quinta-feira, 4 de julho de 2013

"Festa Aberto do Brasil de São Bento do Sul"...Matsuura campeão!; saudoso Leonid Stein; Gerd Giebel; Juvenal, o poeta; Juvenal Batista; Rock Balboa; "Eleições diretas CBX"; xadrez nas escolas; Ajedrez contra la pobreza; parabéns professor Sperb!; Curilinda....madeira pra frente: Jogos Regionais; Itajubá; Maringá; Registro; Penha....Natal!



"ABERTO DO BRASIL E CAMPEONATO CATARINENSE DE SÃO BENTO DO SUL"




Ao saudoso
GM Leonid Stein!









"Niguém baterá tão forte quanto a vida.
Porém, não se trata de quão forte pode bater,
se trata de quão forte pode ser atingido
e continuar seguindo em frente.
É assim que a vitória é conquistada."
(Rocky Balboa)


Amados, privilegiados, elegidos e exaltados amados...
Mal-amados, lúgubres, cabisbaixos, sôfregos mas esperançosos mal-amados...
Não desista, não desista! 


Amados, Juvenal, o grande poeta romano talvez nunca tenha imaginado que uma de suas sentenças iria se tornar imprescindível à todas as gerações...


“ Quem vigiará os responsáveis por vigiar?”

Simples,mas contundente!
Em todas as esferas da pobre condição humana e suas imperfeições, principalmente hoje, de conturbados dias políticos, a questão da responsabilidade administrativa e o interessa pelo bem comum ganhou as ruas.
Mas antes de tudo, não nos enganemos: a formação do homem e sua educação moral é refletida no desenvolvimento da sociedade como um todo! 
A filosofia e a cultura é enganada e subvertida pela paixão da grotesca religião e seus asseclas iludidos e na maioria das vezes mal intencionados...
Quem vigiará os nossos dirigentes esportivos?

Salvo brilhantes iniciativas particulares de abnegados Caissanos, “o xadrez oficial” no plano municipal, estadual e federal está num marasmo completo, sem políticas de divulgação, popularização e incentivo aos talentos.

Não se vê intercâmbios de professores, técnicos estrangeiros para incrementar o sempre midiático, mas pouco efetivo “xadrez nas escolas”.
Na maior parte delas, é “xadrez pra inglês ver”!

Acompanhei recentemente em São Paulo um torneio de crianças e jovens, de bons colégios e outros municipais e estaduais...
Triste constatar, mas o nível era sofrível!
Propaganda, marketing...efeito midiático – essa é a realidade na maior parte do “xadrez nas escolas”.

Por isso, fácil constatar nos eventos de jovens no exterior , onde os representantes nacionais, com raríssimas, cada vez mais raríssimas exceções, tomam uma surra de “países potências” como Peru, Venezuela, Colombia, Equador...(apenas para citar os países emergentes do xadrez sul-americano).

Do querido Paraguay, noticia o flamante e combativo "ABC Collor" projeto de "Ajedrez nas Escuelas" - grande aplausos!





Precisamos, distinto e saudoso Juvenal, “vigiar os responsáveis por vigiar” – melhores dias virão com certeza e desde já levantemos a bandeira de “Eleições diretas para dirigentes Estaduais e da C.B.X.”, onde cada enxadrista cadastrado tivesse direito de voto! 
E nada da esperteza do malfadado “voto por procuração” – oxalá!

(E por falar em distinto Juvenal....nossas efusivas saudações ao querido Juvenal Batista, o Colosso carioca do Recreio, gentleman caissano – saudades do Juva!)

Juvenal, Joca, Cháuca e os profetas do Aleijadinho
(Congonhas do Campo-MG)

“Festa do Aberto do Brasil – Campeonato Catarinense de São Bento do Sul” – show!
Privilegiado o tal do Joca, privilegiado!





Uma centena e meia de animados Caissanos no fim de semana gelado da bela São Bento do Sul e sua colônia de alemães, polacos, italianos e outros povos que construíram a bela e progressista região.





Não é coincidência, mas um terço dos participantes eram crianças e jovens de ótimo nível técnico, espelhando o trabalho sério – uma tradição de Santa Catarina e de São Bento!

Menção especial ao saudoso enxadrista-problemista Gerd Giebel, sem dúvida o grande responsável pelo xadrez de São Bento – que Caissa o tenha na sua glória!








São Banto do Sul....jovens, muitos jovens, algumas feras, a amada Turba Capivaril de sempre e um grande campeão – GM Everaldo Matsuura honrou o favoritismo e o carismático Colosso de Maringá fez jus ao telento que Caissa lhe deu e levou o caneco –parabéns!




Destaque como é praxe nos eventos em que participa, o mineirinho Evandro Barbosa foi co-campeão e certamente será nosso novo GM – sucesso!

Numa realidade de péssimos dirigentes, é preciso exaltar a ótima visão dos dirigentes catarinenses, pois a prova foi também um classificatório ao Campeonato Estadual, um evento "aberto e democrático", ao contrário de recente Federação que fechou suas portas e vive de desprestigiados "eventos uma dúzia de jogadores"  - um retrocesso;  verdadeira desinteligência que com certeza, e com todo respeito, fez o grande e finado Juvenal, o poeta, "revirar-se no túmulo"...

Destaque para a arbitragem do Papa da modalidade no Brasil, grande Carlão Calleros e a competência e discrição de sempre – um Colosso!

Palco sagrado do CX Curitiba
(sarrafadas do ótimo Carlão Calleros!)

Mas destaque mesmo, cuecada de plantão, foram as adoráveis princesas que são as constantes nos torneios de Santa e Bela Catariana!

Enfim, eu sempre digo e tem gente que não acredita; Caissa exista, ah! existe....
(a maioria dos flagrantes pelo talentoso Gerson Batista!)

 


Parabéns ao competente e carismático professor Eduardo Sperb, grande responsável pelo xadrez escolar em São Bento e portentoso organizador - belíssimo!




Amados,  vigiai os responsáveis por vigiar e sempre o mantra sagrado:
"Fé em Caissa e Peão pra frente....

Lá vem os Jogos Regionais; Itajubá; Maringá; Registro; Penha....Natal!

E antes da saideira, uma visita "en passant" por Curilinda e o inigualável Clube de Xadrez de Curitiba....um grande prazer! 





Grande anfitrião!
Presidente Murilão, o amigão!


Xadrez e amigos...siempre!







O bom e velho...(agora mais velho) Joca,
grato pelas mensagens!




Se me perder, buscar-me nos torneios ou nos meus devaneios....



Joca
04.07.2013

"La vida no quiere adeptos,
quiere amantes!"

(Federico G.Lorca)

Nenhum comentário:

Postar um comentário