segunda-feira, 23 de novembro de 2009

“Popular”; Botucatu; Fóz do Iguaçu; Punta del Este e a moça da luva preta.....





pegando estrada.....


                      punta del este -uruguay


Amados, malamados, queridos capivaras de todos os quadrantes,
uni-vos!

Bateram forte no velho Joca lá no “Popular” carioca....e desta vez não teve nem desculpas:
- ar condicionado, boas mesas, excelentes participantes, ótimas condições no bom AABB Tijucano (grande abraço ao Paulo Fonseca; aguardamos AABB Niterói....!).

O “roque pequeno” logo de cara (0 e 0 nas duas primeiras) prenunciaram um fim de semana nada fácil....

Mas, lá no futebol,  como “praga de urubu não pega em cavalo gordo”, o grande Tricolor venceu por 2 a 0 e segue rumo a sua sina – novamente campeão!
Paulinho Goulart; Dudu Maia e Fred Masca, urubuzada querida, aquele abraço e parabéns pelo vice-campeonato (isso se o Inter do bom Gattass não chegar....)

Como já disse antes, a amada cariocada divide a pataiada em “classes”, A, B e C, conforme rating e anualmente promove o chamado “Popular”,com torneios distintos para cada “classe”.

Na principal, eis que veio, viu e venceu o “papa torneios”  MI Carlito “el loco” Martinez. Apesar de quase beiranto a “6ª. horizontal”, o bichinho segue firme e dominou de ponta a ponta; é disparado o recordista de primeiros lugares no Brasil.
Curiosamente, é pai da talentosa musa de Campinas, a Janine Martinez, campeoníssima universitária, dentre outros títulos.
 Sabendo disso, caros leitores, me respondam : -  "como é possível nascer uma rosa num pé de jaca”...?
Só Caissa é capaz de explicar....
Outra questão inquietante....como dividir xadrez e coração sem diminuir a força de jogo?  Muita gente forte já passou por esse dilema...sorte de nós, capivaras e abandonados que não temos este problema...
 Pedro “e5” Paiva, o "surfista da Tijuca",  também não esteve bem...com aquele calorão de 40º o bichinho devia é estar pensando na praia da Macumba, ou em Grumari....

http://www.eujafui.com.br/7000466-rio-de-janeiro/8940-praia-de-grumari-rj/fotos/

(não morra querido capivara sem conhecer Grumari!)

Destaque para o vice do constante Vinícius “tódinho” Vilela, muito forte (em todos os sentidos )– sucesso rapaz! Protagonista do único incidente mais caloroso, vimos seu "relógio batizado" dar problema....pro lado do adversário, claro. Mas, veritas vincit,  mestre Teixerinha já estava perdido.

http://www.fexerj.com.br/novo/index.html

Bem, apanhamos sim, mas tínhamos que acertar alguém....“surraça” no gente fina do Tadeuzinho Santos e sua francezinha (como é bom ganhar da francesa!). E fiquem sabendo que na hora do almoço comi, também, metade de seu “pexinho com legumes” num bom restaurante da  praça Afonso Pena.....grato rapaz!

Joaquim Deus F. - Tadeu Santos [C11]
Popular RJ "A", 15.11.2009


1.e4 e6 2.d4 d5 3.Nc3 Nf6 4.e5 Nfd7 5.h4 c5 6.Nf3 Nc6 7.Bb5 cxd4 8.Nxd4 Ncxe5 9.Qe2 a6 10.Qxe5 axb5 11.Qe2 b4 12.Nxd5 Bc5 13.Bg5 Nf6 14.Qb5+ Bd7 15.Qxc5 exd5 16.0–0 Be6 17.Nb5 Qa5 18.Bxf6 gxf6 19.Rfe1 Kd7 20.Rad1 Rhc8 21.Qd6+ Ke8 22.Rxe6+ fxe6 23.Qxe6+ Kf8 24.Qxf6+ Kg8 25.Rxd5 1–0

Nas outras “classes”, destaque como sempre à garra do professor Tarcísio Dantas (figuraça 2600) e o belo torneio do Marcos Diaz, eles prometem!

Uma questão algo machista veio à baila durante a peleja....
Um boa praça, classe B, premiado e tudo, tem rating menor que o da namorada....he...he
Preconceitos à parte, diz-se que o bichinho chega em casa e é questionado:
-“...por que você jogou Cd6?? e não ... Bd6!!....
-”por que debilitou o roque com h3?? sem motivo?”.....duro esta vida rapaz.....sem contar que a bela amada é a inigmática “Moça da Luva Preta”....
A simpatia joga (e como joga!) com aquela luva tipo roqueira, um charme só!
Que Caissa suba os  pombinhos  ao altar e que ele suba de rating antes disso....torceremos!
'A exemplo do Santa Cruz de outróra, o rapaz, além de tudo,  joga com um mascote ao lado do tabuleiro (coisa de carioca....) batizado de "Letãozinho". Vem de Letônia, a terra do Tahl; uma homenagem ao "Mago de Riga".
Parafraseando o Jacóia em seu  estado mais animado: - "como tem lôco Joca....!"

