quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Nova Iguaçu...UERJ....Goiânia....Interclubes Carioca...IRT São Bernardo....Shopp Gaudalupe...e o Titã de Macacu....


UERJ 2010 - grande torneio!


Dura esta vida grande Castor....





Amados, amantes, malamados, apaixonados, aguerridos esperançosos....insuperáveis barraqueiros de todos os quadrantes....



...Una partida de ajedrez puede considerarse como uma obra de arte, como uma piexa de madera talhada que comienza com la siembra del árbol: la Apertura; el corte, selección y elaboración de la madera: Médio Juego; y el acabado de la talla de madera: el final.
El artista tiene em su mente, desde un inicio, lo que quiere diseñar y crear...”
(Ajedrez para Todos,Curso Médio, GM Silvino Garcia, MI Gerardo Lebredo y outros, ISLA,Cuba 2000)

Dias animados temos vividos, animados....he....he....

Nova Iguaçu, capital financeira da malamada Baixada Fluminense...domingão agradável com seus ótimos 20 graus (e tinha carioca com blusao de frio!)....e o local era o “Capanema’s Bar”, no centro, especializado em frutos do mar....

Mas que frutos do mar que nada.....o que rolava lá era a capivarada assanhada regada a cervejinha.....e madeira pra frente!

Por estas coincidências (adoro coincidências) do destino, do acaso, o local foi, na década de 70 residência de dois enxadristas, dois renomados representantes da fabulosa IBC, Dílson e Flavio Araújo –coisas de Caissa, capricho da deusa, sem dúvida.

Ida e volta, 5 min K.O., peruada pra cá, chorão pra la....e noite a dentro, o “Fechado do Capanema’s Bar” finalizou....

1/2 -Joca e Ale chorão Campos 6,0
3.professor Roberto, em grande forma, 5,0
4/5 Josimar e Célio 2,5
6. Mike Nelson, o mister Araruama, com 2,0
No desempate, o Joca meteu 2 a 1 no freguês Alexandre chorão Campos, botagoguense sofredor.
Como chora o rapaz.....todos “piruavam” suas partidas, todos contra ele coitado...como chorou o colosso do Posto 13 iguaçuano...
Amigos...amada....amada e amigos, xadrez, cervejinha gelada....que mais um mortal caissano precisa?

Privilegiado esse Joca....velho e apaixonado Joca.

Afamados amigos, parcos inimigos, caros leitores, detratores sofredores – viva la vida!

Já na terça-feira braba, feriadão pátrio – viva a pátria amada com Serra Presidente!

A lagoa da vez .....a maucuidada e cinzenta UERJ da Tijuca. A lagoa da Convergência ...madeira rolou....rolou e voou, literalmente.....he....he.....

Afamado Castor, a vida é dura!

Antes de mais nada, face aos acontecimentos protagonizados pelo “colosso de Cachoreiras do Macacu”, que literalmente arremessou seus trebelhos contra o simpático Perrone, melindrado pela surra que levou, Xadrez y Torneios tem a alegria de anunciar-lhes nosso primeiro produto, voltado aos enxadristas que tem a "sorte" de enfrentar figuras melindrosas, por assim dizer....

Doravante, este colosso de Macacu será chamado de “O Titã de Macacu”!

Em primeira mão, a espetacular, esplendorosa, magnífica e alterosa.....



“SUPER ARMADURANCE - ANTI-VILELA’S SHOCK PROTECTION ”



Dotada de liga leve e resistente, te protegerá caro enxadrista, dos humores vilelanos e de outros menos afamados, mas igualmente irados....(haverá uma versão com capacete, mas as pesquisas indicam que o alvo predileto destes brutamontes é a região peitoral.)

Você se sentira protegido, não do talento, disso não tem jeito, mas dos arremessos de peças, portentosos arremessos! Nem um arranhão, nada, você, ao contrário do seu Rei, muito provávelmente, sairá ileso tenha certeza!

Desde já, como forma de colaboração ao xadrez carioca, especialmente, preocupados que somos com a saúde da cariocada, nos prontificamos a fazer uma doação à Fexerj para que a disponibilize em seus eventos (já vamos estreiá-la no próximo sábado, Estadual Blitz no Tijuca T.C.).
Compareça, caro leitor, ao menos para cohecer a "Seper Armadurance".

