoa!




- 19 a 21 de novembro "Aberto do Brasil Curitiba Itaipu-Binacional" - imperdível!




- 20 novembro - "1o. Festival de Xadrez de Santa Cruz da Serra" - novo feito Convergente!

http://realsociedadexadrez.blogspot.com/

- 20 a 21 - "Regional Fexerj de Nova Iguaçu", com o selo Baratinha...(vamos marcar aquele shoppinho Presidente!)

http://www.fexerj.com.br/novo/folder/2010/regional_ni2010.html

(a premiação é merréca, mas a inscrição é "na faixa", e ainda vai ganhar um abraço do Migueis! prestigie!)

- 27 e 28, "IRT de Campos de Goytacazes"!

http://irtcxcconvergencia.blogspot.com/

- 27 e 28 - "Popular do Rio de Janeiro" - um dos mais tradicionais do Estado!

http://www.fexerj.com.br/

(don Baratinha, segundo propalam, "vai colocar a mão no bolso": - grande premiação será anunciada!
E vejam lá no site um monte de Regionais previstos...nada como uma Convergência pra cutucar a onça...! E olha que já colocaram um IRT na data....!

- 28 a 04 de dezembro, "Pan-Feminino" em Campinas, título de WGM!


Parabéns Ginão e Martínez!  Viva as Princesas!


01 a 05 dezembro "Festival UERJ 60 anos"! - nos vemos por lá....




Eu sou aquele amante à moda antiga...



Se me perder, buscar-me nos torneios ou em meus devaneios.....



Joca
Indo bora pro querido Paraguay!
16.11.2010













7 comentários:

  1. Mestre Joca, é um prazer voltar a manifestar-me neste espaço que, diga-se 'en pasant' "tá bombando"!!! Parabéns!! Queria saber do senhor se o IM Luis Henrique Coelho participou do Jogos Abertos do Interior??? Pelo que sei, ele anda meio afastado das competições enxadrísticas, e o que é pior está "envolvido" com o dito cujo jogo do poker. Lamentável.

    Um abraço. Landerine.

    ResponderExcluir
  2. Prezado super-herói,

    Que prazer tê-lo de volta - este espeço é seu, tenha certeza-use e abuse!
    O afamado MI Coelhinho, ora cidadão Santista,morador privilegiado defronte à bela praia do Gonzaga, esteve sim lá em Santos onde, eu vi!, foi surrado inapelavelmente pelo Milos...
    Tive oportunidade de conversar com o Bichinho e me disse que está animadíssimo a voltar a jogar mais, pois apesar de o Poker dar mais dinheiro, ele gosta mais do xadrez.
    Torcemos pela volta do Coelhinho.
    Me manda um e-mail que passo o e-mail dele.

    abraços do Joca!
    joxadrez@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Joca, não confunda ratinzinho com hamster chinês! Trate bem dos seus. Eles comem frutas e sementes. O bebedouro deve estar sempre limpinho e abastecido. Volte sempre! Leo Mano/RJ

    ResponderExcluir
  4. Olá grande "patinho"....saudades.....
    Primeiramente, guarda um Rybka pra mim por favor, ainda tenho aquele Fritz 10 que comprei de ti, mas gostaria de ter o Rybka e mais tarde quem sabe um chessbase.
    Agora deixa eu te dizer: Meus alunos do estado foram campeões da categoria pré-mirim (até 12 anos), tanto no masculino quanto no feminino. Foi na última sexta (19/11) pela fase Diretoria de Ensino de Suzano. O saldo no ano nesta competição que o Estado organiza foi de 2 ouros, 1 prata e 2 bronzes. O que achas ??

