quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

"I Open de Fóz do Iguaçu...Festa Caissana com GM Cubitas campeón! Vice Willian furacão Cruz; adeus Catropa e O´toole!; Tim Maia, Antonio Gude; Andrew Palson, Mário Quintana; Lagoas à Vista: Batatais; Conciência do Xadrez; Popular da Cidade Maravilhosa; IRT da Hebraica 2014!...e lá vem Nova Petrópolis!




" I OPEN DE FÓZ DO IGUAÇU"





Aos saudosos,

Djalma Catropa,
Peter O´toole.



"...Eu preciso respirar
O mesmo ar que te rodeia
E na pele quero ter
O mesmo sol
Que te bronzeia
Eu preciso te tocar
E outra vez
Te ver sorrindo
Te encontrar num sonho lindo..."
(Tim Maia)




Amados, o exuberante don Leontxo Garcia, o mais entusiasmado repórter-cronista de xadrez, ao cobrir o recente mundial “Anand-Carlsen”, tocou no importante tema da “divulgação-promoção” do xadrez pelos grande jogadores, pelos campeões mundiais, inclusive.

Há uma responsabilidade implícita que a glória e o sucesso cobram das “estrelas”, seja em qualquer atividade esportiva e social.

Leontxo criticou o ex-campeão mundial Anand, que pouco fez enquanto ostentou o cetro mundial. Com exceção de sua enigmática Índia, onde o xadrez disparou em popularidade pelo sucesso de seu ídolo, a nível mundial, Anand foi uma espécie de “picolé de chuchu”, sem graça, sem gosto...

O xadrez, como o tênis, a Fórmula 1....precisam de figuras, de ídolos como Fischer, Kasparov, Senna...apenas para citar as “lendas”!

Se a nível mundial o cenário parece encorajador com a força e carisma do “Canibal do Gelo” grande Carlsen, a nível Tupiniquin a coisa ta preta...

A lenda viva Mequinho fez o grande povão amante do futebol saber que existia o xadrez. Verdade que não pelos seus esforços, mas pelo carisma de sua genialidade.
Mas hoje, o que fazem nossos principais jogadores para popularizar o xadrez?
Não teriam eles que “aparecer mais” para a mídia e conseqüentemente mostrar mais o xadrez?

Com a solitária excessão do fabuloso GM Leitão, que escreve apostilas fantásticas e até vídeos-aula que já são clássicos, nossos GMs descansam seu talento “em berço explêndido”...

Os torneios estão cada vez mais desprestigiados; nossos dirigentes cada vez mais parecidos com a horrenda e famigerada classe política de “espertinhos” e se nada for feito, como bem lembrou o impressionante empreendedor-visionário Andrew Paulson, o xadrez cada vez mais se equipara às palavras cruzadas, Sodoku...jogo da velha!



GMs e Capivaras de todos os quadrantes, uni-vos!

Mas nem tudo são trevas....
Verdadeiros “Caissanos” com letra maiúscula. Dedica todo seu entusiasmo e promovem verdadeiras “festas”, onde o xadrez e a amizade são celebrados à altura!

“I Open de Fóz do Iguaçu”....

Festa grandiosa!












Que grande privilégio ter estado naquela região mágica da “Triplice Fronteira” onde as tradições de Brasil, Paraguay e Argentina se mesclam numa região privilegiada pela natureza exuberante!
















Conhecido por seus pares como o “Expresso de Asunción”; “O Ogro de Asunción”; GM José Cubas, verdadeiro embaixador do querido Paraguay, o torcedor do Cerro Porteño passeou sua classe no torneio!


Cubitinhas y Cubitas!



Parabéns Cubitas, que seja um grande presságio de grandes êxitos em 2014!
Muitos foram os destaques na prova, mas salta à vista o Vice-campeonato do talentoso jovem William Cruz, fervoroso “furacão atleticano”- a grata e surpreendente surpresa do torneio – parabéns!



Willian Cruz, o furacão de S.José dos Pinhais!

Festa de Fóz do Iguaçu e um grande responsável, um “maestro” que regeu uma atenciosa e competente equipe, professor Pedro Caetano, que nos mínimos detalhes, das toalhinhas nas mesas ao transporte da Capivarada, primou pela eficiência e simpatia ; um Caissano com letra maiúscula!




Que ninguém nos ouça e nem preciso pedir segredo, mas professor Pedro é uma das raríssimas exceções à regra (apócrifa) da FIDE: todo árbitro é chato...hehehe!






E no apagar das luzes Caissa, gloriosa e inclemente, leva mais um Caissano à caixa da eternidade...

Adeus caro Djalma Catrópa! 







LAGOAS À VISTA...
Ao bom Capivara, ótima Lagoa!


“III - Aberto de Batatais - SP”

20 a 22 de dezembro






“Campeonato Popular do Rio de Janeiro”

20 a 22 de dezembro




“I-IRT da Conciência do Xadrez-SP"

20 a 22 de dezembro






”XVII- IRT da Hebraica-SP” 

09 a 12 de janeiro







"Aberto do Brasil Nova Petrópolis -RS"
Blitz e Rápido

18 a 19 janeiro




 "...Qual es el secreto del ajedrez?
Cuál es la misteriosa clave que, como por arte de magia, permite realiza la mejor jugada, es decir, llevar la pieza justa a la casilla precisa, en el momento oportuno?
Para jugar una partida de ajedrez sólo disponemos de nuestras capacidades mentales (inteligencia, imaginación, capacidad de cálculo, capacidad analítica) y de los conocimientos técnicos adquiridos. Dicen que interviene también un misterioso elemento, llamado intuición, que tal vez sea la resultante de todo lo anterior..."
("Escuela de Ajedrez 2", Antonio Gude)

Xadrez Y amigos....

Capivara sofre, sofre mas se diverte!









"Restaurant Gouranga", Ciudad del Este, Paraguay...ajedrez y amigos y comidinhas....



"Se tu me amas,ama-me baixinho...
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres, 
enfim
tem que ser bem devagarinho, Amada, 
que a vida é breve, 
e o amor mais ainda..."
(Mário Quintana)


Se me perder, buscar-me nos torneios ou nos meus devaneios...


Joca,
Sampa, 18.12.2013




"La vida no quiere adeptos,
quiere amantes!"

(Federico G. Llorca)

Nenhum comentário:

Postar um comentário