Baratinha sempre diz que a Fexerj não dá dim-dim...(por que será então que ele não larga o osso?).

Com relação aos Convergentes, a história é outra........como seus principais dirigentes posam de endinheirados em tour pela Europa, tomando vinho do Porto com salmão à beira do Tejo, cobraremos um precinho, mas simbólico, claro.
Não morra caro caissano sem beber um Porto à beira do Tejo!

Nada que não dê oportunidade de ambas as associações de protegerem a integridade física de seus jogadores contra a fúria do “Titã de Macacu”!

"O xadrez é muito, muito violento Joca, o esporte mais violento do mundo!”- assim me consolou o caro Dr.Eimar, mineirinho dos bons, quando o Joca pendurou torre inteira no blitz do Magistral de Araruama (quanta saudade caro Mike! parabéns pelo aniversário!) em partida com o Andrey Neves, o colosso amazonense.

Mas a vida tem das suas e o nobre Perrone (a vítima, com a pansa doendo até agora!) deu reposta “de pelica” ao maucriado Titã –informou ao arbitro que a partida era tablas!

Isso mesmo, o Titã de Macacu apanhou, caiu sua seta, jogou madeira no adversário...e ganhou meio ponto!

Um protegido, um abençoado de Caissa, sem dúvida!

E, acreditem e saibam, incrédulos caissanos, que já houve entre a cariocada (só podia ser!) um precedente ainda mais ranqueado....

Numa destes “arranca rabos caissanos”, peça pra cá, peça pra lá, “elogios mútuos”, relógio no chão, um bafafá danado....ambos os adversários, isso mesmo, ambos os adversarios foram agraciados, pelo senhor arbitro (como arbitro é chato!) com um ponto cada....he....he!

Tem razão meu afamado amigo de Botucatu, 2974 de marvada, tricolor dos bons:

-”Joca, como tem loco!!”

http://www.xadrez.esfinge.org/

Mas a vida só é vida com paixões y paixões.....viva os apaixonados, eternos apaixonados!

E por falar em apaixonados....hum.....a grande fofóca no momento no mundo caissano carioca (sim, por causa da amada o Joca ta sempre por aqui!) é uma caso raro de dupla espionagem....

Que ninguém nos ouça, mas todo mundo sabe que o querido Marcelo Santos é espião Fexerj.
 Mas, amados, rola o boato que o elegante e apaixonado de Araruama é agente-duplo, servindo tanto a Fexerjianos como Convergentes.....quem diria!


Querida Alicinha não pode com o campeão Wagner!


E o que é o amor pelo xadrez.....

O Fexerjiano 2974 Marcelinho Einhorn apareceu de fininho no fim do torneio da UERJ....(cá entre nós, o bichinho tava louco pra jogar, mas segundo as más línguas, levaria o Chefe a íra supremama se assim o fizesse).

Mas apanhou uns blitz, claro, ninguém é de ferro e que o Chefe o perdoe.
Participou ativamente da palestra show ao final do torneio e, sob iniciativa do mordás Sergey, foi aclamado “novo Convergente” sob urras e aplausos!

Todavia, categórico e firme, negou a honraria, dizendo-se um Fexerjiano de corpo e alma! Que Caissa o perdoe!

Mas Caissa move certo por diagonais erradas.....e quem sabe um dia o grande Marcelinho, beer-ófilo mais afamado do Catete, será um grande Convergente – quem viver verá!
Nós, pobre de nós, nem Convergentes, nem Fexerjianos, mas um pouco de cada, e muito apaixonado, segue empurrando madeira mundão à fora.....e ao final, quarto lugar atrás do Marcelo Santos....quanta injustiça amada Caissa....como se pode ficar atrás do freguezão Marcelão Santos.....?


UERJ 2010 - muita luta!

Venceu e convenceu o Wagner love Guimarães, atravessando grande forma.
Apaixonado, o ex-baladeiro da baixada agora é só juras de amor à misteriosa noiva.....sucesso rapaz!

Anuncia, o colosso de Anchieta, um grande festival escolar e aberto Convergente para o próximo dia 02 de outubro, no Guadalupe Shopping – não perca; nos veremos por lá com certeza!