O “happy hour” com muita cervejinha no vizinho, “Joaquim & Terezinha”, teve o anfritrião-espectador João Eudes, numa vistosa camisa havaina vermelha, dentre figuraças ilustres, destacando-se Marcelinho Einhor; Alicinha Baruch; José Almir; José Cháuca e até um descontraido presidente Baratinha...figuraças!
Lá, misto de restaurante-buteco, tem um sanduba chamado “fritada no pão”...uma espécie de homelete no francês, coisa de carioca...
Ah! por falar em "coisa de carioca", caro Dudu Maia, vocês acreditam que na rodoviária do Rio, Novo Rio, existe uma tal de "Taxa de Acompanhante"....!
Antes de vocês pensarem outra coisa, esclareço que é uma taxa cobrada, (com guarita, cobradora e tudo), para quem quiser acompanhar,  até a plataforma, alguém que vá embarcar.
Isso mesmo, se você quiser dar o último beijo na sua amada, ou despachar, por exemplo, a  "querida"sogrinha maravilhosa, terá que se despedir bem longe.  Mas, problema resolvido, se o carinho for muito grande, por 2 pilas de "taxa de embarque", poderá acompanhá-la até o iminente embarque!
Ah! Ele esteve lá sim, o nadador Santa Cruz não jogou e nem árbitrou de novo....que Caissa salve o pobre garoto..ainda há esperança.
Marcelo "matador" Santos apanhou tanto que nem apareceu no domingo....dias melhores virão rapaz! Mas digno de nota foi o "fair play" do Matador: - o celular do Cháuca tocou durante a partida e ele não reclamou o ponto, mandou o bichinho desligar e jogar xadrez....jogou e lhe ganhou! Parabéns Marcelinho!
E por falar no simpatia do Cháuca, a peruzada tá "bombando", principalmente nas categorias menores. Vejam ótimo artigo sobre o xadrez na terra do físico Cháuca (e grande abraço ao matemático Aldo!):

http://www.chessbase.com/espanola/newsdetail2.asp?id=7770

Após breve e prazerosa passagem por Nova Iguaçu, do nosso glorioso IBC ( Alexandre Campos; Josimar ; Célio; Mike...fugiram do "Popular" por que?)  apezar dos 40 º à sombra, pegamos a Dutra rumo ao paraiso de Campos do Jordão, com seus 15º a noite e os “pings” na Pousada Constellation, chique!
(já com saudades do Jorginho Vanetti; Eduardo “le Capivari”; Luciano....aquele abraço!)

http://www.constellationlodge.com.br/

Outra grande dica, é ficar no Campos do Jordão Hostel e conhecer a simpática equipe de d.Minda: - aconchego, ótimo atendimento a bons preços - imperdível!

http://www.camposdojordaohostel.com.br/index.htm

Na volta, a sempre visita à barbearia do hospitaleiro Flávio Fernandes, na Taubaté do Mequinho, agora em novo e melhor endereço, para....jogar uns bons blitz com o Hércules, Luciano Lima, Luiz Tiago...grato pelo carinho e até breve!

E já em Sampa, fomos lá na bela Alphaville enfrentar a pataiada num bom IRT, nas lindas dependências do Tenis Clube.  Começou no dia 19, coincidentemente, “dia do enxadrísta”, uma reverência ao genial Capablanca, que nasceu em 19.11.1888.

Organizado pelo bom são-paulino Salama, teve a liderança do velho Joca até a última rodada.....(más linguas disseram que esta foi a razão do temporal que caiu no fim de semana!).

Mas por falar em Salama, lembrei-me de que a mineirada chama mortadela de salame?! E por falar em mineirada....velho Crisolon, o que foi que aconteceu com seu “galinho”....? Ouvi um coro estranho neste domingo, vindo lá do Mineirão....
O Joca foi líder sim, até que foi atropelado pelo japonês....e japonês vegetariano ainda...vida dura!
Ganhou no desempate o talentoso Luiz Abdalla. Saibam que a preocupação principal do figuraça, no dia anterior, e na companhia de outra fera, o Allan Hurba, não era preparar a partida para a rodada seguinte....mas encontrar um cinema pra assistir um certo “Lua Nova” (um besteirol com vampiro e tudo!)....
Que Caissa os perdoe!
A melhor partida do Joca foi contra o simpático Alan Maranhão ( “la revancha” fica pra próxima, rapaz....) He...he...como disse, é muito bom ganhar da francesa....