    Amigão, fika com Deus e quero te dar um grande abraço antes do Natal.
    Prof Raul

    ResponderExcluir
  5. Todos nós nesta vida temos o direito de expressar a nossa opinião a respeito dos acontecimentos. Porém, antes disso, temos o dever de conhecer a veracidade dos fatos que nos levaram a dar essa opinião, para não cometermos injustiças e não envolver nome de pessoas e cidades que trabalham seriamente. O poder da informação é muito grande e para ser usado com responsabilidade deve seguir as regras éticas que regulam o jornalismo brasileiro. A maior falha da Internet é que esse meio de comunicação permite que qualquer indivíduo, sem qualquer qualificação e, consequentemente, responsabilidade para tal, veicule fatos não verídicos, envolvendo nomes de pessoas e de cidades.
    Em primeiro lugar, não ganhamos na marra. Houve um julgamento e o resultado do match prevaleceu (Botucatu 2,5 x 1,5 Sorocaba). Em segundo, o réu era Botucatu e não Sorocaba. Logo se alguém tem que ser julgado são os dirigentes do xadrez da cidade de Botucatu. Nós, dirigentes de Sorocaba, preocupados em não prejudicar a cidade de Botucatu e o nosso colega, André Jacóia, o qual respeitamos muito, avisamos a ele, com três dias de antecedência aos fatos, que Botucatu na sua equipe de xadrez estava irregular e que se ocorresse um match entre as nossas cidades, teríamos que tomar providências. Porém, infelizmente, Jacóia não confiou na nossa informação, o que foi um erro. Regulamentos existem, corretos ou não, justos ou não, para que sejam cumpridos, justamente para evitar que saiam vencedoras pessoas que gostam de levar vantagens e se colocam acima de tudo, sem se preocupar com mais nada e com ninguém. É dever do atleta não se inscrever por uma equipe quando se esta irregular e também é dever do dirigente checar as informações e a situação do atleta para não prejudicar a sua cidade. No momento em que se faz parte de um torneio, isso quer dizer, de modo tácito, que a equipe e os atletas concordam com o regulamento em si. Isso é profissionalismo! Sentimos muito pela cidade de Botucatu, que foi muito mal representada nessa modalidade, com total falta de profissionalismo nos matchs seguintes ao episódio. Que vergonha! Se as regras não são justas na opinião de Vossa Senhoria, ali não era o foro indicado para a discussão disso, pois ao fazer parte do torneio, a equipe de Botucatu se submeteu ao regulamento. Se não concordavam com ele, não participassem.
    Em relação à equipe de Sorocaba, 60% dos atletas são sorocabanos e apenas três não são daqui, mas trabalham para elevar o xadrez sorocabano. As outras equipes, em sua maioria, também continham jogadores de outros locais, inclusive a qual Vossa Senhoria se refere. A nossa equipe de aluguel saiu em quarto lugar de modo honrado. Ninguém se vendeu ou entregou partidas. Marcamos pontos para a nossa cidade e nosso trabalho foi valorizado e coroado na XII Copa Franco Montoro. Perder faz parte do jogo. Estar irregular, não!
    Em relação às ameaças feitas por Vossa Senhoria, somos muito maiores do que isso. Não tememos nada. Não agimos na calada da noite e nem fugimos dos locais de competição para deixarmos de cumprir os nossos compromissos. Os interesses de nossa cidade e do xadrez que nós representamos estão acima dos nossos interesses pessoais.
    Esperamos que Vossa Senhoria tenha a dignidade de nos dar o direito de resposta no seu blog. No futuro, gostaríamos que Vossa Senhoria não se manifestasse nem a favor e nem contra as nossas pessoas e cidade de modo leviano, sem ouvir com antecedência os fatos. Realmente, esperamos que Vossa Senhoria, responsável por um blog de conteúdo jornalístico, respeite as normas de jornalismo que valem em nosso país (apuração correta dos fatos e direito de resposta em casos como esse, onde pessoas são citadas e não foram ouvidas). Subscrevemo-nos respeitosamente, mas indignados.
    DIRETORIA DO XADREZ CLUBE SOROCABA

    ResponderExcluir
  6. Amados Sorocabanos,

    Este espaço sempre estará à disposiçao para comentarios e criticas, use-o e abuse-o!
    A resposta do Joca se fará no proximo post.

    sucesso!

    Joca
    Rio, 29.11.10

    ResponderExcluir
  7. Ao amigo Joca de Deus

    Que importa rating se tens tua arte!
    Como a dos mestres, na tua grandeza,
    Ganhando torneios, prêmios de beleza
    Um amante da Caissa como o Bonaparte

    Uma homenagem ao talento e trabalho em prol
    do xadrez.
    http://bollog.wordpress.com
    Abraços do seu amigo, José Maria Cavalcanti.

    ResponderExcluir