Exuberante e esclarecedora (quem foi embora e não compareceu perdeu) a ótima palestra do MI Christian Toth e do professor Roberto Cintra.

Ao final do evento- um verdadeiro happy houer enxadrístico após a encarnecida luta!

"O xadrez e a educação....como as estratégias na partida viva pode ser aplicada a vida!"

Petrossian x Botwinnik, 7ª partida do mundial de 1963 foi o pano de fundo para grande explanaçao!

“o xadrez é uma oportunidade!”

“no xadrez não se admite hipócritas, Lasker –tem que porvar o que diz, tem que demonstrar!

“deve-se pensar o xadrez, não pensar lances....”

“o xadrez, como a filosofia, é para aflitos, não para conformados, consevadores....”

Masca, o grande Mascarenhas, 2974 Convergente, lembrou Dvoretzky “jogar sem pressa” – levar a vida sem pressa!

A vida deve ser uma arte, não um jogo de ganhar/perder!

Não perca as próximas conferencias!

Não morra, caissano, sem prestigiar as palestras MI Toth/prof. Cintra, não morra! Esperamos encontrá-los, quem sabe, em Guadalupe Shopping.

Belo flagrante do Aberto da Uerj 2010!
Parabéns professor Levy, o simpático!


....”Aquellos que quieran progresar y quieran esforzarse deben seguir buscando la verdad, aunque esto les signifique algunas derrotas e su etapa formativa hasta lograr la suficiente experiência....."
( El Ajedrez Práctico, Valerga,Dovitiis y Scarella, Martelli 2003)



LAGOAS À VISTA




Estadual Blitz Fexerj, sábado no fabuloso salão do Tijuca T.C. (o mais bonito do Brasil!) neste sábado dia 11.

(hoje é dia 08....he...he...”em breve” a Fexerj dará todos os detalhes...logo, logo..quiça na véspera! Capricha no dim-dim Baratinha!)



-dias 18 e 19 o afamado Interclubes Carioca! Uma festa no monumental salão de gala do mesmo Tijuca Tenis Clube! O fabuloso IBC está tinindo....nos aguardem!

(a torcida é pra que o grande Reynaldo Veloso, organizador dos bons, mande embora a tal de banda da PM e contrate um ótimo grupo de Dança do Ventre!)

- 17 a 19 de setembro, "IRT Liga de Xadrez São Bernardo do Campo-SP", com R$ 1.500,00 em prêmios - inscrições e demais detalhes no (lrbweb@hotmail.com) - 11-7589-2161 ou 11-4127-9409 (Renato ou Roberto -aquele abraço!)


Goiás! - Aberto do Brasil na terra do afamado Marceley, o Ogro da Planilha – vamos que vamos!

http://www.clubedexadrez.com.br/artigo.asp?doc=8192




FALANDO SÉRIO!


Andrey, esquerda, ao lado do grande Mike Nelson, Araruama 2010


Andrey Neves
O Colosso de Manaus!



Natural, idade
Manaus, 41 anos
Formação
Filosofia, trabalho com xadrez
Nos indique um livro.
Xadrez Básico, D’agostini
Um jogador
Alekhine!
Comida predileta
Maniçoba, uma maravilha do Pará
Bebida?
Líber, uma cerveja sem álcool
Um grande torneio.
Mundial jovens sub 26, 1991
Clube do coração?
Flamengo
Como vê o xadrez no Brasil?
Houve uma evolução no xadrez brasileiro, de forma que é um esporte hoje mais reconhecido, valorizado, ainda que muito pouco praticado.




Se me perder, buscar-me nos torneios ou em meus devaneios!


Joca
Rancho Novo, 08.09.2010
O Tricolor vai surrar os urubus hoje.....!

2 comentários:

  1. Mestre, hj vc estava inspirado, me diverti muito com seus comentários.
    Abraços
    Arruda

    ResponderExcluir
  2. Mestre Arrudinha,

    He...he...ta fazendo falta Arrudinha...aparece nos torneios (vai perder rating não...).
    Amanhã tem blitz no Tijuca...dá revanche pro Joca!

    sucesso rapaz!

    Joca

    ResponderExcluir