Joaquim Deus F. - Alan Maranhão Reis [C00]
IRT-Alphaville, 22.11.2009


1.e4 e6 2.Qe2 b6 3.g3 Bb7 4.Bg2 g6 5.d3 Bg7 6.Nc3 Ne7 7.Be3 Nbc6 8.0–0–0 d6 9.d4 e5 10.dxe5 Nxe5 11.f4 Nd7 12.Bd4 0–0 13.Bxg7 Kxg7 14.g4 Qe8 15.h4 b5 16.Qxb5 Rb8 17.Qd3 Nc5 18.Qd4+ Kg8 19.h5 Nc6 20.Qf2 Na5 21.hxg6 fxg6 22.e5 Bxg2 23.Qxg2 Rxf4 24.Nge2 Qxe5 25.Nxf4 Qxf4+ 26.Qd2 Qxg4 27.Nd5 Qa4 28.Qh6 1–0

Alguém aí já ganhou de "criador de avestruz"? Pois é, o velho Joca surrou o querido Gigio Costa....bons negócios rapaz e espero que o preço da iguaria suba mais que o preço da Capivara....(sem trocadilhos, claro!).
Boas vindas aos visitantes ilustres, os sulistas Jurandir Chuchene; Jonel Yurk e Hermes Kaminski - fizeram bonito e voltem sempre!
O figuraça do Kaminski contou boas histórias de sua, nossa, Guarapuava querida, onde já desfilou um grande apreciador de bananas....um certo Kramnik.....voltaremos ao assunto!

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLcAMz0AmpWZj4CQhlE_Nrg1_3VRHpctFlE9971JqWDI1H20j8T0nLxhRSBcDIt99oXkwSIPztqmJosJ5q0LnwVtkz5QzM9tWjVcFfZUlwI_KR2t1Xzl4khon-XotzfbJcdjWNNQ6Kh3A/s1600/class.jpg

Destaque especial para a ótima colocação da talentosa  Isabelle Tamarozi, sub 10, que deixou muito marmanjo pra trás (e é outro caso raro de "flor nascida de um pé de jaca"). Esta princesa promete!
Isa, muito brilho no Pan de Mendes.

http://cxmendes.blogspot.com/2009/11/vi-festival-sul-americano-de-xadrez-da_22.html

"Lagoas de fim de ano": - a temporada termina animadíssima....

Domingo próximo, o bom figuraça Jacóia  promove mais uma etapa do Circuito 21´, na querida Botucatu do pescador Sr.Estevam (abraço meu velho e logo-logo estaremos "pescando" no Rio Bonito...)

http://www.fpx.com.br/2009/21/botucatu/8.html

(eu imagino o estrago que os dois fariam  lá no Devassa......
http://www.devassa.com.br/ )

Sábado e domingo, lá vem mais estrada...o velho Joca volta à Fóz do Iguaçu pro torneio do professor Pedro Caetano:

http://www.xadrezfoz.blogspot.com/

Dali é só atravessar a ponte ao querido Paraguay:  - Britez; Gamarra; Recalde; Orego; don Patriarca; don Ingolotti; don Rafa Duje – será um grande prazer revê-los, preparem os “pings” e “las Quilmes” para gelar....

A boa novidade é um “Abierto” no celeste Uruguay, paraiso de Punta del Este:-

http://nau64.blogspot.com/2009/11/torneo-abierto-de-ajedrez-en-punta-del.html

Nos vemos por lá!

Algumas lagoas previstas em dezembro....como um bom “Regional” no Rio maravilha, dias 05 e 06 em local a ser confirmado  (torcemos por Armação dos Búzios!) e dias 19 e 20, grande evento na lindíssima Londrina (poeta, aguarda o Joca!): -

http://www.fexpar.esp.br/

E o Clube de Xadrez de Curitiba, do dinâmico figuraça Acyr Calçado, dentre várias atrações (um grande exemplo a vários clubes moribundos!) trás bom torneio, o II Torneio Aberto "Prefeito José Jabur", no dia 19 - prestigie!

http://www.cxc.org.br/

(Léo; mestre Mário; princesa Priscila; Fausrtinho; Disqueonze; rei Chemim; Bolívar;Marcelo "tosse comprida"; Valente; Acyr....saudades de vocês e até breve!)

E nossa torcida para os brasucas, Milos, Leitão e Fier que brigam lá na Sibéria:

http://chessbase.com/newsdetail.asp?newsid=5933


Rehenes somos,
los yo
que hay en mí
los que son,
los que van a ser.


Y lo que es
más grave aún,
los que nunca
van a ser,
pero que tendrían que ser.


Tu,
yo,
nosotros,
los que penetramos el tiempo,
y rasgamos la vida.
(Sofía Vivo)


Se me perder, buscá-me nos torneios ou em meus devaneios....



Joca
Sampa, 23.11.09

3 comentários: