segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Fóz; Ciudad del Este; Resende; Três Rios; Londrina e a árvore dos desejos....






Amados, malamados, amantes e torcedores de todos os quadrantes....guenta esta urubuzada agora....Paulinho Goulart; Dudu Maia; Beto Masca; Wagner “baladeiro” Peixoto; Santa Cruz (campeão em Resende) e tantos outros: parabéns!
Tudo bem que o Grêmio veio com time reserva .......tava ficando chato só o glorioso Tricolor do Morumbi vencer todo ano....um pouco de alegria à sofrida urubuzada; mas quando começar a Libertadores, vocês verão quem tem 2600 FIDE, há verão....!
( sem dizer que das 16h00 às 18h00 de ontem o Rio acusou o menor índice de criminalidade em décadas....)

Voltando de longa estrada, estivemos novamente na querida Foz do Iguaçu e seus encantos; do querido anfitrião Rafa Duje.

Aconteceu a “Copa Mercosul de Xadrez Escolar”, no ótimo SESC local. (aliás, todo SESC é ótimo!). Dirigido pelo dinâmico professor Pedro Caetano, um torneio escolar por categorias, com jogadores da Argentina, Paraguay e Brasil. E ante a presença de professores e visitantes, organizou-se uma categoria geral, onde o velho e bom Joca levou o bonito troféu, superando a classe do maestro José Ferloni, do Paraguay...(enrolei o bichinho, perdido, perdido....)

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjmi-gKHinfS5zF42RweUn1uLud8L6GBbaon4f4RKY743pmktmbsDlA7UaeRhpHk5Q45XIor1E5wCvNEyZhhnHhFf0lpwtdPGjVlFV7Q9z6nhsP3PzckMdsCGHXDQA74fxFF44_xvabiXY/s1600/RESULTADO+FINAL+COPA+MAERCOSUL+ABSOLUTO+e+ABERTO.jpg

A carioca Alicinha Baruch levou no feminino e desponta como promessa entra as princesas – boa sorte menina!

Destaque especial ao título no “sub 12” do mineirinho Caíque Rêda; torcedor do Galo (abraço Crisolon!), é aquela figurinha que, surrando o Denrick Cabral (por onde anda você rapaz?) num aberto do Brasil, saía com aquele passinho à M. Jackson......he...he

Fato curioso no torneio era a quantidade de árbitros, todos uniformizados à rigor....tinha mais árbitro do que participantes em algumas categorias.
(se você é árbitro desempregado, procure a Fexpar!)
Mas com relação à árbitros, retornaremos ao assunto...

Mas xadrez, cerveja e 45º à sombra teve mesmo, e como teve, foi na quinta de don Luiz Patriarca, na visinha Ciudad del Este....
A lagoa esteve animadíssima: - Patriarca; Rafa Duje; Papo Recalde; Carlito Gamarra; Carlito Sosa; Julio Orrego....
Mas, ausência muito sentida,  do simpático Jorge Britez....O figuraça, vegetariano e indu após perigrinação à terra do Anand, foi atacado por perros quando fazia cooper no lago local.
Vivendo e aprendendo: - perros não gostam de capivaras!
E como fazia calor moçada...cheguei a ter saudades de Nova Iguaçu, ou Bangu ao meio-dia....a sorte era a geladíssima cerveza Patagônia, leve e saborosa. Esta, nem o Marcelinho beer-ófilo conhecia – deliciosa!
Outra ausência sentida foi o bom carioca viajante, Juvenal Batista. Mas o metido estava Europa à fora; mas duvido que tenha tomado aquela Patagônia; abraços rapaz!
Destaque especial à visita a don Julio Ingolotti, flamante dirigente do xadrez paraguayo, responsável pela grande destaque que o ajedrez local goza no momento, com os GMs Franco e Bachmann e o quase lá, José Cubitas - sorte rapaz.
Parabéns ao novo MI, o simpático Ricardo Kropff (mas me aguarda para la revancha....)

http://www.feparaj.org.py/index.php

Reiteramos o já festejado anúncio de um grande "Festival Asunción 2010", de 20 a 29 de maio, com vários torneios, desde nomas de GMs; IRTs a, claro, abiertos à pataiada, programem-se!

Ciudad del Este continua com a "farra" de sempre...comprinhas; moto táxi pra todo lado; o “drible” nos federais da aduana; as “Chipas” – querido professor Tarcísio, o Tarchess, comi duas em sua homenagem....!

E claro, às belas paraguayas....
(não morra, caro amigo, sem conhecer as paraguayas!)

Destaques para as lojas “La Petisquera” (bebidas, variedades); Excell (informática); Chell-Motion (celulares); Monalisa (departamentos, luxo!)...

Por falar em Mona, beijos meu amor!

E claro, não podíamos perder na oportunidade de rever Puerto Iguazu, simpática cidade da chamada “Tríplice Fronteira”.....

http://www.trivago.com.br/puerto-iguaz%C3%BA-103246/fotos/x240

Com o sempre cicerone Rafa Duje (pra compensar as surras que me deu....) fomos ao “Parrilla Pizza Collor”, no coração da cidade, saborear um “calzone quatro quesos” –belíssimo!

Não deixe de visitar um original recanto turístico do lugar, onde se avistam o encontro dos rios Iguaçu e Paraná e os marcos das três fronteiras. Curioso é uma frondosa “árvore dos desejos”, onde a torcedora Alicinha pediu fervorosamente que seu Fluminense (abraço Célio e Carvalhinho!) não visitasse a segundona....(deu certo!).
Milagres eu não sei se ela faz, mas não custou nada pedir um "Aberto do Brasil Cidade Maravilhosa 2010"....vamos ver!

