sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Aqui estamos, enfim!

Não sei .... mas parece que o tempo não é suficiente, que estamos sempre atrasados:
-comecei e parei com o Kundera (abração carioca Juvenal);
-não estudamos o “Juego Dinamico de Peones", Marovic (muito bom!);
- está na mesa “O Carrasco do Amor”, D.Yalom; “Amores Perfeitos”, Gaiarsa; dentre outros;
E o projeto de “criar juízo e estudar pra concurso”....logo-logo!
Neste último fim de semana, jogamos o bem organizado torneio na chique Alphaville, no belo Tenis Clube local, uma das etapas do 21´da FPX.
Não podemos deixar de destacar as frutas, sucos e “sandubas” que nos brindaram – imitem organizadores de todos os cantos e recantos!
Venceu com autoridade o Marcos Vinícius "Ovelha", cada vez mais forte.
Acabei com míseros 3,5 em 6 rodadas, tendo perdido a última de forma trágica para o ...............
A posição, com algum detalhe falho é –
Brancas – Peões em c4,d5 e f4; torres em g2 e g5; Dama em h4 ;Bispo em g6 e Rei em h1.
Pretas – Peões em h5,b3,d6,h7; Dama em d8;torres em a8 e c7 e Rei em h8.
Aqui, com aproximadamente 4 minutos no relógio, calculei, calculei e joguei o bisonho Be8?? –com a ilusão de sacrificar as torres em g8 e depois xecar em d8 comendo a torre de c7...?! Suicídio em posição ganha.
Após abandonar, o ex-árbitro (agora mais ajuizado) o figurinha carimbada nos abertos, Ed Aoyama me mostrou o Bh7! ganhador...que coisa, velho!
Como disse o Kotov e, mais recentemente, o Leitão em sua excelente apostila sobre cálculo, é necessário calcular sempre os “Lances Candidatos”. Se tivesse considerado a possibilidade de Bh7, teria ganho a partida e premiado no torneio.
O desastroso Be8?? –estava impregnado em análises anteriores e me confundiu naquele momento......Serviu de lição.
Detalhes em: -
http://www.fpx.com.br/2009/21/alpha/Alphaville2009Resultados.htm
No dia seguinte, na histórica e simpática e turística Itu -"o berço da República" nos somamos a duas centenas e meia de loucos, feras, crianças, veteranos, pais, patos e desvairados......gente “pra dedel” que lotou o bom salão da paróquia local para o “Aberto de Itu”, também pelo circuito 21´da FPX.
Visitem Itu!
http://www.itu.com.br/turismo/lista.asp?cod_canal=839
(Saudades Sol!)
Desta vez, teve pizza (literalmente, o torneio acabou em pizza), churrasquinho....uma festa!
Interessante, mas a cidade que tem fama de “tudo grande” sempre teve torneios na altura da tradição.
Lembro-me que há anos o bom amigo Roberto Telles organizava ali os “Opens”, sem premiação em dinheiro e, mesmo assim, reunia centenas de participantes.
Um abraço sumido Telles!
Também recordei com carinho do saudoso amigo Sidney Corrêa Filho ( o esquecido descobridor e primeiro professor da fera André Diamant), que sempre dividia comigo os “pulgueiros” de Itu e outras bandas mais...
Saudades Cidão! (o bichinho, são-paulino dos bons, está com Caíssa, certamente).
Com a sempre competente arbitragem de outro são-paulino gente boa, o agora bancário Márius e ótima organização do, claro, são-paulino Romeu Freitas , vimos um argentino e ainda por cima chamado “Mareco”(é mole!) passear no torneio, vencendo dentre outros, o Krikor e o Leitão na última rodada, em eletrizante partida.
O flamante campeão brasileiro Diamant terminou “colado”, também com 7 em 7 que, com o número de participantes, deveríamos ver os líderes se enfrentarem com mais rodadas: - 9 seria a ideal – fica a sugestão Romeuzito.
Tantas feras juntas (sem falar no Matsuura)? A razão é o “dim-dim” de 4 milhas, a maior do circuito até o momento.
Há tempos que o campeão, o hermano Mareco vem jogando muito (acaba de vencer um ITT em Curitiba) e deve ser o próximo GM platense.
Ele, juntamente com o “paulista” boa praça do Perdomo (vice recentemente na Cidade Maravilhosa, onde o Luizmar brilhou e conquistou norma no CX Guanabara do eficiente e caprichoso Carvalhinho -http://www.cxg.org.br/) e o “campineiro” e simpático Fusco, são figuras carimbadas nos abertos de Sampa.
A força do torneio se mede pela colocação dos “papa torneios rápidos” Ivan Nogueira (13º ) e Carlos Martinez (17º), ambos com 5,5 pontos; sem falar no “modesto” 6º lugar do favorito Fier (certamente, o resultado do torneio seria outro se o “caprichoso sistema suíço” o colocasse à frente dos invictos líderes.)
Razoáveis meus 5 em 7 (uma boa galera terminou com 5 pontos) pela força da concorrência.
Fui enrolado no blitz na penúltima rodada pelo Edson Sampaio (o Scoobidu) num final de torres igualado; ele surpreendeu e terminou num excelente em 8º lugar.
A verdade que se constata, nua e crua, com raras e talentosas exceções, é que o xadrez rápido , em maior escala que o “pensado”, é coisa pra jovens, com muita tática e preparação nas aberturas.
Vamos estudar velho!
O Joca, o velho Joca está cada vez mais velho....mas nos aguardem no próximo; no próximo sábado, torneio da folia, na animada e eficiente Galeria Borba Gato, do grande Melo.
http://www.gxbg.com.br/
Oxalá, até o escriba mais famoso do nosso xadrez apareça.
Um abraço Newton Arruda (e ao Arrudinha também).
Nos vemos por lá!

e.t. – em cartaz “O Leitor”; não perca de forma alguma – excelente, comovente, exuberante!

Moçada, muito juízona folia!


Até o próximo!

Joca
Mogi das Cruzes (que ótima pizza Tamarozi!), 21.02.2009
(passa o carro com a marchinha....." a canoa vai virar...olê, olê, olá...."

2 comentários:

  1. Bom dia, Guru!!!
    Estranhei que entre outros livros não esteja o que lhe dei de presente...rsrsrs...leia amigo...O blog é tua cara, que nada tem de São Paulino...rsrsrs...abração e boa viagem

    ResponderExcluir