sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Brasília; Araruama; Botucatu; a Linguiça da Bete; Paraguay 2010 e a surra na Pça Sete....











Amados, amantes, malamados de todos os tabuleiors, o velho Joca rodou e apanhou muito nos últimos bons dias...

Enfim, já era tempo de conhecer a bela e inquieta Brasília....

Mas antes, claro, uma esticadinha até Belô (quem resiste a Belô?) à Santa Teresa do Cris e Raí – sempre um grande prazer! A cervejinha no bar do Foca, churrasquinho e angu com oroponóbilis....eles sempre tratam bem o Joca, não sabem que com isso, ele sempre retornará...nunca tratem muito bem o Joca...

E retornamos também à linda e lacustre Sete Lagoas do querido Ruizinho Furst, o causídico e colecionador de quadrinhos antigos ; nas horas vagas, enxadrista diletante, fã de Morphy (quem não é?) e 1. f4!! – figuraça!

Junto com o colosso de Curvelo, o Alisson Pinto, pegamos estrada rumo à terra do poder....quase 700 Km.....vamos que vamos...

A saga à Brasília saiu as 4 da matina da Fazenda Monte Verde rumo à terra do Lúcio Costa e Niemeyer (e outros não tão ilustres...). Vocês sabem o que mineiro toma de “desayuno”?  Arroz com carne moída e tropeiro.....é mole?

Vocês sabem o que é “Minhocuçu”? Muita gente ganha a vida vendendo, à beira da estrada na região de Paraopeba, uma espécie de minhocão, muito apreciada por pescadores e outros "loloteiros"....
Conhecem a deliciosa “Mangaba”? Já comeram “Pequi com arroz e frango” –  uma delícia sô!

E a tal da “Cagaita”? Exótica, só não vá comer no sol escaldante ou saberá por que a bichinha tem aquele nome....

“Experimente a linguiça da Bete”...
dizia chamativo letreiro, estrada à frente...

Diz-se que há tempos um fazendeiro zeloso quis iniciar seu herdeiro na vida; mandou o rapaz para conhecer uma “casa de moças”...O bichinho gostou tanto que nunca mais saiu, mas a variante foi outra e, para desespero do fazendeiro, tornou-se “Bete, a rainha da lingüiça”....não morra sem experimenta a lunguiça da Bete!

E chegamos: -Brasília de J.K., espaçosa, céu esplendoroso, conjuntos residenciais de 4 a 5 andares, muito verde.....o Parque da Cidade é gigantesco e muito bem cuidado, foi palco das corridinhas matinais do velho Joca.

O hospitaleiro e baladeiro gente finíssima,  Dani Furst já deixa saudades – abraço rapaz!
Não deixe de conhecer o Píer 21 e passar pela ponte JK, eleita a mais bonita do mundo.

O torneio aconteceu no mejestoso Hotel Nacional, pertinho da Explanada dos Ministérios; muito bem organizada, o anfitrião Guevara está de parabéns. Arbitrada pelo 2600 Antonio Bento, figuraça que a cada rodada (toda rodada!) faz paternais recomendações, desde desligar o celular; variações de rating; silêncio; não cometar partidas depois de terminada (falta gravíssima!); dormir cedo; cuidado ao atravessar a rua....um esmero!

Figuraças?? ....he...he, claro!
Destacavam-se o "lutador de Karate" o o “véio” irriquieto.

O Karateca (shotokan) é também colecionador de relógios de xadrez e de cintos vistosos, tipo cowboy, com aquelas fivelonas bregas. ...”tenho uma banhada a ouro, vinda do Texas” dizia o orgulhoso figuraça – aquele abraço!

E o “véio irriquieto”...passando das 6 dezenas, o bichinho não parava quieto, fala com um, com outro...pergunta deste CD, do outro DVD, do livrinho..... (comprar que é bom....), fofoca de um, fofoca de outro....jogador de xadrez,  é ótimo tenista – vida longa figuraça!

E o mineirinho chorão...apanhou o coitado, por culpa do relógio digital; de ter dobrado côr; da noite mau dormida; do cançaso da viagem....tempos melhores virão rapaz...estuda firme e sempre adquira os ótimos CDs do Joca...

O velho Joca fez um bom torneio, segurando dois bons empates contra as feras Adriano Valle, ídolo local, várias vezes campeão da cidade e o velho e bom Baeta. Carioca da velha guarda, retornando aos palcos quadriculados com muita energia e um estilo matador à Fier....foi um prazer e nos vemos mestre!

Só caímos diante da lenda local, o Lincoln Lucena, figuraça que quase levou a presidência da FIDE e tinha o então apoio do Ogro, de Baku, Kasparov.
Atraia a audiência da urubuzada o prodígio russo-brasiliense, o Vitinho Shumyatsky -joga muito o compenetrado garoto.
No final, deu a lógica e o no.1, o hermano Horácio Saldaño, filho do “pantera tucumaño”, levou o caneco com autoridade, ambolsando mil pratas – parabéns figuraça!

http://www.fbx.org.br/arquivos/aberto_2009_sindilegis/resultado_final.htm


Hum....! Mas, cuecada querida, quem roubou a cena foi uma princesa local...Com 2600 a querida Mayara deslumbrava a babona pataiada....e, detalhe menor, a deusa ainda joga muito....era duro se concentrar quando a beldade passava....
Princesa, jogue sempre, os torneios ficam mais bonitos com sua presença!

