quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Madureira; campeão surfista; Paulistão; Abertos; Fóz e a Trajédia do Relógio...



Amados de todos os tabuleiros, de volta do Rio maravilha (oxalá Rio 2016! ) com muita chuva, muita festa, muitos amigos ...e poca plata!


O bonito SESC de Madureira recebeu a pataiada desvairada de sempre neste útlimo domingo, comandado pelos figuraças prof. Celso e arbitrada pelo Élcio, o” bigode de Mendes”.


Seus blogs demonstram e espelham o carinho que dedicam ao jogo-ciência:
http://cxmendes.blogspot.com/


http://xadrezvencedor.blogspot.com/


Entre mais de 100 participantes, o campeão foi o surfista figuraça Pedro Paiva.
O bichinho surfou nos seus 100% - “preciso justo de 150 pratas pra completar o preço de uma prancha”(sic) dizia o campeão antes do início do torneio.


http://br.geocities.com/xadrezemmendes/091108/absoluto.htm


O Joca fez 4,5 com três empates, sendo um deles contra o número 1, o baladeiro da baixada, o figuraça do Wagner Peixoto (2600 de gandaia).
Memorável os Jogos Abertos de São Bernardo do Campo 2007, onde o colosso de Nova Iguaçu caprichava no portunhol e até buques de flores pra conquistar uma campeã argentina.....


Destaque para o vice campeonato do professor Selmo Bastos, grande responsável pelo ótimo departamento de xadrez do Clube Municipal, lá na Tijuca querida.
Disponível para aulas, o clube organiza animados torneios semanais, todas as segundas-feiras. Nesta próxima, já está marcado novo evento.

 http://www.clubmunicipal.com.br/esporte.htm


Ótima cobertura do torneio pelo professor Ricardo França e a bela Andrezza Henriques; acompanhem o bom trabalho nos vídeos:


http://www.jilopress.blogspot.com/search?q=reis


Amigos, não morram sem conhecer o Mercadão de Madureira : -só vendo pra crer....


http://www.mercadaodemadureira.com/index2.php?page=historianovo.php


Mas em matéria de promoções, o querido Clube de Xadrez de Curitiba dá ótimo exemplo de dinamismo, com muitas atrações entre palestras, torneios rápidos, IRTs e até....dança do ventre! Grato ao cineasta-enxadrista Leo Pasqualino pelas informações - guarda o vinho ai rapaz!


Dêem uma olhada nos vídeos e reparem no entusiasmo dos marmanjos, principalmente do presidente Acyr, figuraça!


http://www.youtube.com/watch?v=tIZUh9j9TQ8&feature=channel


Conforme bem noticiou o blog do Clube, neste sábado dia 03, o jornalista Juca Kfouri entrevista o
"Fiernômeno", às 21h30 no ESPN Brasil, confiram!


Amanhã já tem lagoa nova, e que lagoa.... - "Paulistão 2009"


http://www.fpx.com.br/s2009/


A bela Itapetininga do Paulo Forever vai receber a pataiada e as feras já confirmaram, Fier, Leitão e Milos; quem tiver coragem, ainda dá tempo de se inscrever.


Atração à parte deverá ser as  participações e o acerto do match desafio entre o Marceley, “O Ogro da Planilha” e o Francemir, “O Herege do Xadrez”....isso promete!


E por falar em promessa, segue a “Tragédia do Relógio”, onde nosso querido Beto, o nobre, deu xeque-mate no da Mata....e perdeu pelo tempo....
 Com os comentários do Beto...


José Adalberto Nobre – Luis Carlos da Mata


Zonal Paulista, CXSP


1.e4 c5 2.Cc3 e6 3.g3 d5 4.exd5 exd5 5.d3 Cf6 6.Ag2 Ae7 7.Cge2 d4 8.Ce4 Cd5 9.0-0 Cc6 10.Cf4 Cxf4 11.Axf4 0-0 12.Dh5 Cb4 13.h4 Cd5 14.Ag5 f6 15.Ad2 Ae6 16.Tae1 Af7 17.Df5 Te8 18.g4 Dc8 19.Df3 Dd7 20.Cg3 g6 21.h5 Tac8 22.hxg6 hxg6 23.Ah3 Af8 24.Ce4 Ae7 25.Dh1 Ae6 26.f3 f5 27.gxf5 Axf5 28.Axf5 Dxf5 29.Te2 Af6 30.Tg2 Te7 31.Rf2 Th7 32.Th2 Tf7 33.Cxf6+(aqui pensei: ele não pode retomar de cavalo, senão fica em posição de mae) Cxf6??? (levei um susto e perdi a concentração, o Da Mata entrou em variante de mate forçado 33...Dxf6 era o ance correto).
Por incrível que pareça o lance errado dele me tirou o ponto da partida, joguei: 34.Th8+ e para minha desgraça meu pensamento dizia repetidas vezes é posição de mate, e, pior, eu disse xeque-mate. O Da Mata percebeu que não era mate ainda e viu que eu não bati no relógio, eu tinha 1:50 (um minuto e cinquenta segundos).
Ele, com a frieza peculiar aos bons jogadores de xadrez, não estendeu mão e começou a anotar nas planilhas dele. Eu comecei a anotar nas minhas, calmamente, já que havia parado de anotar na cópia no lance 23.
De repente escuto ele falar:
"Seu tempo caiu".
Respondi: "Foi xeque mate".
Ele sorriu e mostrou Rg7, ganhando o ponto. 0-1


Meu querido Beto, você jogou muito e merecia a vitória...que coisa! Mas muitas vitórias virão meu velho e se não vierem, ficamos na festa....vamos pra Itapetininga.


E lá vem os fortíssimo Jogos Abertos, à partir de quarta-feira em Santo André, onde defenderemos as cores da querida Itú, do figuraça Romeu Freitas.


http://www.alojaiscs.com.br/


E a lagoa já está enchendo lá na bela Fóz do Iguaçu....


http://www.fexpar.esp.br/np_2_2009/Eventos/Folder/IRT_Foz_Iguacu_Folder_v3.pdf


Grande oportunidade para rever o querido Paraguay e seus “personajes”- saludos amigos!


E o esperado “Registro 2009” já tem data certa – 15 a 18 próximos; aguardamos os detalhes com o bom Nilton Hirota (rapaz, faça outro Cananéia - voltaremos com certeza).


E lá na histórica Vassouras....aguardamos "Vassouras 2009" professor Sylvio!
Prestigiem o enxadrista Tavinho Assad e suas obras de arte: - belíssimo!

http://www.oassadpinturas.blogspot.com/


 E na “Batalha dos Aflitos” de ontem, nosso tricolor caminha pro tetra....sina tricolor: -sempre campeão! Abração aos tricolores Jacóia e Márius!


E amanhã, toda torcida pro Rio Maravilha – Rio 2016!
 
 
"...Por mim, e por vós, e por mais aquilo
que está onde as outras coisas nunca estão,
deixo o mar bravo e o céu tranqüilo:
quero solidão...."
(Cecília Meireles)




"Se me perder, buscá-me nos torneios ou nos meus devaneios"


Joca
Sampa, 1º/10/09


2 comentários:

  1. Grande Joca,

    Parabéns pela sua perfomace no SESC, aqui no Rio !!!!

    Mendes manda abraços

    ResponderExcluir
  2. ainda ganhei de 4 a zero no ping da campeã argentina, acho que ai perdi a paquera

    ResponderExcluir