Estrada de volta....e põe estrada nisso.....chegamos novamente à São Sebastião do Rio de Janeiro.....

Regional de Resende”, a Resende do mestre Xico Schwab, quase divisa com Sampa (tá explicada a pujança!) gentleman e forte adversário que quase acertou o Joca....quase.
Prestigiem o blog de Resende:

http://www.xadrezresende.blogspot.com/

O torneio não teve duas dezenas de jogadores; a cariocada, folgada como sempre, não prestigiou o bom torneio que teve o retorno do Santa Cruz, enfim jogando e ganhando. O bichinho, como nadador, é ótimo enxadrista: - apareceu todo esfolado, fruto confesso, de uma onda que jogou o figurça nos arrecifes do Leme...
Vice o sempre constante Vinícius Vilella, antecipado vencedor do circuito Fexerj; o bichinho escapou do Joca....aguardem a partida.

E não é que o bieer-ófilo da Devassa e árbitro Marcelo Einhorn, figuraça, garfou o terceiro lugar.... Desmente,  o singelo rapaz,  a sábia máxima que “árbitro é enxadrista que não deu certo”....he...he!

Abraços ao Cacá Calleros; Márius; Bento; Carvalhinho; Ochelli; Einhorn; Telles (por onde andas rapaz?); Mau-Mau....

E o que dizer de quem perde pra árbitro.....? Deixa pra lá, a vida é dura moçada e no fim de semana em Três Rios o Joca voltará firme...!
Sobre a dura derrota, martírio da capivarada unida, vejam excelente artido do amigo Marcel, na Chess Base:

http://www.chessbase.com/espanola/newsdetail2.asp?id=7807

E visitem seu blog, espetáculo!

http://ecinco.blogspot.com/2009/10/con-ray-y-gary-despues-del-panamericano_25.html

Oportuna homenagem durante o evento ao Sr. Carlos Serrão, benemérito do xadrez carioca – somamo-nos aos cumprimentos!
Saudações especiais ao bom anfitrião Rafael Kleber e sua amável família - até breve!

E o "brasileirão" pega fogo lá na querida Americana. Parabéns aos organizadores (abraço Horácio!) pelo belo espetáculo, com “aquário” e tudo- show!

Krikor figuraça, capricha ai rapaz!

http://www.fpx.com.br/2009/bra2009/emparceiramento.asp

E lá vem ....... “Lagoas Natalinas”!

- Três Rios-RJ - cariocada, nada de fugir.....

http://clubedexadreztresrios.blogspot.com/2009/11/ii-open-de-xadrez-de-tres-rios.html

- Curilinda, sempre o Clube de Xadrez Curitiba –abraço Acyr, Léo,Valente, Marcelo, Mestre Márcio, Calleros....

http://www.cxc.org.br/arquivos/jabur2009.pdf

- Londrina, grande evento, será um grande prazer retornar!

http://www.clubedexadrez.com.br/download/4memorialhercilioermel_09.doc

- Dirk Dagobert e seu Tabuleiro Cultural movimentam Sampa, com bons torneios:

http://www.hiperchess.com.br/

- A gloriosa ALEX, do Kleber ("o gambiteiro de Friburgo") comemora 35 anos com ótimo torneio FIDE, não perca!

http://maiakowsky.blogspot.com/2009/12/465-irt-fide-da-alex-so-restam-2-vagas.html

(que pena coincidir com Londrina....ainda descobrirei uma forma de jogar dois bons torneios ao mesmo tempo...)


"...Deixo-te a minha saudade - a melhor parte de mim.
Certo de que tudo é vão.
Que tudo é menos que o vento, menos que as folhas do chão..."
(Cecília Meireles)



Se me perder, buscá-me nos torneios ou em meus devaneios....


Joca
São Sebastião do Rio de Janeiro, 07.12.09

3 comentários:

  1. Da proxima vez tras a Patagonia pra mim rs....Falando nisto,quem for a Volta Redonda (onde fiquei sab/dom) nao pode deixar de experimentar o Stout da Mistura Classica. E o podium todo rubro-negro,né Joca? Minhas hexa-saudações tb. O Vinicius nao tinha ganho o circuito ainda.Se vc o acerta e eu ao Arthur...

    ResponderExcluir
  2. Joquinha, a tristeza o faz escrever melhor do que de costume! não chora não, ano que vem seremos hepta!
    E em dezembro tem o IRT da gloriosa ALEX, leia em Maiakowsky!
    Dá-lhe, dá-lhe ôoo, Mengão do meu coração!!
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. De fato... depois da derrota do Tricolor do Morumbi em não ter feito a campanha a qual estava certo.O nosso Joca ficou perturbado.
    E se o bom é ser Tricolor no Rio tbm tem um... o das Laranjeiras.. Não é mesmo Celio?
    É sempre adrenlidade... tem altos e baixos a todo instante - que Caissa nos redima!!!
    E que em 2010 ele possa ocupar mais pódiuns
    do que em 2009. E se tiver vaga eu tbm desejo o mesmo pra mim. Abraços Reais a todos os enxadristas (e organizadores)Élcio e Carvalho Parabéns!! que abrilhantaram os Ginásios Poliesportivos e calorentos desse Brasil -efeito-estufa a fora...Salve-se quem puder ir à Campos do Jordão... Bjss de Damas ...

    ResponderExcluir