Na volta, uma visita à Curvelo, visinha à Cordisburgo, terra do grande Guimarães Rosa....

“Deixo que o inevitável dance, ao meu redor,
a dança das espadas de todos os momentos.
e deveria rir, se me retasse o riso,
das tormentas que poupam as furnas da minha alma,
dos desastres que erraram o alvo do meu corpo...”

E de volta à Belô, fomos visitar e bater na pataiada da Praça Sete....

No coração da cidade, próxima ao “Pirulito” ( como a mineirada chama o obelisco em homenagem a independência), toda a tarde o figuraça do Joãozinho leva seus tabuleiros dobráveis. Literalmente, há dez anos, vive de xadrez....

Enxadristas (na maioria) e damistas começam a aparecer tarde adentro. Sem relógio, vim a descobrir por que,  pois assim a partida fica mais longa e a “contribuição pela recreação” (0,90 a hora) rende mais....

Como disse, fui lá disposto a bater na pataiada....

He...he...um rapaz moreninho e magro, uniforme de office-boy,  me desafia e todo torto, 2.Df3...sem rocar....fez 2 a 0 no pobre e velho Joca....tocou o celular e disse que tinha que ir, mas antes me confortou: - “você joga bem....” vida dura.
Caiu a noite e o Joca se vingou em outros atleticanos – como tem atleticano em Belô. Lembro que  no estádio, quando lá fui com o figuraça do Cris ver meu tricolor apanhar, reparei que,  do nada,  a turba grita “gaaalo”...estoura um rojão e....”gaaalo”; daqui a pouco....."gaaalo"........me lembrei daqueles cultos religiosos onde os fiéis, derrepente, gritam .....“aleluia”....."aleluia"...

Aleluia!  “ o tricoloooor voltou”....o tetra pela frente!

Sabem, lá na Praça Sete, sem saber, o Itaú (abraço a don Sérgio Freitas!) patrocina o xadrez e as damas mineiras sem saber....é que as mesas são dispostas etratégicamente ao lado da agência do banco, usando assim sua iluminação - jeitinho mineiro.
(sem dizer que outras “damas” com o tardar da noite, circundam o cenário....).

E depois da luta, fomos é claro nos deliciar com o jantar no “Café Pallhares” e seu delicioso “Kaol” ("kouve", arroz, ovo,torresminho, tropeiro e lingüiça – não a da Bete, mas igualmente deliciosa.)

http://www.cafepalhares.com.br/

Não morram sem deliciar o Kaol do Palhares...

E o fim de semana promete.....como é bom bater na cariocada....

A saudosa Araruama será palco do “Regional” da Fexerj;  do Marcelinho árbitro e do Marcelo matador...abraço ao Mike figuraça...aguarda o Joca ai!
Até o Santa Cruz atirador das praias cariocas promete ir lá (foi surrado pelo Joca ontem na Serzedelo Correia - abração Marcos, Carlos Guia....)
Romildinho meu filho, não perca, preciso daquele seu pontinho sempre certo.....!

http://www.fexerj.com.br/folder/folder%202009/folder_reg_araruama09.htm

Vizinha à linda Cabo Frio, será um prazer retornar à terra de minha querida e rever os amigos de sempre....torçam pelo Joca!

E não poderia me esquecer da querida Botucatu, onde o bom Jacóia promove mais uma boa etapa no próximo domingo...saudades Jaco; Zé; Maddarena; Sr.Estevam pescador; Marcelo meirinho....nos vemos!

http://www.fpx.com.br/

A boa novidade para 2010 já é anunciada por don Julio Ingolotti, flamante dirigente do querido Paraguay:

- de 20 a 29 de maio, grandioso festival de xadrez em Asunción - programem-se!


..."Prestame tu cuerpo,
dejame que lo adore,
puedo contarte en la sombra, ocultos,
cuál es tu verdadero nombre,
puedo enseñarte los secretos
y mostrarte tu divinidad:
pasajera, sí, pero absoluta...
(Lito Pesolani)


Se me perder, busca-me nos torneios ou em meus devaneios....



Joca
Nova Iguaçu, 40º - “torrando mamona”....
06.11.09

3 comentários:

  1. Meu Mestre, da prazer de ler o seu blog, me delicio, com a irreverencia e o bom humor, aqui nao se fala apenas de números + sim de pessoas e suas peculiaridades falasse tbm de vida e um ''viva a vida''!!!
    HA, ha aguardo ansioso o próximo torneio para nos brindar com os seus devaneios :) rsrs
    Grande abraço do amigo capivara e carioca, Jorge Medeiros.

    ResponderExcluir
  2. Joca, Botucatu anda ficando em segundo plano!!! Parabens pelo Blog e gostei do comentario do office boy!!! hahahahhahaha

    ResponderExcluir
  3. Joca
    Aqui,o "beer-ófilo" nao sera marcelinho árbitro e pra variar jogara o 13 dos 13 regionais ate agora.Nos vemos là!

    ResponderExcluir